Todas as reações à morte de Jorge Nuno Pinto da Costa
Morreu este sábado aos 87 anos.
Jorge Nuno Pinto da Costa morreu este sábado aos 87 anos. O ex-presidente do FC Porto, durante 42 anos consecutivos, não resistiu ao cancro da próstata.
Reações à morte
Futebol Clube do Porto
O FC Porto lamentou a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa. O ex-presidente esteve no comando do clube durante 42 anos consecutivos. Pinto da Costa lutava há três anos contra um cancro da próstata e faleceu por volta das 19h00 deste sábado aos 87 anos.
"Uma inspiração eterna. Um legado Imortal. Até sempre, Presidente dos Presidentes", a mensagem de homenagem do FC Porto nas redes sociais.
Super Dragões, principal claque de apoio ao FC Porto
Os Super Dragões, principal claque de apoio ao FC Porto, lamentaram a morte do antigo presidente do clube considerando que "o seu legado é eterno".
"Obrigado por tudo, presidente dos Presidentes. O seu legado é eterno", pode ler-se numa publicação da claque na rede social Facebook.
Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu hoje aos 87 anos, vítima de cancro.
António Tavares, presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto
António Tavares, salientou a marca indelével dos inúmeros títulos conquistados pelo "presidente dos presidentes" Jorge Nuno Pinto da Costa, que morreu hoje aos 87 anos.
"Este é um momento muito triste na vida do FC Porto. Jorge Nuno Pinto da Costa marcou de uma forma inabalável o seu período de presidência, marcou o nosso clube de uma maneira completamente diferente. Aquilo que é uma marca indelével na sua liderança são os títulos, e aos títulos somaram-se atitudes em defesa do FC Porto", referiu.
Numa nota publicada no sítio dos 'dragões' na Internet, o dirigente considera que "é natural que hoje todos os sócios e adeptos do FC Porto sintam o desaparecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa como se fosse alguém próximo ou da sua família".
"Fica um grande respeito pelo seu legado e que as lições que ele nos deixou possam continuar a ser aprendidas por todos aqueles que vestem a camisola do FC Porto, seja como atletas ou espetadores. Como o presidente André Villas-Boas já disse, Jorge Nuno Pinto da Costa é o Presidente dos Presidentes e isso diz tudo", afirmou.
Jorge Costa, diretor para o futebol do FC Porto
O diretor para o futebol do FC Porto, e antigo capitão do clube, Jorge Costa lamentou a morte de Pinto da Costa, garantindo um lugar eterno na história do emblema ao dirigente.
"Eternamente na nossa história", escreveu Jorge Costa, na rede social Instagram.
André Villas-Boas, atual presidente do FC Porto
O presidente do FC Porto, André Villas-Boas lamentou, este sábado, a morte do homem que “entregou de corpo e alma ao Clube”.
“É um momento de consternação profunda e de triste pesar para todos os Portistas e para o futebol nacional e internacional. Vemos partir um homem que marcou o FC Porto, os seus Associados e Adeptos, o Portismo, a cidade do Porto, a região Norte e o País. O Presidente dos Presidentes dedicou toda uma vida para colocar e elevar o nome da Instituição ao topo do mundo. Entregou-se de corpo e alma ao Clube e pelo caminho formou homens e mulheres, jogadores e atletas orientados para a vitória e assentes na defesa dos mais elevados princípios com que defendeu o nosso símbolo e ajudou a formatar os valores do Futebol Clube do Porto. O FC Porto abraçá-lo-á na eternidade guiando-se sempre pelo seu amor pelo Clube", lê-se no portal do FC Porto.
'Macaco', Fernando Madureira
Fernando Madureira, ex-líder da claque dos Super Dragões, divulgou uma mensagem de homenagem a Pinto da Costa na sua conta oficial de Instagram, atualmente "gerida por alguém da inteira confiança".
"Eterno Presidente. Único, inigualável, inestimável. O seu legado será para sempre lembrado , o seu nome está escrito em letras bem azuis e brancas na história do FC do Porto. A história não tem fim, quando o próprio homem é a história! A dor da perda é imensurável para mim, principalmente pela situação em que me encontro, mas as memórias, os valores, a gratidão e a lealdade que lhe dediquei vão para além das grades que me privam dum último abraço. Até sempre meu amigo, meu Presidente. Do homem a história, da história uma lenda!", pode ler-se.
