Bruno de Carvalho destituído da presidência do Sporting
71,36% por cento votaram a favor da saída de Bruno. Eleições realizam-se a 8 de setembro.
02h09: "Não me candidato, de certeza", afirmou Bruno de Carvalho aos sócios, respondendo aos insistentes apelos de sócios, alguns até a chorar, à saída da Altice Arena, em Lisboa, depois de a destituição do Conselho Diretivo por si liderado ter sido aprovada no sábado com 71,36% de votos favoráveis, contra 28,64% de votos no sentido da sua continuidade.
02h00: Bruno de Carvalho sai do Altice Arena. O ex-presidente dos leões não vai falar à imprensa.
01h56: Os adeptos brindam Bruno de Carvalho com uma salva de palmas e começam a dispersar.
01h37: Jaime Marta Soares e os membros da Comissão de Fiscalização abandonam o Altice Arena. Não haverá qualquer conferência de imprensa sobre os dados oficiais.
Bruno de Carvalho fala com os apoiantes. Jornalistas aconselhados pela PSP a aguardar numa zona de segurança.
01h29: Ouvem-se gritos junto ao Altice Arena. Grupo de apoiantes de Bruno de Carvalho insulta a comunicação social e Jaime Marta Soares.
01h24: Bruno de Carvalho sai do recinto da Assembleia e fala com alguns apoiantes já no exterior, avança o Record.
01h22: Vivem-se momentos de tensão junto ao Altice Arena. Ouvem-se gritos por parte dos apoiantes de Bruno de Carvalho e a PSP já está no local.
01h06: No momento em que Jaime Marta Soares comunica os resultados oficiais foi atirada uma garrafa de água na sua direção, avança o Record.
00h53: É oficial! 65 por cento dos sócios a favor da destituição de Bruno de Carvalho. Em número de votos a diferença é ainda mais esmagadora: 71,36% por cento votaram "sim", ou seja, a favor da destituição e 28,64% contra a destituição. E houve 0,53 por cento de abstenção.
00h46 - Bruno de Carvalho pede mesmo recontagem de votos mas mesa da Assembleia Geral diz não estar disponível para a fazer, visto que a diferença é grande e que as autoridades e os apoiantes de Bruno acompanharam a contagem. A CMTV sabe que a última urna teve um processo de contagem mais lento.
00h13 - Há rumores de que Bruno de Carvalho terá pedido para ser feita a recontagem dos votos, uma situação que estará a atrasar o anúncio dos resultados finais.
00h10: Estão cerca de 500 apoiantes de Bruno de Carvalho ainda dentro do Altice Arena.
00h09: Os resultados oficiais devem ser anunciados a qualquer momento.
23h37: Bruno de Carvalho foi destituído da presidência do Sporting. Ainda não são conhecidos os resultados oficiais. Fonte da PSP garante que no interior da Assembleia Geral o ambiente mantém-se calmo.
23h21: 17 mil sócios votaram na Assembleia Geral.
23h08 - Polícia reforça segurança junto à garagem, de onde é expectável que Bruno de Carvalho saia e onde poderão chegar os seus apoiantes em grupos. Também dentro do Altice Arena estará cerca de uma centena de polícias. Continuam a chegar equipas da polícia ao local.
23h06: Tendência de votos volta a mudar com a contagem. Os números mais próximos dos oficiais são 61% a favor da destituição e 39% contra.
Nos votantes com mais votos a diferença foi de 80% a favor e 20% contra. Já nos sócios com menos votos verificou-se metade a favor e metade contra a destituição.
22h59: Vários apoiantes de Bruno de Carvalho presentes na Assembleia Geral fazem ameaças e insultam Jaime Marta Soares. Fotografia mostra Bruno sentado na AG, rodeado de apoiantes.
22h10: A CMTV sabe que, perante os votos que já foram contados, a tendência é para a destituição de Bruno de Carvalho da presidência do Sporting. Faltam ainda contar as urnas dos sócios que têm menos votos.
A contagem de votos aponta para 65% a favor da destituição de Bruno de Carvalho e 35% contra. São resultados ainda provisórios, sendo que os oficiais devem ser conhecidos durante a madrugada.
Bruno de Carvalho encontra-se junto às urnas com cerca de 50 apoiantes que continuam a gritar palavras de apoio ao presidente do Sporting.
21h16: O advogado Rui Morgado, antigo secretário da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, confirmou ao Record que Bruno de Carvalho não podia votar. "O Código Civil é absolutamente claro. O presidente do Conselho Diretivo não pode votar. Se for destituído da SAD também não pode votar. O Código das Sociedades Comerciais também não permite. Há conflito de interesses. É mais um ato ilegal permitido pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral", afirma.
21h06: Henrique Monteiro colocou em causa a zona de entrada de Bruno de Carvalho. "Entrou por aqui [garagem], não percebo como, pois não estava credenciado".
20h57: Contagem dos votos já começou.
20h50: PSP reforça segurança no interior do Altice Arena.
20h40: Todas as pessoas que estavam no pavilhão já votaram. Segue-se agora o processo de contagem dos votos.
20h27: Portas do Altice Arena fecharam e só quem se encontra dentro do pavilhão é que ainda pode votar.
20h10: Bruno de Carvalho colocou-se na fila para votar e conseguiu mesmo depositar o seu voto, minutos antes de Jaime Marta Soares declarar como terminado o período de votação. Contudo, pelo código civil, o presidente do Sporting não poderia ter votado.
Bruno de Carvalho a votar. pic.twitter.com/PRTR7TAR7o
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt