Estrela da França tem raízes portuguesas.
A comunidade portuguesa de Mâcon, a cidade francesa onde cresceu o jogador Antoine Griezmann, acredita que Portugal vai ganhar a França por 2-1 na final do Euro2016 de futebol, com golos de Ronaldo, Nani e de... Antoine Griezmann.
"É uma brincadeira, mas o que se diz aqui é que Portugal vai ganhar por 2-1 com golos de Ronaldo, Nani e do terceiro português, o Antoine Griezmann", disse Antero Pacheco Leal, secretário-geral do Sporting Club de Mâcon, onde joga o irmão do avançado dos 'Bleus', Théo Griezmann.
O tema tem sido motivo de conversa nos cafés, na imprensa francesa e nas redes sociais, sobretudo desde que Antoine Griezmann colocou a França na final do Euro2016 contra Portugal, graças a dois golos marcados contra a Alemanha, o que não surpreende Antero Pacheco Leal, porque "na família Griezmann e Lopes respira-se futebol".
O jogador francês, filho de mãe lusodescendente, é neto de Amaro Lopesm, que jogou no Paços de Ferreira na primeira metade da década de 50, mas "os tios Manu e José Lopes jogaram e foram treinadores do Sporting Club de Mâcon, assim como o pai" Alain Griezmann e o irmão, que ainda joga neste clube.
No domingo, o Sporting Club de Mâcon vai projetar o jogo Portugal-França numa sala "capaz de acolher até 150 pessoas e vão ser servidas moelas" para os portugueses que vão torcer pelas 'quinas', ainda que "o filho da terra" jogue com as cores de França.
"Os portugueses não estão divididos, são por Portugal, mas dizem 'Que ganhe o melhor'. Temos orgulho, porque o Antoine é um filho da terra e estamos contentes por ele, mas os portugueses não esquecem de onde vêm, mesmo os que têm nacionalidade francesa, mas que no fundo são portugueses", continuou o dirigente desportivo e vice-presidente da associação Mâcon Portugais.
Ainda assim, Antero Pacheco Leal, que chegou a Mâcon ainda bebé há 50 anos vindo de Paços de Ferreira, admitiu que "se a França ganhar, a comunidade portuguesa fica contente pelo Antoine Griezmann, pela família Lopes e pela família Griezmann", ainda que isso não signifique que vá "celebrar a vitória da França".
David Vaz, presidente do grupo folclórico Os Lusitanos de Mâcon, que faz parte da associação Mâcon Portugais, explicou à Lusa que "os mais velhos vão apoiar Portugal e os mais novos é 50-50".
Euforia antes da final
"A comunidade portuguesa está a viver a final com euforia, porque temos a sorte de termos um jogador na equipa de França que é metade francês e metade português e os pais dele já fizeram e ainda fazem parte da associação", contou.
De qualquer modo, David Vaz, que já nasceu em França, avançou que "portugueses e franceses vão ver juntos o jogo na associação e vai haver festa, quer ganhe Portugal quer ganhe a França", ainda que ele próprio vá torcer por Portugal, porque "seria o grande título para a comunidade portuguesa em França".
"Temos sócios que são franceses e os franceses gostam muito da comunidade portuguesa em Mâcon. Não vai haver guerra, é mesmo festa, seja a França ou Portugal o campeão", disse o lusodescendente de 36 anos, que sublinhou que "Portugal está a jogar em casa".
Armando Gomes, antigo secretário-geral do Sporting Club de Mâcon, é mais um português oriundo de Paços de Ferreira, como "a maior parte dos portugueses de Mâcon", e conheceu Antoine Griezmann "desde pequenino".
"Foi sempre um rapaz simpático, não falava muito e gostou sempre da bola. Foi sempre um bom rapaz e humilde. Nunca o ouvi falar português", contou à Lusa o português, que vive há mais de 40 anos em França.
"Contra Portugal não quero que o Antoine marque golos"
Armando Gomes tem orgulho no francês com raízes portuguesas, mas isso não o impede de apoiar a seleção na final contra a França.
"Contra Portugal não quero que o Antoine marque golos. Contra os outros países claro que queria. Nós somos por Portugal, o que não devia ser era contra a França. É normal que apoiemos Portugal, mesmo que ele seja da nossa terra", declarou.
Ainda assim, e como Griezmann "tem um bocadinho de sangue português", Armando afirma: "Olhe, que o melhor ganhe. Portugal estar na final já é bom."
Bernardo Martins, presidente do Cluny Foot, um clube local, também conhece bem o pai, Alain, que já jogou contra o seu clube e viu Antoine Griezmann dar os primeiros passos na bola.
"O Antoine é pena não jogar com as cores de Portugal, ele é mesmo muito bom. Depois, fala com toda a gente, é muito calmo e humilde", descreveu o português de 65 anos, apostando que "exceto o pai e a mãe que são pelo filho, o resto da família deve estar com o coração bem dividido".
A partida entre Portugal e França está agendado para as 20h00 e vai decorrer no Stade de France, em Saint-Denis nos arredores de Paris.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.