Sandra Madureira, mulher de Fernando Madureira
Sandra Madureira reagiu à morte de Pinto da Costa nas redes sociais. Sandra considerou-o o seu "rei" e "eterno Presidente".
" Jamais me preparei para este momento. Meu querido amigo, meu Rei, meu eterno Presidente as histórias que partilhamos desde os meus 15 anos, quando me conheceu e que se intensificaram com a nossa tão próxima amizade nos últimos 20 anos das nossas vidas, os ensinamentos e conselhos que me deu, os abraços e beijos que lhe dei, as vezes que lhe disse que o amava e que para sempre iria honrar o seu nome, a sua memória e a sua história ficarão para sempre comigo até ao meu último suspiro. Só nós sabemos o quanto rimos, o que choramos, as nossas conversas intermináveis, as partilhas mútuas. As promessas que lhe fiz serão cumpridas, sempre, enquanto eu for viva apesar da dor, sinto paz no coração. Fui leal, grata e segurei a sua mão até ao fim (...)", escreveu nas redes sociais.
Nuno Lobo, candidato à presidência do FC Porto
Nuno Lobo, candidato à presidência do FC Porto nos dois últimos atos eleitorais, prestou homenagem a Pinto da Costa, destacando o impacto do antigo líder dos 'dragões', que morreu no sábado, na sua ligação ao clube.
Apesar das "divergências" que mantiveram ao longo dos anos, Lobo assumiu uma admiração inabalável pelo histórico dirigente 'azul e branco', que o bateu nas urnas em 2020, numas eleições em que concorreu ainda José Fernando Rio, tendo ainda sido o menos votado em 2024, quando André Villas-Boas sucedeu a Pinto da Costa.
"Tínhamos programas e estratégias diferentes, mas isso nunca me impediu de venerar a figura de Pinto da Costa. Foi ele que me incutiu este amor ao FC Porto e que me deu tantas alegrias ao longo dos anos", afirmou.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já lamentou a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa.
"O Presidente da República apresenta as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube. Fá-lo recordando que, no início dos anos 80, era, então, jovem membro do governo quando conheceu quem levaria o seu clube a inúmeras vitórias nacionais e internacionais. Mais tarde, muitas foram as vezes em que pôde testemunhar além dos sucessos consecutivos, uma personalidade, uma determinação e um estilo muito próprio, que suscitava grandes apoios, mas também muitas divergências", lê-se no site da Presidência da República.
Luís Montenegro, primeiro-ministro
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, expressou este sábado o pesar pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa e enalteceu-o como "uma personalidade única no dirigismo desportivo" e o "mais titulado dos presidentes de clubes" em termos mundiais.
"Jorge Nuno Pinto da Costa foi uma personalidade única no dirigismo desportivo, tendo sido o mais titulado dos Presidentes de Clubes à escala mundial", pode ler-se nas redes sociais de Luís Montenegro.
Pedro Nuno Santos, secretário-geral do FC Porto
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos considerou o antigo presidente do FC Porto "uma figura incontornável do futebol português, da cidade do Porto e do país".
"Lamento profundamente o falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, uma figura incontornável do futebol português, da cidade do Porto e do país, e que liderou o FC Porto, o meu clube, durante 42 anos", pode ler-se nas redes sociais do líder socialista.
Em nome pessoal e do PS, Pedro Nuno Santos expressou os sinceros sentimentos à família, amigos e a todos os adeptos portistas "neste momento de grande perda".
António Ramalho Eanes, ex- Presidente da República
O ex-Presidente da República, António Ramalho Eanes, apresentou as “sentidas condolências” pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, que enlutou, segundo o próprio, “não só o FC Porto, mas também a cidade do Porto, o futebol nacional e, de certo modo, o país”.
Para António Ramalho Eanes, o "Presidente dos Presidentes" era “um Portuense insigne e dedicado que ofereceu, além do futebol de exceção, vitórias e mobilização popular, um leque alargado de outras modalidades desportivas, de qualidade e sucesso também”.
"O FC Porto perdeu um líder que o promoveu de clube regional a clube nacional, dominante, respeitado, também, no futebol europeu e, mesmo, mundial. Era um líder ímpar, que contribuiu para tornar mais coesa e personalizada a sociedade civil portuense e mostrar que uma liderança de sucesso, sustentado, tem de ser capaz de descobrir e aproveitar oportunidades, com ambicioso propósito e estratégias inteligentes e adequadas. Pinto da Costa era um homem que tinha, também, a grande virtude de manter, com os amigos, uma fidelidade e sensibilidade exemplares. As minhas sentidas condolências”, lê-se na nota deixada pelo ex-Presidente da República.
Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol
Lisboa, 15 fev 2025 (Lusa) -- O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, lamentou hoje a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, considerando o antigo presidente do FC Porto "uma figura incontornável do futebol português, da cidade do Porto e do país".
"Lamento profundamente o falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, uma figura incontornável do futebol português, da cidade do Porto e do país, e que liderou o FC Porto, o meu clube, durante 42 anos", pode ler-se nas redes sociais do líder socialista.
Pedro Proença, eleito na sexta-feira presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), assinalou este sábado que as conquistas de Pinto da Costa "serão eternas", no dia em que morreu o antigo presidente do FC Porto.
"Das Antas ao Dragão, de Viena a Gelsenkirchen, de Sevilha a Tóquio, as suas conquistas serão eternas, o seu legado será honrado e a sua memória será respeitada. Despeço-me com gratidão. Até sempre, Amigo Presidente", escreveu Pedro Proença.
O novo presidente da FPF, de saída da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que presidiu a partir de 2015, assinalou também o "palmarés único a nível nacional e internacional" de Pinto da Costa, um dirigente histórico que dedicou 42 anos da vida ao FC Porto.
"Recordo a amizade, os ensinamentos e o respeito mútuo ao longo de décadas de convivência numa indústria para cujo crescimento e emancipação tanto contribuiu, tendo mesmo presidido à Liga Portugal entre 1995 e 1996", considerou o antigo árbitro.
Gianni Infantino, presidente da FIFA
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, manifestou "grande tristeza" pela morte de Pinto da Costa,
"É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do ex-presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa", pode ler-se numa publicação de Infantino na rede social Instagram.
Numa mensagem em português, o líder máximo do organismo de cúpula do futebol mundial envia condolências à família, aos amigos, ao FC Porto e a todos os que testemunharam a sua enorme paixão pelo clube".
Deco, antigo internacional português
"Hoje, o futebol perdeu um dos seus grandes líderes, e eu perdi alguém que foi muito mais do que um presidente, mas, sim um Amigo. Jorge Nuno Pinto da Costa, o Maior e melhor Presidente da história do Futebol, acreditou em mim e abriu-me as portas do FC Porto", reagiu o antigo jogador do FC Porto.
Num texto publicado na sua conta oficial no Instagram, acompanhado por fotografias a lado a lado com Pinto da Costa, Deco diz tratar-se de um "dia muito triste" e manifestou-se "eternamente grato" ao ex-presidente do FC Porto, que o contratou ao Salgueiros em 1998/99, após o Benfica ter 'abdicado' do então jovem jogador.
"Sua paixão, visão, e entrega ao futebol, e ao FCP marcaram gerações, e seu legado será eterno. Obrigado por tudo, Presidente. Descanse em paz", concluiu o antigo 'criativo', que atualmente é diretor para o futebol do FC Barcelona, clube que o contratou aos 'dragões' em 2004.
Casillas, antigo guarda-redes do FC Porto
"Uma triste notícia para todos os que amamos o FC Porto. Os meus sentidos pêsames à família do presidente Pinto da Costa", escreveu o guarda-redes espanhol nas redes sociais.
Vítor Bruno, antigo treinador do FC Porto
O antigo treinador do FC Porto Vítor Bruno disse estar "para sempre grato" a Pinto da Costa, antigo presidente dos 'dragões' , lembrando "a sua mestria e argúcia" como "exemplo a seguir".
"É com imensa mágoa mas ao mesmo tempo com coração cheio que digo que foi um privilégio ter feito parte da vida ativa deste clube que o presidente dimensionou à escala mundial. O presidente foi e será sempre das pessoas mais importantes e uma inspiração para todos aqueles que amam, sentem e vivem o clube. Estar-lhe-ei para sempre grato", escreveu Vítor Bruno, numa mensagem publicada já hoje na rede social Instagram.
O técnico de 42 anos chegou ao clube em 2017/18 como adjunto de Sérgio Conceição, a quem sucedeu no comando técnico este verão, depois de André Villas-Boas bater Pinto da Costa nas eleições para a presidência.
