page view

Farioli promete "melhorar ainda mais"

Técnico responde à tese de que os adversários já sabem bloquear o FC Porto. Explica que a equipa tem de ser "paciente" e mudar o "chip" face ao perfil e exigência do Sp. Braga.

02 de novembro de 2025 às 01:30

"Na última época, contra os mesmos adversários, havia 11 pontos a menos, por isso creio que estamos num bom caminho e vamos melhorar ainda mais." Foi desta forma que Francesco Farioli finalizou uma longa resposta em que recusou a ideia de que os adversários já sabem como parar o FC Porto. Tese que surgiu depois do jogo com o Moreirense, que os dragões só ganharam por 2-1 com um golo aos 88', com o técnico dos cónegos a dizer que a sua equipa tinha bloqueado os portistas.

"A narrativa que está a correr não é correta, honestamente. E estou curioso para saber aqui quantos de vocês voltam a rever o jogo e com uma cabeça fria?", questionou o técnico, aguardando pela resposta dos jornalistas na conferência de imprensa. "Agora dizem que sabem o que fazemos, que bloqueiam tudo... Entrámos 36 vezes na área do Moreirense, eles entraram seis. Nós tivemos quase 10 remates à baliza, eles tiveram um e foi o golo que nasceu de um desvio. Destruir um modo de jogar é um pouco mais fácil, desces, desces e desces, acumulas jogadores e isto claro faz com que o jogo pareça um pouco mais bloqueado. Mas isto não muda o que fazemos, temos de ser pacientes para encontrar o momento certo e não entrarmos em loucuras ou tentarmos mudar demasiadas coisas."

Para Farioli, "a chave é fazer as coisas bem, com o mesmo rigor, a mesma energia, o mesmo compromisso e com a mesma paixão". Mas frente ao Sp. Braga, o treinador avisa que o contexto é diferente. "Acho que vamos enfrentar uma equipa com um estilo completamente diferente, que pressiona com muita intensidade, por isso temos de mudar o chip e voltar ao que fizemos mais no início da temporada."

De Jong só volta após as seleções

Luul de Jong voltou a fazer treino condicionado, faltando dar o último passo (o trabalho integrado com os colegas) da recuperação progressiva à entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral interno que sofreu em setembro. "Não está ainda tão perto de voltar como queríamos, mas está a ter a devida recuperação. Já trabalha no relvado, corre e muda de direção quase sem dores e começa a tocar na bola, mas antes da paragem de seleções não volta", revelou Francesco Farioli.

Impacto de Pepê e William juntos

"A temporada é longa e vamos precisar de moldar os nossos alas", respondeu Farioli, depois de questionado sobre o impacto de Pepê e William Gomes jogarem juntos. "Ambos podem jogar nos dois flancos. São diferentes do Borja [Sainz], que é um ala-esquerdo mais 'puro'. Ter um extremo invertido vai-nos trazer umas coisas e ter um extremo com pé 'natural' é um cenário diferente. Tentamos escolher as melhores opções dependendo dos adversários."

E TAMBÉM

Negócio de André Franco em risco

O FC Porto arrisca ficar sem os 1,1 milhões de euros que estava a contar receber da venda de André Franco. O jogador está emprestado ao Chicago Fire até 31 de dezembro, mas os norte-americanos estão hesitantes em acionar a cláusula de compra, face à lesão grave do jogador no joelho direito.

Elogio ao adversário

"O Sp. Braga mudou um pouco nas últimas cinco ou seis semanas, especialmente na defesa, eles ficaram mais agressivos. Será um jogo que com duas equipas cara a cara", afirmou Farioli.

FC Porto vende últimos bilhetes

O FC Porto colocou à venda, ao fim da tarde deste sábado, os últimos bilhetes para o jogo deste domingo, na Zona com Condições Especiais de Acesso e Permanência de Adeptos exclusivos a sócios.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8