Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Estádio Ronaldo viola estatutos do Sporting

Frederico Varandas admite mudar o nome do recinto leonino, mas não tem poderes para tal.
Mário Pereira 13 de Outubro de 2019 às 01:30
Estádio José Alvalade tem a sua denominação protegida pelos estatutos do Sporting
Frederico Varandas foi insultado
Estádio José Alvalade tem a sua denominação protegida pelos estatutos do Sporting
Frederico Varandas foi insultado
Estádio José Alvalade tem a sua denominação protegida pelos estatutos do Sporting
Frederico Varandas foi insultado
Frederico Varandas admite a possibilidade de mudar o nome do estádio do Sporting, fazendo-o passar de José Alvalade para Cristiano Ronaldo, em homenagem ao internacional português formado no clube. O presidente do emblema leonino fez a revelação durante uma entrevista ao jornal italiano ‘Tuttosport’.

"Ser conhecido como o clube que lançou Cristiano Ronaldo deixa-nos orgulhosos, pois ele representa um dos símbolos maiores do próprio clube. Conceder o nome dele ao nosso estádio é uma hipótese que, no momento, não colocamos de lado", disse Varandas.

Contudo, o presidente leonino não tem poderes para tal. Fazê-lo seria ir contra o ponto nº 2 do artigo 4º dos estatutos do Sporting, cujo texto é o seguinte: "Em homenagem ao fundador do Sporting Clube de Portugal, o principal campo de jogos designa-se "Estádio José Alvalade".

Uma eventual mudança do nome do estádio implica, pois, uma alteração dos estatutos. E tal só é possível em Assembleia Geral (AG), com aprovação dos sócios, conforme se pode ler no artigo 43º, ponto 1, alínea a), que diz ser competência exclusiva da AG "alterar os estatutos e velar pelo seu cumprimento".

No número 2 refere-se que, para aprovação de mudanças, as deliberações da AG são tomadas por maioria absoluta de votos dos associados presentes.

Sócios podem ser punidos
Os sócios do Sporting que na Assembleia Geral da passada quinta-feira proferiram expressões insultuosas contra Frederico Varandas podem vir a ser punidos pelo clube.

O Conselho Fiscal e Disciplinar vai reunir-se, de forma extraordinária, na próxima terça-feira, a partir das 18h00, e os seus membros vão analisar as injúrias dirigidas ao presidente do Sporting e demais membros da direção.

As punições a aplicar vão desde a simples repreensão por escrito até à suspensão temporal da condição de associado.
Ronaldo Sporting Clube de Portugal Cristiano Ronaldo Frederico Varandas José Alvalade AG desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)