Pepe, antigo internacional português
O antigo internacional português Pepe prestou a sua homenagem ao ex-presidente do FC Porto, Pinto da Costa,destacando as características humanas do antigo líder dos 'azuis e brancos'.
"Líder, amigo, nobre, indomável e leal. Até sempre, querido amigo. Até sempre, eterno Presidente!", escreveu o antigo capitão do FC Porto na rede social Instagram.
Jorge Jesus, treinador português
O treinador português Jorge Jesus, atualmente nos sauditas do Al Hilal, despediu-se de Jorge Nuno Pinto da Costa, "eterno presidente" do FC Porto.
"Um abraço sentido e condolências à família. Obrigado e descanse em paz, eterno presidente", escreveu numa história na rede social Instagram, acompanhada de várias fotos com o antigo líder dos 'azuis e brancos'.
José Mourinho, treinador português
O treinador português José Mourinho, campeão europeu pelo FC Porto em 2003/04, despediu-se este sábado do antigo presidente dos 'dragões', Pinto da Costa, que morreu aos 87 anos, com "honra tremenda de fazer parte da sua história".
"'Mourinho, você foi o treinador que me deu mais alegrias'. As palavras são suas, presidente. As minhas são: 'sinto uma honra tremenda de fazer parte da sua história e agradecerei sempre a sua confiança e a influência que teve na minha carreira'. Assim nos despedimos quando, no verão passado, nos encontramos na sua amada cidade", escreveu o técnico português, atualmente no Fenerbahçe, na rede social Instagram.
Numa publicação com fotografias dos dois juntos, Mourinho aproveita para lembrar "o sorriso do primeiro dia, a alegria da última vez" que estiveram juntos. "O meu presidente", acrescenta.
José Pedro Aguiar, presidente da Assembleia da República
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, manifestou este sábado pesar pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, considerando que o ex-presidente do FC Porto "deixa um inquestionável legado de serviço ao desporto nacional".
Através das redes sociais, o presidente do parlamento expressou o seu "sentido pesar" pela morte de Pinto da Costa e apresentou condolências "à família e amigos, bem como a todos os adeptos do Futebol Clube do Porto".
"Pinto da Costa deixa um inquestionável legado de serviço ao desporto nacional", enalteceu Aguiar-Branco.
Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, enalteceu Jorge Nuno Pinto da Costa como um lutador, considerando que foi capaz de iniciar a transformação da cidade do Porto numa marca mundial.
"Acima de tudo um lutador, um homem que transformou aquilo que era um clube que tinha uma índole quase regional num clube que deu cartas a nível europeu e a nível mundial. Essa capacidade que ele teve de missão, que ele confundia com a sua própria vida", elogiou, em declarações à agência Lusa, Rui Moreira, numa reação à morte do antigo presidente do FC Porto.
Segundo o presidente da Câmara do Porto, "Pinto da Costa não imaginava a sua vida sem o Futebol Clube do Porto" e é precisamente "essa dedicação total que acaba por marcar aquilo que foi a sua participação cívica".
Para Rui Moreira, a cidade do Porto "era conhecida pelo seu nome e pelo vinho" e, com Pinto da Costa, "começa a ter uma marca mundial, reconhecida e celebrada internacionalmente".
"A nossa vida é feita de alegrias. As muitas alegrias que ele proporcionou a imensa gente, a pessoas muito simples que pouco ou nada têm e que encontraram no FC Porto de Pinto da Costa um instrumento da sua felicidade. Devemos-lhe seguramente essa homenagem", enalteceu.
Paulo Futre, antigo internacional português
O antigo internacional português Paulo Futre, campeão europeu pelo FC Porto em 1987, lamentou a morte do antigo presidente dos 'dragões', aos 87 anos, deixando-o "sem palavras".
"Meu querido presidente, meu pai desportivo, ainda estou sem palavras", escreveu o antigo extremo, nas redes sociais Instagram e 'X' (antigo Twitter).
Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão
O presidente da SAD do Famalicão, Miguel Ribeiro, lembrou Pinto da Costa como uma "figura ímpar" do futebol português, apontando o ex-presidente do FC Porto como exemplo a seguir na defesa dos interesses do seu clube.
À margem do velório do antigo líder portista, que morreu na noite de sábado, aos 87 anos, o dirigente do emblema famalicense destacou a sua capacidade de luta intransigente pelos desígnios dos 'azuis e brancos'.
"Fica uma inteligência, uma astúcia, mas acima de tudo uma grande lição na capacidade de lutar sem qualquer reserva. Para ele, o FC Porto estava acima de tudo e de todos. A capacidade de puxar, sem reservas, pela sua instituição é algo que nós, portugueses, devemos ter como referência", explicou, em declarações aos jornalistas, à entrada da Igreja das Antas, onde decorrem as cerimónias fúnebres.
Valentim Loureiro, antigo presidente do Boavista
Valentim Loureiro, antigo presidente de Boavista, Câmara de Gondomar e Liga de clubes, recordou a última mensagem de aniversário que enviou a Pinto da Costa, durante as cerimónias fúnebres do histórico presidente do FC Porto.
"Neste fim de ano, mandei uma mensagem a Pinto da Costa a dizer: 'Caro Jorge, parabéns por mais um aniversário. Que no próximo ano nos continuemos a felicitar. São os meus sinceros votos. Um forte abraço do amigo Valentim', afirmou, em declarações aos jornalistas, à entrada da Igreja das Antas, no Porto.
Valentim Loureiro lembrou a relação de amizade tida com Pinto da Costa, que morreu no sábado, aos 87 anos.
"Conversávamos um com o outro, respeitávamo-nos. Ele foi um grande dirigente do FC Porto, eu fui presidente do Boavista, e sempre nos demos bem", referiu.
João Rafael Koehler, empresário
"Jorge Nuno Pinto da Costa confunde-se com o próprio Futebol Clube do Porto. Deu tudo o que tinha ao nosso clube e fê-lo sempre com brio, fidelidade, devoção e uma incomparável competência. Foi o dirigente desportivo mais titulado do mundo e só por isso temos todos uma dívida de gratidão imensa", disse.
Koehler, que fazia parte da lista de Pinto da Costa nas últimas eleições, perdidas para André Villas-Boas, diz que perdeu "um grande amigo", do qual se orgulha "de sempre ter servido e nunca ter traído".
"Nesta hora de dor para a nação portista, espero que quem não esteve à altura no respeito pelo seu legado, tenha no futuro consideração pela sua memória. Descanse em paz eterno Presidente", escreveu.
Jorge Mendes, empresário
"Foram 42 anos de conquistas, que o elevaram a presidente mais titulado do mundo, por isso no FC Porto haverá sempre um antes e um depois de Pinto da Costa. O seu legado é único, jamais será apagado e perdurará para sempre", disse o empresário.
Jorge Mendes, considerado o maior empresário português de futebolistas, comentou através de um comunicado a morte de Pinto da Costa, lembrando que o antigo presidente dos 'dragões' deixou importante legado.
"É um dia muito triste. Jorge Nuno Pinto da Costa marcou uma era no FC Porto, no futebol português e no futebol mundial. Alguém que dedicou a sua vida a uma causa, a do FC Porto, e que com a sua capacidade de liderança transformou o clube numa potência mundial", sublinhou.
Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto
O guarda-redes Diogo Costa, capitão da equipa do FC Porto, afirmou que Pinto da Costa fez do clube "um gigante", referindo que o clube ficou sem a sua "maior referência".
"O FC Porto perdeu hoje a sua maior referência, e todos nós, portistas, perdemos um símbolo de dedicação, ambição e paixão pelo clube. Desde pequeno, sempre soube que vestir esta camisola significava muito mais do que jogar futebol. Significava representar uma história construída por um homem que fez do FC Porto um gigante", referiu, numa mensagem nas redes sociais.
O internacional português salienta que teve o "privilégio" de partilhar momentos com Pinto de Costa que vai guardar para sempre.
"O seu legado viverá em cada jogo, em cada conquista e em cada portista que continuar a lutar por este clube. Os meus sentimentos à família e a todos os que sentem esta perda. Descanse em paz, Sr. Presidente", concluiu Diogo Costa, que acompanha o texto com uma foto ao lado do antigo presidente.
Jesualdo Ferreira, treinador
"Marcou a minha vida e marcou a minha carreira também. Terei de o ter sempre comigo, na minha cabeça, e expressar a minha gratidão por alguém que me ajudou muito a ser melhor treinador", reconheceu Jesualdo Ferreira, em declarações à agência Lusa.
O treinador, de 78 anos, tricampeão com o FC Porto, entre 2006 e 2009, explicou que Pinto da Costa era uma companhia fantástica.
"Marcou-me como pessoa, no plano pessoal Pinto da Costa era alguém que era uma companhia fantástica. Era um homem culto, tinha uma visão muito clara dos problemas (...), mas era acima de tudo muito humano. Tinha uma capacidade grande de escolher amigos e era amigo do seu amigo", sublinhou Jesualdo Ferreira.
Fernanda Ribeiro, campeã olímpica
A campeã olímpica dos 10.000 metros em Atlanta1996, Fernanda Ribeiro, recordou Pinto da Costacomo "um grande presidente" que sempre a acompanhou, nos 20 anos em que representou o FC Porto.
"Foi o meu presidente durante 20 anos, todo o tempo que estive no FC Porto. Esteve comigo nos bons e nos maus momentos. Esteve comigo na inauguração da minha academia. Foi uma pessoa muito importante para mim", declarou a antiga atleta à Lusa.
Vítor Baía, antigo guarda-redes do FC Porto
O antigo guarda-redes e capitão do FC Porto Vítor Baía pediu que se honre "verdadeiramente o legado" de Pinto da Costa, que morreu aos 87 anos, lembrando o antigo presidente dos 'dragões'.
"É com profundo pesar que nos despedimos de Jorge Nuno Pinto da Costa. Sob a sua presidência, o FC Porto alcançou o topo do futebol mundial, tornando-se uma referência de excelência e sucesso", escreveu o antigo guarda-redes, em publicação nas redes sociais.
Segundo Baía, que foi vice-presidente de Pinto da Costa no último mandato, até 2024, o antigo dirigente "não foi apenas um presidente, foi o arquiteto de uma era dourada, um líder carismático cujo impacto transcendeu fronteiras".
"A sua visão e capacidade de gestão colocaram o FC Porto no mapa mundial, e a sua ausência deixa um vazio imensurável. Que possamos honrar verdadeiramente o seu legado, retomando o caminho da excelência que ele tão brilhantemente traçou", escreveu.
Galeno, antigo jogador do FC Porto
"Obrigado por tudo, Senhor Presidente. Serei eternamente grato por tudo o que fez por mim, a sua história ninguém apaga. Descanse em paz", disse o antigo jogador do 'Dragão'.
Pepê, jogador do FC Porto
"Muito obrigado por tudo, presidente. Descanse em paz", despediu-se o jogador.
Otávio, antigo jogador do FC Porto e internacional português
"Presidente mais titulado do mundo, obrigado por tudo que fizeste por mim e pelo nosso FC Porto, serei eternamente grato. Descanse em paz, escreveu Otávio numa mensagem.
Cristiano Ronaldo, internacional português
"Os meus sentimentos à família e a toda a nação portista. Descanse em paz", escreveu o camisola 7 e capitão da equipa das quinas.
Bruno Lage, treinador do Benfica
"Foram muitos anos no futebol, com muitos títulos, por isso deixo os meus sentimentos", a mensagem de pesar de Lage.
Sporting de Braga
O Sporting de Braga manifestou condolências pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, "presidente honorário do FC Porto e figura incontornável da história do dirigismo português e mundial".
"Tendo privado com vários presidentes e dirigentes do Sporting de Braga ao longo dos seus 42 anos na liderança do FC Porto, para além do ciclo em que foi simultaneamente presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pinto da Costa deixa memórias de uma longa convivência, muitas vezes como adversário, várias outras como parceiro", pode ler-se na nota dos bracarenses.
O Sporting de Braga "associa-se ao pesar de familiares e amigos, mas também do FC Porto e do futebol e do desporto em geral", conclui.
Vitória de Guimarães: "O Vitória Sport Clube lamenta profundamente o falecimento de Pinto da Costa este sábado, aos 87 anos. Histórica figura do futebol português e mundial, foi presidente do FC Porto de 1982 a 2024, dirigindo o destino do clube portista durante 42 anos, e presidente da Liga entre 1995 e 1996".
Famalicão: "O Futebol Clube de Famalicão manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, sócio honorário do nosso clube e figura incontornável da história do futebol português e mundial".
Chancel Mbemba, antigo jogador do FC Porto
"Descanse em paz, Presidente Pinto da Costa, estou grato pela oportunidade que me deu de ingressar num grande clube, o FC Porto", homenageou Pinto da Costa.
