page view

Lage feliz com desfecho do mercado de transferências

Técnico assume que esta foi a única janela de verão em que as suas ideias foram ouvidas.

12 de setembro de 2025 às 01:30

"Foi o único mercado em que o presidente e a direção levaram em consideração as ideias do treinador. Conversámos muito depois do Mundial de Clubes e sinto-me bem com essa responsabilidade [investimento de 130 milhões em reforços]", disse Bruno Lage na antevisão do jogo desta sexta-feira com o Santa Clara para a Liga. A comunicação do Benfica esclareceria, mais tarde, que o técnico se referia apenas a mercados de verão. Ou seja, a 'queixa' não visaria Rui Costa, mas sim a época 2019/20, com Luís Filipe Vieira como presidente.

Sobre Lukebakio, último reforço a chegar, Lage assume ser um jogador de "enorme qualidade". "Desde o Mundial falámos sobre isso, tínhamos um alvo que não se concretizou [Moussa do Feyenoord era um dos nomes avançados] e precisávamos de um ala", salientou o treinador, admitindo que o belga ainda não está pronto para ir a jogo [recupera de uma pequena lesão na perna direita].

O técnico admite dificuldades diante do Santa Clara, até porque muitos dos jogadores ainda não se conhecem. "O mais importante é olharmos para a equipa e fazê-la crescer. Ajudar os jogadores a conhecerem-se de diversas maneiras, nem que seja ao pequeno-almoço, poderem conversar. Com o tempo e com a dinâmica, com equipas de bloco baixo temos de ter paciência, circular a bola de pé para pé, obrigar que as linhas deem espaço. Mas estamos no bom caminho", salienta o treinador do Benfica. Sobre a equipa a apresentar diante dos açorianos na Luz, a única certeza revelada é que o ucraniano Trubin será o titular, depois de Samuel Soares ter sido o escolhido diante do Alverca.

Sudakov vai "superar" a situação

"Falámos com o jogador, é uma situação lamentável, triste, mas vejo-o a superar. O mais importante é a família estar segura e ele estar feliz por estar connosco. Está em modo recuperação pela viagem", disse Bruno Lage sobre Sudakov, reforço ucraniano que viu recentemente a sua casa em Kiev, onde reside a mulher grávida e a filha, ser bombardeada pelos russos. Sobre aquilo que o jogador pode dar à equipa o técnico fez a sua análise: "Pode jogar em diversas posições, segundo médio, numa linha mais à frente, atrás do avançado, ou pelas alas. Este tipo de jogadores são sempre bem-vindos".

"Lesão de Dedic? Temos de ver a evolução dia a dia"

Bruno Lage não quis revelar quem vai substituir Dedic no lado direito da defesa. O bósnio está lesionado, mas também não poderia jogar contra o Santa Clara devido a castigo. "Vou apostar num jogador em função da estratégia para vencer o jogo. É uma lesão semelhante à que o Fredrik [Aursnes] teve no ano passado. É importante perceber a evolução no dia a dia", reconheceu.

PORMENORES

Bah e Manu no final do ano

Bah e Manu recuperaram das graves lesões sofridas no início do ano. Lage garantiu que a dupla só deve regressar no final do ano. “Temos de ter muita paciência”.

Dúvidas com Otamendi e Ríos

Bruno Lage não quis revelar se o argentino Otamendi e o colombiano Richard Ríos vão jogar de início depois dos compromissos das respectivas seleções: “Amanhã [esta sexta-feira] vamos analisar essas questões.”

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8