Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Adeptos do Benfica acreditam no título do clube na Primeira Liga

Mais de 80% dos benfiquistas já veem os ‘bebés’ de Bruno Lage a festejar o título no Marquês de Pombal.
Paulo João Santos 13 de Abril de 2019 às 08:00
Benfica FOTO: Reuters
O Benfica parte para as últimas seis jornadas como o grande favorito à conquista do título, segundo uma sondagem da Aximage para o Correio da Manhã. A diferença para o FC Porto situa-se agora nos 11,3% (47,5% contra 36,2%). Em março era maior, 13,9% (48% contra 34,1%), mas, ainda assim, continua bastante confortável.

O Sporting desapareceu praticamente desta contabilidade, não indo além dos 2,7%. A confiança numa vitória leonina nunca foi elevada (o máximo foi atingido nas primeiras jornadas do campeonato, com 7%), mas a distância, neste momento, dos comandados de Marcel Keizer para a dupla da frente, 8 pontos, torna a recuperação praticamente impossível.

É junto dos benfiquistas que a percentagem dos que acreditam que o clube da Luz chegará em primeiro após as 34 jornadas do campeonato é maior: 81,8%. Só 10,5% admitem uma vitória do FC Porto.

As percentagens invertem-se quando a questão do título é colocada aos adeptos do FC Porto, ainda que em proporções um pouco inferiores: 78,1% estão confiantes numa repetição da grande festa nos Aliados, enquanto 11,9% consideram que as águias já podem reservar o Marquês de Pombal.

Os sportinguistas estão divididos na atribuição do favoritismo, ainda que a balança penda para o lado dos dragões (48,9% contra 32,4%).

Com a época a aproximar-se do fim, adeptos do Benfica e FC Porto fazem contas ao que falta. Os encarnados têm quatro jogos em casa (V. Setúbal, Marítimo, Portimonense e Santa Clara) e dois fora (Sp. Braga e Rio Ave). O FC Porto joga três vezes no Dragão (Santa Clara, Desp. Aves e Sporting) e outras tantas fora da Invicta (Portimonense, Rio Ave e Nacional).

SAIBA MAIS
72,5%
era a percentagem dos que apontavam o FC Porto como o principal candidato ao título no mês de janeiro. O Benfica ficava-se pelos 13%.

Avanço anulado
À 15ª jornada, o FC Porto dispunha de cinco pontos de avanço sobre o Benfica. Os encarnados recuperaram, acabando por assumir a liderança.

FICHA TÉCNICA
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, atividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 602 entrevistas efectivas:293 a homens e 309 a mulheres;58 no Interior Norte Centro, 79 no Litoral Norte, 107 na Área Metropolitana do Porto, 112 no Litoral Centro, 167 na Área Metropolitana de Lisboa e 79 no Sul e Ilhas; 98 em aldeias, 164 em vilas e 340 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 30 e 31 de Março e 1 de Abril de 2019, com uma taxa de resposta de 74,7%.
Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 602 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020(ou seja, uma "margem de erro" – a 95% - de 4,00%).
Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)