Cândido Costa, antigo jogador do FC Porto
"Até sempre, presidente. Obrigado", escreveu nas redes sociais.
Associação de Futebol do Porto: "A Associação de Futebol do Porto manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do Futebol Clube do Porto e uma das figuras mais emblemáticas da história do futebol português. Jorge Nuno Pinto da Costa, sócio de mérito da nossa Associação e também distinguido com o galardão de Ouro e Mérito na gala dos 110 anos da AF Porto, foi ao longo de décadas um símbolo de paixão, dedicação e liderança no desporto, elevando o futebol da nossa região e o nosso país a níveis de excelência e reconhecimento internacional. A sua visão e dedicação ao clube deixaram uma marca que inspira e continuará a inspirar futuras gerações."
Vizela: "A FC Vizela, Futebol SAD expressa condolências pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa. Neste momento de luto pelo presidente honorário do FC Porto, esta sociedade envia os mais sentidos pêsames a todos os familiares e amigos, bem como ao FC Porto".
Pedro Martins, treinador de futebol, antigo adjunto no FC Porto em 2004/05
"Jorge Nuno Pinto da Costa personificou toda a paixão pelo seu clube e pela sua cidade, ao longo de 42 anos como presidente do FC Porto. Parte um dirigente histórico do futebol português, com quem tive a honra de privar no início do meu percurso como treinador. Até sempre", afirmou Pedro Martins.
Rui Pinto, criador do Football Leaks
"Hoje perdemos uma figura ímpar, o presidente dos presidentes. Jorge Nuno Pinto da Costa, deixou um legado de conquistas, agitou, transformou e revolucionou o FC Porto e o futebol português. Lutou como poucos contra o centralismo bacoco deste país. Presidente, descanse em paz", manifestou.
Globe Soccer Awards: "A equipa Globe Soccer está profundamente entristecida pela morte de Pinto da Costa, um membro estimado do nosso júri. Honrado com um prémio de carreira em 2011, as suas contribuições para este desporto nunca serão esquecidas".
Rio Ave: "O Rio Ave Futebol Clube emite o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico presidente do FC Porto e personalidade ímpar na história do futebol e do desporto em geral".
Moreirense: "O Moreirense Futebol Clube - Futebol SAD manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico dirigente do FC Porto e uma incontornável figura do futebol português e mundial".
Tondela: "O Clube Desportivo de Tondela vem por este meio manifestar o seu pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo líder do FC Porto durante 42 anos e, até então, Presidente honorário dos azuis e brancos. Num momento triste e de despedida de uma figura incontornável da história do futebol e do dirigismo português e internacional, o CD Tondela endereça à família enlutada, aos amigos e ao Futebol Clube do Porto as mais sentidas condolências".
Estrela da Amadora: "Na sequência da fatídica notícia desta tarde, o CF Estrela da Amadora manifesta a sua nota de pesar pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico ex-presidente do FC do Porto. Endereçamos os mais sentidos pêsames a toda a família, amigos e associados do clube".
Farense: "O Sporting Clube Farense manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do Futebol Clube do Porto. Figura incontornável do desporto português, Pinto da Costa dedicou mais de quatro décadas ao FC Porto. Neste momento de luto, endereçamos as nossas mais sentidas condolências à família e amigos. Descanse em paz".
Portimonense: "Reconhecido como o presidente mais titulado da história, Pinto da Costa deixou um legado imortal, com uma trajetória repleta de feitos inigualáveis que ficarão para sempre gravados na história do futebol. Neste momento de imensa dor, a Portimonense Futebol SAD endereça as suas mais sinceras condolências à família, amigos e a todos os que partilharam do seu percurso e da sua visão apaixonada pelo futebol".
Leixões: "A Leixões SC - Futebol, SAD vem, por este meio, manifestar o profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico Presidente do FC Porto. À família e amigos de Pinto da Costa, bem como ao FC Porto, endereçamos as nossas sentidas condolências".
Boavista: "A Boavista FC, Futebol SAD, através do seu presidente Fary Faye, manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa. À família, amigos e ao FC Porto, endereçamos as nossas mais sentidas condolências".
José Peseiro, treinador
"Figura incontornável e marcante do desporto português e mundial, Presidente com mais títulos da história a nível mundial, e com quem tive o privilégio de privar e trabalhar", afirmou José Peseiro numa publicação na rede social Instagram.
Ricardo Costa, antigo jogador do FC Porto e da Seleção Nacional
"Descanse em paz, grande presidente. Para sempre no coração de todos nós… Os meus sentimentos aos familiares mais próximos", escreveu Ricardo Costa através da rede social Instagram.
Manafá, antigo jogador do FC Porto
Wilson Manafá, antigo jogador do FC Porto, também recorreu às redes sociais para lamentar a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa: "Um orgulho ter presenciado a grande Lenda que é!".
Silvestre Varela, jogador do FC Porto
"Até sempre Presidente, será sempre eterno", disse Varela numa publicação na rede social Instagram. "Eternamente grato por tudo!", acrescentou.
Branco, antigo lateral brasileiro que passou pelo FC Porto entre 1988 e 1990
"Estou aqui na Venezuela, no sul-americano sub-20, com a seleção brasileira, e hoje recebi uma notícia muito, muito triste, de um grande amigo que foi uma referência para mim e para outros tantos, muitos. O falecimento do presidente Pinto da Costa. O maior presidente, para mim, da história do futebol português, um dos maiores presidentes da história do futebol europeu. O FC Porto, o que é hoje, tudo passou por ele. Pelo trabalho de construção deste FC Porto tão grande, enorme que é hoje. Os meus sentimentos aos familiares e, acima de tudo, que ele vá em paz. Merece. Sentimento aos adeptos do FC Porto. Um beijo no coração de todos. Obrigado, Pinto da Costa. O seu lugar está reservado. Que Deus o abençoe", referiu Branco ao Record.
Vítor Pereira, antigo treinador do FC Porto
"Um legado desportivo ímpar. Uma figura incontornável do F.C.Porto e do desporto nacional e internacional", escreveu Vítor Pereira na rede social Instagram.
Bruno Alves, antigo jogador do FC Porto
Bruno Alves recorda Pinto da Costa com "gratidão" numa publicação na rede social Instagram: "Presidente que me contratou e iniciou o meu sonho".
Associação Nacional de Agentes de Futebol (ANAF)
A Associação Nacional de Agentes de Futebol (ANAF), presidida por Artur Fernandes, também já lamentou a morte de Pinto da Costa.
"A ANAF manifesta sentido pesar pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa e envia as suas condolências à família e amigos, bem como a todos os adeptos do Futebol Clube do Porto. Pinto da Costa elevou o FC Porto e a sua cidade ao mais alto patamar de destaque mundial. O Presidente deixa um inquestionável legado de serviço ao desporto nacional e ao País", lê-se em comunicado.
Fernando Santos, antigo treinador do FC Porto
Fernando Santos recebeu a notícia da morte de Pinto da Costa esta manhã por se encontrat em Baku, no Azerbaijão (mais 4 horas que em Portugal).
"Recebi a notícia da partida do meu Presidente e meu amigo Jorge Nuno Pinto da Costa com profunda consternação. Foi sob o seu comando que tive a oportunidade de crescer como treinador e pessoa. A sua paixão e dedicação ao FC Porto serviram de inspiração para todos nós. A sua inteligência e carisma eram absolutamente marcantes. A sua visão e liderança deixam uma marca indelével no futebol português e Mundial, e particularmente na vida de todos que tiveram o privilégio de trabalhar consigo. Neste momento de dor, envio as minhas sinceras condolências à família do Jorge Nuno e a toda a nação portista. A sua memória perdurará nos nossos corações e na história do futebol. Rezo para que descanse em paz. Obrigado, amigo para sempre.", afirmou.
Marchesín, antigo jogador do FC Porto
"O melhor presidente do mundo. O mais vencedor de todos", escreveu Marchesín na rede social Instagram.
Real Madrid
O Real Madrid destacou o "histórico" líder dos 'dragões', enviando as suas condolências à família, clube, adeptos e todo o futebol português.
"O Real Madrid, o seu presidente e direção lamentam profundamente a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico presidente do FC Porto entre 1982 e 2024", refere o clube espanhol em comunicado.
Os 'blancos' destacam o currículo de Pinto da Costa no FC Porto, deixando as suas condolências.
"O Real Madrid quer expressar as suas condolências e o seu carinho aos familiares, ao clube e a todos os adeptos, e ao futebol português. Que descanse em paz", acrescentam.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt