"Quero ser campeão várias vezes no FC Porto"
José Peseiro acredita que vai continuar nos dragões.
José Peseiro acredita que vai cumprir o contrato que o liga ao FC Porto e que termina na próxima época.
"Sei para o que vim e para o que estou. Quero ganhar a Taça de Portugal e ser campeão várias vezes no FC Porto", atirou o treinador, descartando, desta forma, a possibilidade de abandonar a aventura no dragão a meio. No clássico diante do Sporting (1-3), José Peseiro somou a oitava derrota em 19 jogos desde que assumiu o comando técnico do FC Porto.
Já sem nada a ganhar no campeonato nacional de futebol, os dragões deslocam-se no sábado, às 16h15, a Vila do Conde, onde vão medir forças com a equipa da casa, em partida da 33.ª jornada da prova.
"A nossa obrigação e a nossa responsabilidade são de entrar em qualquer jogo e fazer o nosso melhor. É isso que queremos em Vila do Conde. É um jogo em que sabemos que o Rio Ave ainda luta por um lugar nas competições europeias, mas o FC Porto vai jogar pela sua camisola, pelo seu orgulho e pela sua dignidade, bem como pela vontade de ser melhor e mais consistente. Se fôssemos falar sobre a consistência e qualidade de jogo do FC Porto, talvez não devêssemos ser campeões. Agora, se falarmos de questões de arbitragem, do prejuízo da nossa equipa, aí talvez já merecêssemos estar a lutar pelo título. Se as cinco derrotas que aconteceram ao FC Porto desde que cá cheguei acontecessem ao Benfica ou ao Sporting, da forma como aconteceram, imagino como estaria este país e as coisas que estariam a dizer-se", sublinhou Peseiro, em conferência de imprensa que decorreu esta quinta-feira no Olival.
"O Rio Ave tem qualidade de jogo, excelentes jogadores e um excelente treinador, por isso só podemos esperar dificuldades. Já demonstrou capacidade para discutir resultados com equipas com maiores recursos e estamos avisados quanto a isso", acrescentou.
"Não somos a equipa consistente que gostaríamos de ser"
Os problemas no centro da defesa dos azuis e brancos são por mais do que evidentes e as críticas à permeabilidade desse sector tem sido diários. Apesar de tudo, José Peseiro mantém a confiança nos seus jogadores.
"Tenho confiança nos defesas que tenho. Os erros que cometem são os meus erros. Jogue quem jogar, o objetivo é tornar a equipa mais forte e capaz. Temos sofrido golos que, por este ou aquele motivo, não conseguimos evitar. Respeito todos os comentadores, sejam do FC Porto ou não. Respeito, mas não tenho de concordar ou sequer comentar. Contra o Sporting, fiquei desiludido com o resultado mas não com a nossa exibição. Sabia do contexto quando cá cheguei. Temos sofrido muito, a vários níveis, mas as avaliações fazem-se no final da época", defendeu, acreditando que a equipa irá melhorar.
"Não somos a equipa consistente que gostaríamos de ser. Fazemos coisas boas e coisas menos boas. Sabemos aquilo que queremos para a equipa e já o conseguimos fazer em alguns momentos, mas noutros não. Temos de ser mais consistentes e equilibrados no nosso rendimento".
A terminar, o técnico da formação do dragão falou sobre a adaptação dos avançados Suk e Marega, que foram contratados na reabertura do mercado de inverno ao Vitória de Setúbal e Marítimo, resptivamente.
"Suk e Marega não tiveram o melhor ambiente na adaptação, com a mudança técnica e com a sucessão de acontecimentos. São jogadores que já jogaram algumas vezes, só que chegaram num contexto difícil. Não podem ser avaliados da mesma forma que os outros, pois não tiveram tanto espaço e tempo de conforto para sentir o que é o FC Porto", rematou.
O FC Porto, terceiro classificado com 67 pontos, menos 15 do que o líder e bicampeão Benfica, visita o Rio Ave, sétimo com 47, no sábado, a partir das 16h15, num encontro que vai ser arbitrado por Bruno Paixão, da associação de futebol de Setúbal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt