page view

Morreu Pelé, o rei do futebol

Antigo jogador, um dos ícones do desporto mundial, tinha 82 anos.

29 de dezembro de 2022 às 18:59

O antigo futebolista Pelé, um dos ícones do desporto mundial, morreu esta quinta-feira, aos 82 anos, após meses de luta contra o cancro.

Pelé é considerado por muitos o maior jogador da história do futebol e foi eleito, no início dos anos 2000, o "Jogador do Século", numa votação da FIFA.

Nascido Edson Arantes do Nascimento, a 23 de outubro de 1940, no município de Três Corações, em Minas Gerais, no Brasil, mudou-se cedo com a sua família para Bauru, no interior de São Paulo.

Filho de Celeste Arantes e Dondinho - que também foi jogador de futebol –, Edson Nascimento desenvolveu o gosto pelo futebol em pequeno. Começou por jogar com uma bola de pano e chegou a vender amendoins e a engraxar sapatos para ajudar os pais a comprar a sua primeira bola de futebol. Desde cedo ficou conhecido como Pelé.

Um prodígio no Santos

A carreira de futebolista começou aos dez anos, quando ingressou na equipa infanto-juvenil do seu clube local, o Bauru Atlético Clube. Depois de conquistar os campeonatos de 1954 e 1955, Pelé captou a atenção de Waldemar de Brito, jogador do Santos, que levou o jovem prodígio a um jogo de treino no seu clube. Nessa sessão, Pelé fez quatro golos e garantiu um lugar no Santos.

Estreou-se oficialmente pelo ‘Peixe’ a sete de setembro de 1956, num amigável frente ao Corinthians, tendo contribuído com dois golos para uma goleada de 7-1.

Pelé representou as cores do Santos durante 20 anos (1956-1975), nos quais conquistou diversos títulos, entre eles duas taça dos Libertadores e dois Mundiais de Clubes, nos anos de 1962 e 1963. O atacante contribuiu ainda para a conquista de dez campeonatos Paulistas e cinco Taças do Brasil, esta última atualmente conhecida como ‘Brasileirão’.

O maior goleador da história da ‘canarinha’

Pelé representou o Brasil nos mundiais de 1958, 1962, 1966 e 1970, entre os 17 e os 29 anos, tendo conquistado três campeonatos. Tornou-se o primeiro e único jogador a ser tricampeão Mundial na história, com um total de 12 golos em 14 jogos em fases finais da competição.

Foi também no Mundial de 58’, na Suécia, que Pelé se tornou o jogador mais jovem de sempre a marcar na competição, com apenas 17 anos e 241 dias, recorde que se mantém até aos dias de hoje.

No seu historial ao serviço do Brasil, Pelé conta com 92 internacionalizações e 77 golos, números que o tornam o maior goleador da história da ‘canarinha’.

Pelé apenas representou dois clubes durante os 21 anos no ativo: o Santos, no Brasil, e o New York Cosmos, nos EUA, já no final da carreira.

No entanto, mesmo depois de se ter retirado, Pelé nunca parou de fazer história. Foram vários os prémios individuais e distinções conquistadas pelo astro brasileiro, com destaque para ‘Personalidade do Ano do Desporto’ pela BBC, em 1970; ‘Atleta do Século’ pelo jornal L’Equip, em 1981; Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, em 1995; foi condecorado com a Ordem de Cavaleiro do Império Britânico, em 1997; distinguido como ‘Maior Futebolista do Século’ pela UNICEF, em 1999; e foi considerado, a par de Diego Maradona, ‘Jogador do Século’ pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) no ano 2000. Em 2010, foi distinguido como presidente honorário do New York Cosmos, o clube onde terminou a carreira.

Depois de afastar-se dos relvados, Pelé participou em filmes e novelas e chegou a dedicar-se à política, tendo sido ministro do Desporto do governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998.

Os golos marcados

Os golos de Pelé ficam na memória dos amantes de futebol, mas existe alguma discordância quanto ao número de vezes que o craque rematou contra o fundo da baliza. De acordo com a IFFHS, o camisola ‘dez’ marcou 765 golos ao longo da carreira, sendo considerado o segundo maior goleador do mundo ao nível de clubes. Já o Museu do Futebol contabiliza 1281 golos em 1363 partidas.

Mas o número de golos é apenas um detalhe na carreira repleta de sucessos do ‘rei do futebol’.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8