Leões dominadores à espera de deslize do rival
Sporting, superior em toda a linha, atirou quatro bolas aos ferros, mas só acertou com a baliza duas vezes.
O Sporting venceu este sábado o V. Guimarães, por 2-0, num jogo em que os leões mereciam um resultado por outros números. A oitava vitória seguida da equipa de Marcel Keizer na Liga permite a aproximação ao FC Porto e ao Benfica (menos um jogo).
Ponto prévio: o Sporting foi superior, avassalador mesmo. Enviou quatro bolas aos ferros e deveria ter ido para o intervalo a golear, tal a superioridade evidenciada.
Contudo, o primeiro golo do endiabrado Raphinha só chegou porque o árbitro Rui Costa errou. Mas já lá vamos.
O V. Guimarães entrou melhor em Alvalade, com mais posse de bola, a jogar no meio-campo leonino, mas sem criar chances de perigo.
A partir dos 18’ tudo mudou, com uma bomba de Raphinha à barra. Depois, as ocasiões leoninas sucederam-se na baliza de Miguel Silva, que evitou mais duas ou três chances de golo. Bruno Fernandes (não marcou mas esteve sempre em grande destaque) e Luiz Phellype (por duas vezes) não acertaram com as redes vitorianas.
Até que aos 38’ surge o lance do encontro.
Acuña carrega Rochinha no limite da grande área, a bola é recuperada pelo Sporting, que depois a perde. Contudo, um roubo de bola de Wendel deixa a bola em Bruno Fernandes, que cruza para Raphinha.
O brasileiro, ex-V. Guimarães, num remate bem colocado e de difícil ângulo fez o primeiro golo e não festejou por respeito à ex-equipa.
A segunda parte começou com os leões novamente por cima e desta vez com eficácia. Raphinha, com um belo trabalho na direita do ataque, cruzou para Luiz Phellype, que só teve de encostar.
Pensava-se então em Alvalade que a equipa iria arrancar para uma goleada robusta, mas não. E não porque a equipa tivesse recuado.
Foi novamente o desperdício de Bruno Fernandes, Raphinha e Acuña que impediu mais festejos do Sporting, numa das melhores exibições da temporada.
Análise
Bruno Fernandes
Não marcou mas esteve muito perto em vários momentos. O médio está em grande forma e este sábado foram vários os lances em que mostrou toda a sua genialidade.
O melhor jogador da Liga 2018/2019.
Sem referências
O V. Guimarães surgiu em Alvalade sem referências ofensivas. Até entrou a dominar mas sempre longe da baliza de Renan.
A equipa de Luís Castro vai na 3ª derrota seguida. Jogadores já pensam no final da época.
VAR bem, Rui Costa mal
O lance do 1-0 provocou revolta nos minhotos. Rui Costa não viu falta clara de Acuña (empurrão antes de Rochinha cair na área).
No decorrer do lance, Raphinha marca. O VAR analisou bem e uma vez que houve uma recuperação minhota, após o Sporting ficar com a bola, o golo foi bem validado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt