Comunicado da campanha do atual presidente do Benfica sobre as suspeitas de os encarnados terem violado sanções contra a Rússia
A candidatura de Rui Costa, presidente e candidato às eleições de 25 de outubro, divulgou um comunicado na sequência do Benfica ser suspeito de violar sanções contra a Rússia e de Rui Costa poder ser constituído arguido na qualidade de presidente da SAD. Depois dos encarnados terem garantido que recusaram receber os 70 mil euros do Lokomotiv Moscovo por Germán Conti quando esse valor foi bloqueado por Ministério Público, pelo facto de o clube russo estar abrangido pelas sanções da União Europeia, sublinhando que o dirigente não estava a par do pagamento desse valor, hoje a candidatura de Rui Costa "lamenta o desesperado uso de uma situação que mais não seria do que um rodapé noticioso para uma evidente intromissão no processo eleitoral do Benfica".
"O esforço de enlamear um de nós pode dar jeito para os fins eleitorais de alguns ou para vender jornais a todo o custo, mas não servem o Benfica, porque o que estava em causa, apenas e só, era salvaguardar os interesses do clube", pode ler-se no comunicado com o título "O desespero e o momento não podem justificar tudo".
Leia o comunicado na íntegra:
"A Candidatura 'Só o Benfica Importa' lamenta o desesperado uso de uma situação que mais não seria do que um rodapé noticioso para uma evidente intromissão no processo eleitoral do Sport Lisboa e Benfica.
O Benfica vende jornais.
O Benfica dá audiência.
O Benfica é hoje apetecível para muitos interesses e por razões alheias aos interesses do Clube, mas há limites.
Querer envolver diretamente Rui Costa numa situação detetada e superada, no respeito pelas dúvidas suscitadas à posteriori no processo, é ultrapassar os limites do razoável. Uma situação não detetada em nenhum momento do processo administrativo, da FIFA ao Banco, dos Serviços do clube aos restantes intervenientes, prontamente revertida com a suspensão do contrato e a não aceitação de pagamentos posteriores que, sendo devidos ao Clube, estariam condicionados pelas sanções à Rússia.
A situação não era tema se não estivéssemos em eleições. A situação não era tema porque, perante as dúvidas suscitadas, qualquer que fosse o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, como representante legal da instituição seria sempre notificado e constituído arguido.
A situação não era tema porque a causa das dúvidas foi prontamente corrigida quando detetada.
Não queremos que alguns passados voltem a ser futuro
A situação só é tema em vários meios, quase em simultâneo, apesar da desvalorização dos autores, porque tem interesse comercial, eleitoral e digital, para redes sociais em que todos os limites são ultrapassados.
Os factos são claros e a lisura adotada para a observância da lei também.
Havia um jogador de futebol do Clube, não utilizado, que foi cedido sem contrapartida financeira a um clube russo, em 2022/2023, que, na época seguinte, o vendeu a um terceiro clube, tendo-se registado uma transferência bancária clara, transparente e rastreada de 76 mil euros, entre o clube russo e o Sport Lisboa e Benfica, validada pelo Sistema de Correspondências de Transferências da FIFA, resultante da posse de percentagem do passe do jogador em causa.
A transparência da situação permitiu o seu escrutínio, o suscitar de dúvidas pelo Ministério Público devido às sanções da União Europeia e a notificação do representante legal do Sport Lisboa e Benfica.
Querer misturar numa notícia Rui Costa, Rússia e justiça é ultrapassar todos os limites do oportunismo em momento eleitoral.
Logo, o nosso Clube que tem contado, com orgulho, com grandes profissionais ucranianos na sua equipa principal de futebol: Roman Yarenchuk, entre 2021 e 2023, Anatoliy Trubin, desde 2023, e Georgiy Sudakov, desde o início desta temporada.
O esforço de enlamear um de nós pode dar jeito para os fins eleitorais de alguns ou para vender jornais a todo o custo, mas não servem o Sport Lisboa e Benfica, porque o que estava em causa, apenas e só, era salvaguardar os interesses do Clube.
A mesma defesa dos interesses do Clube que o levaram a lucros de cerca de 40 milhões de euros e a ter os últimos anos de gestão sem casos judiciais intrusivos.
Não, não vale tudo. Não, não queremos que alguns passados voltem a ser futuro.
Não, nisto não somos todos iguais, porque “Só o Benfica importa”.
Os Benfiquistas conhecem bem o compromisso, o amor ao Benfica e a seriedade de Rui Costa, em campo e na gestão do Clube.
Continuaremos, pela positiva, com trabalho sério, compromisso com o Clube e sentido de defesa da instituição, o Glorioso, o maior de Portugal. De todo o Portugal, aqui e no Mundo inteiro.
Respeitem os Benfiquistas,
Respeitem o Sport Lisboa e Benfica."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.