Quem é a mulher de Fernando Madureira, "há 25 anos a pentear macacos"
Mulher do chefe dos 'Super Dragões', detida esta quarta-feira, já se viu envolvida em casos judiciais no passado.
Sandra Madureira conheceu o marido Fernando Madureira nos anos 1990, no seio da claque do FC Porto. Enquanto 'Macaco', como é conhecido, chefia os 'Super Dragões', a esposa coordena a venda de bilhetes disponibilizados à claque.
A vida do casal está marcada por luxos aparentemente incompatíveis com a situação financeira em que afirmam viver e por casos judiciais, a que se juntou esta quarta-feira a detenção de ambos no âmbito da "Operação Pretoriano", que investiga as agressões na Assembleia Geral do FC Porto, a 13 de novembro, bem como as ameaças ao candidato à presidência do clube André Villas-Boas.
Em junho de 2021, o Tribunal de Guimarães condenou Fernando Madureira e Sandra Madureira ao pagamento de dez mil euros, cada um, por difamação agravada. Os dois publicaram um vídeo do arremesso de um microfone roubado da CMTV contra o tablier de um carro de luxo, ao som de um dos hinos dos 'Super Dragões'. Em poucas horas, a filmagem, gravada na autoestrada, recebeu milhares de visualizações e comentários.
Em tribunal, o chefe da claque azul e branca referiu estar em situação de falência, apesar de ser dono de sete imóveis no Porto e em Vila Nova de Gaia e de diversos carros de luxo, como o Porsche apreendido esta quarta-feira pela PSP. Já Sandra Madureira detém, em nome próprio, dois automóveis da marca BMW, ambos com matrícula de 2019.
As alegadas dificuldades económicas não impediram o casal de celebrar os 25 anos de casamento na ilha de Formentera, em Espanha. Numa fotografia, publicada em junho de 2022, ao lado da mulher, Fernando Madureira escreveu a seguinte legenda: "25 a pentear macacos". Meses antes, o casal comemorou a passagem de ano com amigos, num resort em Cancún, México, partilhando as imagens da festa, em grande estilo.
A esposa do chefe dos 'Super Dragões' deu a cara pela claque em momentos difíceis. Em maio de 2022, participou no velório de Igor Silva, de cujo assassinato o filho do número dois da claque é o principal suspeito, para prestar solidariedade à família. A situação permitiu acalmar os ânimos entre grupos rivais.
Sandra Madureira viu-se novamente a braços com a justiça, mas desta vez a justiça desportiva, em janeiro de 2023. Inicialmente, a portista foi banida dos estádios durante um ano, por intimidar uma adepta do Sporting. Contudo, viu a pena reduzida para três meses e cumpriu o castigo praticamente todo no período de férias.
Durante este episódio, Sandra Madureira obrigou a adepta a esconder a camisola do Sporting que envergava, numa zona de simpatizantes portista, no Estádio do Dragão. A esposa do chefe dos 'Super Dragões' protestou com a forma como os agentes de segurança se acercaram perante o sucedido.
Sandra Madureira foi levada esta quarta-feira para a sede da PSP, após buscas em casa, durante as quais foram apreendidos três carros topo de gama do marido, um cofre com 50 mil euros, bem como material informático e peças de vestuário.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt