page view

Dupla detida pela GNR suspeita de roubar padre mais antigo do mundo

Padre Tobias Álvares da Silva entregou dois mil euros após acidente simulado. Dois dias depois o grupo regressou a casa do sacerdote e roubou-lhe dez mil euros em dinheiro e valores.

04 de dezembro de 2025 às 18:51

Os dois homens de 18 e 25 anos, detidos esta quinta-feira pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR da Póvoa de Lanhoso, em Coimbra e Santarém, são suspeitos de serem os autores da simulação de acidente e do roubo que, em outubro, lesou o padre mais antigo do mundo em milhares de euros. A GNR refere que a dupla agora detida usava esta prática criminosa "ao longo do território nacional" e que selecionavam os alvos "em razão da sua idade, tratando-se de vítimas especialmente vulneráveis". 

A simulação de acidente que envolveu o carro conduzido pelo padre Tobias Álvares da Silva, de 99 anos, ocorreu na Póvoa de Lanhoso, no dia 15 de outubro. O pároco de Pedralva, Braga, parou o carro na vila da Póvoa de Lanhoso, e outro veículo colidiu propositadamente com a sua viatura. Convenceram o padre que seria o culpado e exigiram-lhe de imediato dois mil euros para cobrir os danos causados no BMW que a dupla usava. Sem desconfiar de que se tratava de um esquema, o sacerdote acedeu a pagar a quantia peticionada.

Dois dias depois, os mesmos homens bateram à porta da residência paroquial de Pedralva, onde apuraram que o padre residia. Exigiram-lhe mais 20 mil euros, valor que o padre Tobias se recusou a entregar. Acabaram por forçar a entrada na residência e roubaram todo o dinheiro e objetos de valor que encontraram, num montante que rondaria os dez mil euros.

Na operação que esta quinta-feira levou a cabo, o NIC da GNR da Póvoa de Lanhoso apreendeu um revólver e três armas de fogo, além de três mil euros em numerário. A investigação acredita que o grupo é responsável por dezenas de outras situações de simulação de acidentes para sacar dinheiro a idosos. Os dois homens detidos já foram ser presentes a juiz no Tribunal de Braga, tendo sido decretado que têm de se apresentar duas vezes por semana no posto da GNR da área onde residem - Santarém, no caso de um, e Coimbra, no outro. Os dois homens ficam também proibidos de entrar no distrito de Braga e de contactar as vítimas por qualquer meio.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8