Treinador Augusto Inácio projeta que o FC Porto, Sporting e Benfica vão procurar extremos na janela de inverno.
O líder isolado FC Porto, o bicampeão nacional Sporting e o Benfica vão procurar extremos na janela de transferências de inverno da I Liga de futebol, projeta o treinador Augusto Inácio, admitindo ajustes pontuais nas restantes posições.
"Um vai ser campeão, o segundo estará na expectativa para entrar na fase principal da Liga dos Campeões e o terceiro só vai à Liga Europa. Não sei se vão gastar mais do que podem, mas os três 'grandes' tentarão tudo para ganhar. As coisas começam a pesar muito para Benfica e FC Porto, que eram os normais vencedores do campeonato, até o Sporting se ter intrometido", reconheceu à agência Lusa o ex-defesa internacional português, um dos 12 campeões nacionais como jogador e treinador.
Em busca do terceiro título consecutivo pela primeira vez em sete décadas, o Sporting chegou ao fim do ano civil no segundo lugar, com 41 pontos, a cinco do FC Porto, e deve agir a "pensar no presente e no futuro" na reabertura do mercado, em vigor na I Liga de sexta-feira a 02 de fevereiro.
"O [treinador] Rui Borges já disse que precisava de um extremo de pé direito dominante para o lado esquerdo. Parece-me que o clube vai à procura de dois, mas não vai mexer muito num plantel que é bom", referiu.
Campeão no relvado e no banco pelos 'leões', que levou em 1999/00 ao primeiro título em 18 anos, Augusto Inácio vê ainda um novo médio em Alvalade, atendendo à quebra de Hidemasa Morita, em fim de contrato.
O Sporting está em posição favorável para chegar à fase a eliminar da Liga dos Campeões, ao contrário do Benfica, que fecha o pódio do campeonato, com 36 pontos, e vai ter a primeira janela de transferências com José Mourinho, sucessor de Bruno Lage desde setembro, no regresso à Luz 25 anos depois.
Convicto de que o capitão Nicolás Otamendi cumprirá o vínculo extensível até ao próximo verão, Augusto Inácio coloca dois extremos e, se possível, um médio a caminho das 'águias', às quais está para chegar o ala cabo-verdiano Sidny Lopes Cabral, na venda mais alta de sempre do Estrela da Amadora.
"Embora seja lateral à direita ou à esquerda, o Sidny faz quatro posições e pode dar algum jeito na frente de ataque. O Benfica gastou muito dinheiro no princípio da época e agora está a tentar fazer das fraquezas forças para apetrechar o plantel dentro da ideia do treinador. É natural que esteja muito ativo no mercado", analisou.
Em relação ao FC Porto, com o qual venceu três campeonatos, uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia, Augusto Inácio espera um extremo e um ponta de lança no conjunto do italiano Francesco Farioli, privado de Luuk de Jong, por lesão.
De regresso ao fim de duas décadas está o defesa central brasileiro Thiago Silva, que nunca jogou pela equipa principal 'azul e branca' e desvinculou-se do Fluminense, podendo ser alternativa a Jan Bednarek e Jakub Kiwior.
"Havia uma lacuna na posição de central do lado direita. O FC Porto olhou para o caso de acontecer algo e não ser sempre o Pablo Rosario a jogar a central. Thiago Silva dá segurança, até porque fez muitos jogos e era capitão do Fluminense. Olha-se para a idade e assusta como é que o FC Porto vai buscar um jogador de 41 anos, mas acredito que seja mais pelo momento", expôs, numa altura em que o líder ainda não perdeu na I Liga, sendo, a par do Benfica, as duas únicas equipas sem derrotas.
Os 'dragões', cujo recorde de despesa foi batido no verão, são favoritos ao título para Augusto Inácio, que não espera vendas avultadas a meio da época e vê o Sporting financeiramente mais estável numa I Liga de "pouca visibilidade e dimensão, mas cotada internacionalmente a projetar valor".
"Não deixa de ser curioso que agora se fale de uma aquisição por uns 20 milhões de euros (ME) e pareça que é uma coisa de somenos, quando antigamente se falava em cinco ME e era uma dor de cabeça para os clubes. É a evolução dos tempos e veremos quem consegue equilibrar a balança. Portugal tem grandes jogadores, mas não os pode reter durante muito tempo, porque aparece sempre alguém que os quer", advertiu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.