FC Porto avalia escolha de Veríssimo para apitar o clássico como "prejudicial". Nomeação está pensada há semanas

Dragões relembram que fizeram participação disciplinar contra o árbitro e que o caso da TV no jogo com o Sp. Braga ainda não está decidido.

14 de janeiro de 2026 às 01:30
Fábio Veríssimo arbitrou FC Porto-Sp.Braga
Partilhar

"A decisão do Conselho de Arbitragem (CA)" de nomear Fábio Veríssimo para o clássico da Taça "é, do ponto de vista objetivo, absolutamente incompreensível e suscetível de afetar negativamente a imagem e a credibilidade do futebol português, além de se revelar prejudicial para o próprio árbitro envolvido". Quem o defende é o FC Porto.

Em mais um comunicado arrasador, o clube portista recorda que "se encontra pendente no Tribunal Arbitral do Desporto um recurso que tem por objeto circunstâncias relatadas pelo árbitro em causa, relativas ao encontro entre o FC Porto e o Sp. Braga". Em causa a queixa feita por Veríssimo de que, ao intervalo e após o jogo, foram transmitidas no seu balneário lances com decisões em que o FC Porto se considera lesado pelo árbitro, sem que este pudesse mudar de canal ou desligar a televisão.

Pub

Conselho de Arbitragem tinha a escolha preparada há semanas, mas só a comunicou mais tarde para mitigar ruído

"É igualmente público que o FC Porto apresentou uma participação disciplinar contra o mesmo árbitro, relacionada com acontecimentos verificados na partida entre o Arouca e o FC Porto, realizada a 29 de setembro de 2025, cujo desfecho ainda não é conhecido", acrescentam os dragões. E concluem que o CA e o seu presidente, Luciano Gonçalves, "deixaram de reunir as condições necessárias para continuarem a exercer funções", depois de uma "sucessão de decisões" que "têm contribuído para a progressiva erosão da confiança no setor da arbitragem e para a descredibilização do futebol português".

A nomeação de Veríssimo só foi revelada esta terça-feira, mas o CM sabe que está pensada há semanas, no âmbito do planeamento das escolhas que foram feitas, também, para a final four da Taça da Liga. O CA optou por divulgar a nomeação mais tarde do que o habitual precisamente devido ao ruído que antecipava que a mesma ia causar.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar