page view

FPF quer reformular quadros competitivos e direitos televisivos

Organismo agendou a apresentação do plano estratégico da FPF para 24 de fevereiro, precisamente um ano depois de Pedro Proença ter sido empossado sucessor de Fernando Gomes.

31 de janeiro de 2026 às 16:28

O diretor executivo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Vasco Pinho, apresentou este sábado as conclusões do Congresso do Futebol Português, destacando a reformulação dos quadros competitivos e os direitos televisivos entre as áreas que a sofrer reformas estruturais.

O Congresso do Futebol, que teve lugar na Cidade do Futebol, em Oeiras, na sexta-feira e hoje, serviu como 'montra' da FPF para apresentar as reformas estruturais que pretendem "reforçar a sustentabilidade, competitividade e coesão" da modalidade.

O organismo agendou a apresentação do plano estratégico da FPF para 24 de fevereiro, precisamente um ano depois de Pedro Proença ter sido empossado sucessor de Fernando Gomes.

No evento que hoje terminou, a FPF apresentou mais de 100 propostas, das quais se destacam a reformulação das provas sob a sua tutela, com a Taça de Portugal a ver os 'grandes' entrarem uma ronda mais tarde e as meias-finais a apenas um jogo, a Supertaça jogada no modelo de 'final-four', mas também alterações no Campeonato de Portugal, com o aumento do número de clubes participantes, e na Liga Revelação, competição sub-23.

Na vertente da discutida centralização dos direitos televisivos, que terá de ser implementada nas competições sob a égide da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) a partir de 2028/29, o organismo liderado por Pedro Proença pretende ver uma cláusula de solidariedade implementada nos contratos para "assegurar uma distribuição mais justa de recursos" entre os clubes.

A harmonização dos regulamentos nas provas nacionais, a nível nacional e também distrital e regional, a implementação de um novo modelo de financiamento da FPF, que articulará associações, Liga e clube, e a criação do 'walking football' competitivo também foram medidas apresentadas pelas diversas comissões.

Já no âmbito da formação, Vasco Pinho afirmou que a FPF pretende criar uma Universidade do Futebol, destacando a implementação de uma licenciatura sobre a modalidade.

A próxima edição do congresso também já ficou com data marcada, estando previsto para 29 e 30 de janeiro de 2027.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8