page view

Aplausos, cânticos e uma homenagem emocionante no Estádio do Dragão: o último adeus a Pinto da Costa

Urna foi carregada pela família e membros dos Super Dragões à saída da igreja das Antas.

Atualizado a 18 de fevereiro de 2025 às 00:48

As cerimónias fúnebres de Pinto de Costa decorrem esta segunda-feira. O funeral começou 11h00, na Igreja Paroquial de Santo António das Antas, no Porto. A urna de Pinto da Costa foi carregada pela família e pelos Super Dragões à saída da igreja.

O cortejo fúnebre desceu a Alameda das Antas e parou no Estádio do Dragão. Aqui, estão milhares de adeptos para a derradeira homenagem. Os adeptos, vestidos a rigor, gritam: "Pinto da Costa". 

Fez-se

Ao contrário do que tinha sido inicialmente anunciado, o cortejo fúnebre vai passar também pelo interior do Estádio do Dragão. A confirmação chegou esta segunda-feira de manhã, através de um comunicado do FC Porto: "o Presidente dos Presidentes estará no relvado da casa de todos os portistas uma última vez".

De acordo com uma nota divulgada no site dos 'Dragões', o  Estádio do Dragão vai abrir portas a todos os que queiram prestar homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa.

A urna segue depois para o Cemitério do Prado do Repouso. Está ainda por definir se esta última parte do percurso, de aproximadamente dois quilómetros e meio, será feita a pé ou de carro. Certo é que a PSP irá gerir os condicionamentos do trânsito nas imediações consoante a afluência.

O FC Porto levará a cabo várias homenagens, nomeadamente no próximo jogo em casa. As portas do estádio já foram decoradas com quadros alusivos a vários feitos do ex-presidente.

Centenas despedem-se de Pinto da Costa

Estiveram centenas de adeptos no exterior da igreja. Francisco J. Marques, antigo diretor de comunicação do FC Porto, foi dos primeiros a chegar. Também Sandra Madureira, Sérgio Conceição, Pepe e José Couceiro marcaram presença.

A carregar o vídeo ...

Imagens de drone mostram multidão na despedida a Pinto da Costa

Ramalho Eanes foi muito aplaudido à chegada. "Deixou um legado impressionante", disse antigo Presidente da República sobre Pinto da Costa.

Também João Pinto, Rodolfo Reis, Vítor Baía, Deco, Nuno Lobo, ex-candidato à presidência do FC Porto, o presidente do Sp. Braga, António Salvador, Vítor Bruno e Pedro Proença, presidente da FPF, estiveram presentes. 

Paulo Futre chegou emocionado. "Foi como um pai para mim", afirmou o antigo jogador do FC Porto.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, também esteve na igreja para a última homenagem: "Foi um dirigente icónico do desporto português".

O plantel do FC Porto chegou minutos antes do início da missa e foi aplaudido à chegada.

A carregar o vídeo ...

Plantel do FC Porto também já chegou à igreja para a última despedida a Pinto da Costa

Após a homenagem no Estádio do Dragão, as centenas de adeptos começaram a desmobilizar. Cortejo fúnebre segue para o Cemitério do Prado do Repouso.

A urna de Pinto da Costa seguiu para o cemitério do Prado do Repouso, onde chegou pelas 15h44 desta sexta-feira, num cortejo acompanhado por centenas de adeptos.

Publicada originalmente a 17 de fevereiro de 2025 às 01:30

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8