Detidos vão ser ouvidos esta quinta-feira no Tribunal de Instrução Criminal do Porto.
Fernando Madureira e a mulher detidos em megaoperação da PSP
A Polícia de Segurança Pública (PSP) efetuou esta quarta-feira uma megaoperação na área do Grande Porto que visou elementos dos 'Super Dragões'. Foram detidos Fernando Madureira, o chefe da claque, a mulher, Sandra Madureira, Vítor Catão, um ex-diretor desportivo, Fernando Saúl e Tiago Aguiar, dois funcionários do FC Porto, e ainda outros sete elementos com ligações à claque.
Os detidos serão ouvidos para primeiro interrogatório esta quinta-feira, às 14h00, no Tribunal de Instrução Criminal do Porto. Fernando Madureira e Sandra Madureira vão pernoitar na esquadra da PSP de Santo Tirso.
Também recaem suspeitas sob Adelino Caldeira, administrador da SAD do FC Porto, que entretanto já reagiu dizendo que "é falso que tenha instruído seja quem for (...) na Assembleia Geral do FC Porto do passado dia 13 de Novembro de 2023."
A polícia confiscou diversas armas durante a "Operação Pretoriano" e apreendeu um cofre com milhares de euros da casa de Fernando Madureira. Também confiscou mais de uma centena de ingressos para eventos desportivos, artefactos pirotécnicos e vários estupefacientes como cocaína e haxixe.
A investigação
Em comunicado, a Procuradoria-geral distrital do Porto explica que foram realizadas diversas buscas domiciliárias e não domiciliárias a vários elementos da claque do FC Porto. A investigação começou no ano passado, na sequência das agressões na Assembleia Geral (AG) do FC Porto, a 13 de novembro e das ameaças ao candidato à presidência do clube André Villas-Boas. O Ministério Público abriu um inquérito sobre o caso que decorre no DIAP do Porto.
A PSP refere que operação tem objetivo de "devolver às instituições e aos cidadãos a sua liberdade de decisão".
Fernando Madureira detido
Fernando Madureira, também conhecido por 'Macaco', foi notificado para comparecer em tribunal para prestar declarações, mas não compareceu, motivo que levou à sua detenção. São imputados ao chefe da claque os crimes de coação agravada, ameaça agravada, instigação pública, atentado à liberdade de imprensa e arremesso de objetos. Estes crimes podem ser punidos com pena de prisão até cinco anos.
Sabe o CM que vão ser imputados os crimes de branqueamento de capitais e de fraude fiscal a Fernando Madureira. Assim sendo, o Ministério Público poderá avançar com um pedido de prisão preventiva para Fernando e Sandra Madureira.
Mulher de 'Macaco' entre os detidos
O CM sabe que Sandra Madureira, a mulher do cabecilha dos 'Super Dragões', também foi detida. A mulher de Madureira foi levada para a sede da PSP depois dos agentes da polícia terminarem as buscas.
O momento em que a mulher de Fernando Madureira é levada para a sede da PSP após buscas em casa
Os detidos da Operação Pretoriano
Além de Fernando e Sandra Madureira, também José Pinheiro, antigo diretor de segurança do Sp. Braga, e dois funcionários do FC Porto também estão entre os detidos.
Mulher de Fernando Madureira filmada em casa durante buscas. Dois carros de 'Macaco' apreendidos
O Record avança que entre os detidos está Hugo Carneiro, elemento dos 'Super Dragões' com a alcunha de 'Polaco'; Carlos Nunes, também da dita claque e conhecido como 'Jamaica'; Vítor Oliveira, também conhecido como 'Aleixo'; Vítor Bruno Oliveira, filho do suspeito anterior e que nas imagens da AG de dia 13 surge a pontapear um outro sócio; Tozé Sá, que noutras imagens do evento empurra o sócio Henrique Ramos, conhecido como 'Tagarela'; Hugo Loureiro e José Pereira.
O Record avança que entre os detidos está Hugo Carneiro, elemento dos 'Super Dragões' com a alcunha de 'Polaco'; Carlos Nunes, também da dita claque e conhecido como 'Jamaica'; Vítor Oliveira, também conhecido como 'Aleixo'; Vítor Bruno Oliveira, filho do suspeito anterior e que nas imagens da AG de dia 13 surge a pontapear um outro sócio; Tozé Sá, que noutras imagens do evento empurra o sócio Henrique Ramos, conhecido como 'Tagarela'; Hugo Loureiro e José Pereira.
Carros de luxo apreendidos
Fonte policial disse ao CM que no decorrer das diligências, três carros topo de gama de Madureira, bem como material informático e peças de vestuário foram apreendidos.
Carro de luxo de Fernando Madureira apreendido no decorrer das buscas
Elementos de claque indiciados de vários crimes
Os elementos dos 'Super Dragões' estão indiciados de crimes de ofensas corporais, danos, coação e ameaça e são ainda acusados de intimidação a jornalistas.
Ao que o CM apurou, as autoridades previam que os elementos da claque tivessem planos para novos ataques durante o período de campanha à presidência, tendo por isso preparado uma operação para evitar novas situações de violência.
Desacatos na Assembleia Geral
Recorde-se que a 13 de novembro de 2023, sócios do FC Porto iniciaram desacatos em plena Assembleia Geral do clube. Vários vídeos foram divulgados nas redes sociais que captam os momentos dos distúrbios.
Um adepto chegou mesmo a ser agredido após fazer um discurso de cinco minutos em que criticava as casas do clube e algumas alterações propostas aos estatutos. A intervenção não agradou a alguns dos presentes, que começaram desacatos no recinto.
Adepto agredido e retirado do pavilhão depois de fazer críticas ao FC Porto durante Assembleia Geral
A situação gerou polémica e fez com que Pinto da Costa, presidente dos dragões, fosse alvo de diversas críticas.
Chegou a ser criada uma petição para destituir Fernando Madureira do cargo de chefe dos 'Super Dragões', que acabou cancelada. Até ser retirada contava com mais de 12 mil assinaturas.
Ameaças a Villas-Boas Desde que admitiu que se candidataria a presidente do FC Porto, André Villas-Boas tem sido alvo de inúmeras ameaças por parte de elementos da claque dos 'Super Dragões'.
O ex-treinador do FC Porto chegou a ver a casa vandalizada e a ver o segurança privado a ser agredido com violência.
"AVB Traidor": Muros e portões da casa de Villas-Boas vandalizados durante a madrugada
Fernando Madureira, a mulher e mais 10 'Super Dragões' detidos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.