Tottenham não foi capaz de vencer o Chelsea. Veja as fotos.
O Leicester City viveu em 2015/16 uma verdadeiro 'conto de fadas', tornando-se um dos mais inesperados campeões da história do futebol, ao vencer a Liga inglesa, 'apenas' o mais competitivo e complicado campeonato do Mundo.
Partindo de probabilidades de um para 5.000, o conjunto comandado pelo italiano Claudio Ranieri - que, como o Leicester, nunca havia sido campeão - superou todos os 'poderosos' do reino de 'sua majestade', incluindo Chelsea, Manchester City, Manchester United, Arsenal, Liverpool ou Tottenham.
Com uma equipa de 'tostões', composta por uma maioria de desconhecidos, talvez com exceção de Kasper Schmeichel, e por ser filho de Peter Schmeichel, ou Robert Huth, o Leicester 'furou' todos os prognósticos, para se tornar o 24.º campeão de Inglaterra, cujo palmarés não apresentava uma novidade desde o título do Nottingham Forest, em 1977/78.
1 / 7
Do nada para o 'estrelato, surgiram nomes com os do extremo Riyad Mahrez, eleito o melhor jogador da 'Premier League' pelo sindicato dos jogadores, e do ponta de lança Jamie Vardy, o melhor para os jornalistas.
O argelino, contratado ao Le Havre, da segunda divisão gaulesa, marcou 17 golos e foi o 'motor' ofensivo dos 'foxes, enquanto o internacional inglês, descoberto no Fleetwood Town, do quinto escalão inglês, foi o goleador da equipa, com 22: juntos, custaram menos de dois milhões de euros.
Wes Morgan, Marc Albrighton, Ngolo Kanté, Shinji Okazaki, Christian Fuchs, Daniel Drinkwater, Danny Simpson, Leonardo Ulloa, Andy King ou Jefferry Schlupp são também incontornáveis numa das mais inesperadas histórias do futebol.
O Leicester, que cumpre a 48.ª época entre os 'grandes' de Inglaterra, tinha apenas ficado três vezes no 'top 5' (terceiro em 1927/28, segundo em 1928/29 e quarto em 1962/63) e, entre 2004/2005 a 2013/14, esteve nos escalões inferiores, incluindo uma passagem pelo terceiro, a 'League One', em 2008/09, há apenas sete anos.
1 / 13
Da equipa que venceu o terceiro escalão, só há um resistente, o médio Andy King, mas muitos dos atuais jogadores chegaram com a equipa no segundo escalão e ajudaram o clube a conquistar o 'Championship' em 2013/14.
Na época passada, a primeira na 'Premier League' desde 2003/04, o Leicester foi apenas 14.º colocado, a 46 pontos do campeão Chelsea, de José Mourinho, e, para 2015/16, o objetivo era o de conseguir a manutenção, com a tranquilidade possível.
O cargo de treinador foi entregue ao italiano Claudio Ranieri e foram gastos menos de 40 milhões de euros em jogadores, com destaque para os 11 pagos por Okazaki, os oito por Kanté e os sete por Inler, que pouco veio a jogar.
Sem qualquer nome sonante, o Leicester impôs-se desde cedo com a equipa sensação, ao manter-se invicto nas primeiras seis jornadas (três vitórias e três empates), que concluiu no quarto lugar, a apenas três pontos do líder Manchester City.
À sétima jornada, e no primeiro jogo frente a um dos assumidos candidatos ao título, os 'foxes' foram goleados em casa por 5-2 pelo Arsenal e caíram para o oitavo posto, a quatro pontos do comandante, agora o Manchester United.
A maioria terá pensado que acabara ai o 'agigantamento' do Leicester, mas foi o contrário: a resposta foram cinco triunfos e um empate, que valeram a sensacional ascensão à liderança, à 13.ª jornada, após um claro 3-0 em Newcastle.
Então, apostar na vitória do Leicester ainda valia 100 para um, mas o 'onze' de Ranieri continuou a surpreender, a mostra qualidade, mesmo caindo na ronda seguinte para o segundo posto, ao empatar a um na receção ao Manchester United.
O encontro realizado a 28 de novembro de 2015 entrou para a história, já que, então, o 'intratável' Jamie Vardy marcou pela 11.ª jornada consecutiva, batendo o recorde do holandês Ruud van Nistelrooy (marcou em 10 jogos seguidos do Manchester United, entre 2002/03 e 2003/04).
Vardy 'falhou' no jogo seguinte, mas um 'hat-trick' de Mahrez selou o triunfo por 3-0 no reduto do Swansea e o Leicester voltou ao comando, que, à 16.ª jornada, defendeu com mestria na receção ao campeão Chelsea, ainda de Mourinho (2-1), para depois bater fora o Everton por 3-2.
As 'odds' ainda estavam em 20 para 1 e o 'onze' de Ranieri viveu, então, o primeiro período complicado da época: perdeu por 1-0 com o Liverpool, em Anfield Road, e, depois, empatou a zero nas receções a Manchester City e Bournemouth.
Apesar dos três jogos sem ganhar, a queda na tabela não foi grande, para o segundo lugar e a apenas dois pontos de um novo líder, o Arsenal.
O Leicester mostrou, então, que era mesmo candidato ao título, regressando após três jornadas (duas vitórias, a primeira na casa do Tottenham, e um empate) à liderança, que reforçou com mais dois triunfos marcantes: 2-0 ao Liverpool e, especialmente, 3-1 no reduto do Manchester City, que colocou a vantagem sobre o segundo em cinco pontos.
O Tottenham era agora o perseguidor mais próximo e logrou chegar-se a dois pontos, à 26.ª jornada, quando os 'foxes' caíram pela segunda vez face ao Arsenal, agora fora (1-2).
Quatro pontos nas duas rondas seguintes chegaram para 'esticar' o avanço para três pontos, para, então, aparecer um Leicester mais pragmático: quatro triunfos consecutivos por 1-0 'atiraram' a vantagem para sete pontos. O sonho do título parecia cada vez mais uma realidade.
Um empate 2-2 com o West Ham ainda fez os 'spurs' reaproximarem-se, mas, à 35.ª ronda, uma goleada ao Swansea (4-0), junto com um 'tropeção' do Tottenham no Bournemouth (1-1), colocou o título à distância da uma vitória.
O Leicester desperdiçou domingo esse primeiro 'match point', mesmo não falhando no reduto do Manchester United (1-1), mas, hoje, o Tottenham não foi capaz de vencer na casa do Chelsea (2-2) e estalou a festa dos 'foxes'...
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.