João Afonso: Voo para o Dragão
Guarda-redes de 19 anos é o primeiro reforço do FC Porto para a nova época. É admirador de Diogo Costa e não esconde as emoções: “Fogo, quem me dera estar aqui”.
“Joguei no Dragão pelo Santa Clara no último jogo, pude ver o ambiente, os adeptos e disse ‘fogo, quem me dera estar aqui também’”. Um sonho de João Afonso que acabou por concretizar-se dias depois, quando viu a sua contratação ser oficializada pelo FCPorto.
O jovem guarda-redes, de 19 anos, rendeu 1,5 milhões de euros ao Santa Clara, mas há ainda uma verba por objetivos que poderá chegar ao meio milhão de euros. Para já, a ideia dos dirigentes portistas é que o jovem possa integrar o plantel na equipa B.
Petit viu talento e apostou no jovem nos dois últimos jogos do Santa Clara na Liga
João Afonso não esconde que a sua referência é o titular da baliza portista. “O Diogo Costa sempre foi o meu ídolo, por isso é muito bom estar aqui com ele”, disse com orgulho. A tarefa de João Afonso não será fácil no processo de afirmação, mas isso não assusta o menino nascido em Livramento, Ponta Delgada. Com 1,87 metros e 80 kg tem um bom porte. Revela-se ágil e com bons pés. Trilhou o seu caminho nos açorianos a custo. Fez jogos pelos sub-19 (juniores) e foi progredindo até aos sub-23. O treinador Petit chegou ao Santa Clara e percebeu as qualidades do jovem guarda-redes e deu-lhe a oportunidade de jogar pela equipa principal, onde fez duas partidas na Liga: Nacional (triunfo por 2-0) e FC Porto (derrota por 1-0).
O Sporting também teve o guardião referenciado, mas os dragões mostraram mais vontade e aumentaram a oferta para o arranque de uma temporada que poderá ficar marcada pela saída de Diogo Costa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt