Sporting prejudicado: Árbitro ignora VAR e deixa passar penálti em claro
No jogo dos leões com o AVS, Ricardo Costa chamou Ricardo Baixinho para rever uma mão na área, mas o juiz não seguiu a indicação do videoárbitro.
“Daqui VAR. Aconselho-te a vir à zona de revisão para ver um possível penálti. O jogador 2 joga a bola com a mão. Ele baixa e aqui abre a mão, o que impede que a bola passe.” Foi desta forma que Rui Costa, videoárbitro no jogo entre Sporting e AVS, alertou Ricardo Baixinho para uma grande penalidade que não assinalou. “Dá-me isso em velocidade normal, para ver se faz algum movimento intencional”, respondeu o árbitro. “Não. Vou manter a decisão e assinalar canto”, completou o juiz, optando por não reverter a decisão que tinha tomado em campo.
No habitual programa em que passa em revista as jogadas com intervenção do VAR, João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem, concluiu que Baixinho deixou passar um penálti em claro: “O jogador salta, o braço está afastado do corpo, portanto numa posição não natural, o que constitui infração. O árbitro foi um pouco ingénuo nesta análise e devia ter sido mais cuidadoso.”
O lance em causa ocorreu aos 32 minutos, quando o Sporting já vencia por 1-0. O encontro acabou com o triunfo dos leões por 3-0.
“Daqui VAR. Aconselho-te a vir à zona de revisão para ver um possível penálti. O jogador 2 joga a bola com a mão. Ele baixa e aqui abre a mão, o que impede que a bola passe.” Foi desta forma que Rui Costa, videoárbitro no jogo entre Sporting e AVS, alertou Ricardo Baixinho para uma grande penalidade que não assinalou. “Dá-me isso em velocidade normal, para ver se faz algum movimento intencional”, respondeu o árbitro. “Não. Vou manter a decisão e assinalar canto”, completou o juiz, optando por não reverter a decisão que tinha tomado em campo.No habitual programa em que passa em revista as jogadas com intervenção do VAR, João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem, concluiu que Baixinho deixou passar um penálti em claro: “O jogador salta, o braço está afastado do corpo, portanto numa posição não natural, o que constitui infração. O árbitro foi um pouco ingénuo nesta análise e devia ter sido mais cuidadoso.”O lance em causa ocorreu aos 32 minutos, quando o Sporting já vencia por 1-0. O encontro acabou com o triunfo dos leões por 3-0.Diomande acredita que "equipa ainda pode melhorar"
“Tentamos ter sempre mais bola do que o adversário e recuperá-la o mais rápido possível quando não a temos. Ainda podemos melhorar, mas estamos bem neste início de época. Temos um modelo de jogo e ideias que vêm da época passada. Aprendemos muito com Rúben Amorim, faz-nos progredir constantemente”, disse o central Diomande em entrevista ao jornal do Sporting.
Para o marfinense, o foco principal na nova época é reconquistar o título, mas não só: “Na Liga dos Campeões queremos bater-nos bem em todos os jogos.” A nível pessoal, o jogador diz sentir-se cada vez melhor. “Trabalhei mais a minha concentração e sinto-me bem. Sabemos que temos muitas hipóteses de ganhar se não sofrermos golos, pelo que esse é um dos objetivos.”, destacou o jogador, que aproveitou para deixar rasgados elogios a ao antigo capitão Coates. “É o exemplo perfeito para todos nós.”
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt