Vieira e Bruno no adeus de Proença
Benfica, Sporting e FC Porto estiveram representados na despedida.
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, e Bruno de Carvalho, líder do Sporting, marcaram ontem presença na conferência em que Pedro Proença, 44 anos, anunciou o fim da carreira de árbitro. Os dirigentes cumprimentaram-se, num gesto que apaga algum distanciamento entre clubes.
Antero Henrique, diretor-geral da SAD do FC Porto, e Luís Duque, presidente da Liga de Clubes, também estiveram na despedida de Proença, que se congratulou com o consenso em seu redor. "A presença, que muito me honra, de representantes de alguns dos maiores clubes é sinal do reconhecimento que as possíveis falhas jamais colocaram em causa a minha seriedade", destacou o agora ex-árbitro.
Em 2012, Vieira disse que não queria mais Proença a arbitrar jogos do Benfica, mas ontem saudou o antigo internacional. Um gesto que não deixou o ex-juiz indiferente: "Saio da arbitragem de bem com todos." Proença pôs termo a 16 anos de atividade, em que se destacam como pontos altos a final da Champions e do Europeu 2012. Um ano que lhe valeu a distinção de melhor árbitro do Mundo da
Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. Já este ano, recebeu a distinção de árbitro do século pela FPF. Proença deve agora ser indicado pelo Conselho de Arbitragem para o Comité de Arbitragem da UEFA.
PERFIL
Pedro Proença (Lisboa, 3 de março de 1970, 44 anos) ascendeu à 1.ª categoria da arbitragem em 1998 e tornou-se árbitro internacional em 2003.
Não deixe de nos seguir no
Não deixe de nos seguir no Facebook
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt