Milhares de adeptos e figuras conhecidas no velório do ex-jogador. Presidente da Mesa da Assembleia-geral admite retirada da camisola 2.
1 / 7
A dor, a tristeza e a emoção dominaram o velório de Jorge Costa, ao longo desta quarta-feira. A nação portista marcou presença em peso no estádio do Dragão, com anónimos e ilustres a quererem despedir-se do mítico capitão do FC Porto, que morreu aos 53 anos vítima de uma paragem cardiorrespiratória.
As homenagens tiveram dois palcos principais. Um memorial improvisado pelos adeptos, junto à porta n.º 2. E o local escolhido pelo FC Porto para colocar o corpo em câmara ardente, junto ao túnel de entrada para o relvado, no Parque 1. As primeiras horas do velório foram reservadas à família e amigos próximos. Mas ainda de manhã começou a formar-se a fila daqueles que quiseram dizer o último adeus a um dos jogadores que melhor corporizaram a mística portista.
Por volta das 12h30, o plantel do FC Porto despediu-se daquele que era o seu diretor desportivo, que faleceu na terça-feira pouco depois de ter assistido a um treino da equipa, no Olival. Às 15h00 abriram-se as portas ao público em geral e até às 22h00 foram milhares os que passaram pela urna, onde Villas-Boas, presidente portista, montou guarda de honra durante longas horas.
Além do povo, marcaram presença políticos (destaque para o primeiro-ministro, Luís Montenegro), mas sobretudo figuras ligadas ao futebol. São os casos de Frederico Varandas (presidente do Sporting), Fernando Gomes (presidente do Comité Olímpico de Portugal), Pedro Proença (presidente da FPF) e Reinaldo Teixeira (presidente da Liga Portugal), mas também de ex-jogadores, como Sérgio Conceição, Semedo, Folha, Rui Barros, Raul Meireles, Bruno Alves, Maniche, Derlei, Pauleta, Ukra, Postiga, Bruno Moraes, Rolando e Bosingwa, entre outros.
Muitos adeptos têm pedido que o FC Porto retire a camisola com o número 2 - associada aos grandes capitães e líderes da equipa ao longo da história - como homenagem a Jorge Costa. Possibilidade admitida pelo presidente da Mesa da Assembleia-geral do clube. "O número 2 tem um peso muito próprio, muito específico. Se o FC Porto deveria retirá-lo? Admito que sim, seria um ato bonito e muito interessante do FC Porto. Obviamente, não me compete a mim estar aqui a fazer esse tipo de propostas. Estou certo que os mais de 100 mil sócios do FC Porto não terão dificuldade nenhuma em subscrever uma atitude deste género, se a Direção do clube assim o entender."
"Oh campeão, tu estás no meu coração": Super Dragões homenageiam Jorge Costa no Estádio do FC Porto
Montenegro fala em "marca insubstituível"
"Jorge Costa fez um percurso notável de serviço a este clube e sobretudo ao país. Desde as camadas jovens da nossa seleção até à seleção principal, acumulou jornadas de grande fulgor e mérito. Foi um exemplo. Partiu muito cedo e deixa uma marca que é insubstituível", afirmou o primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Funeral às 10h30
O funeral de Jorge Costa terá lugar na Igreja de Cristo Rei, no Porto, a partir das 10h30 desta quinta-feira. A missa de sétimo dia está agendada para as 19h00 da próxima terça-feira, dia 12 de agosto, no mesmo local.
FRASES
Fernando Póvoas, médico e adepto do FC Porto
"Era meu amigo há mais de 30 anos. Deixa-nos um vazio, era boa pessoa, não merecia partir tão cedo".
Pauleta, ex-jogador da Seleção
"Era o verdadeiro capitão. Às vezes não era preciso falar, bastava olhar para nós".
Derlei, ex-jogador do FC Porto
"Estava a viver um momento feliz, estava no lugar de onde gostaria de nunca ter saído".
Rui Barros, ex-jogador do FC Porto
"Tivemos muitas batalhas. Era um Bicho nos treinos, fora do campo era adorável".
Nélson Matos, primeiro treinador de Jorge Costa
"Apareceu como muitos miúdos, no início das épocas, a tentar a sua sorte".
Manuel Pizarro, candidato à Câmara do Porto
"Estou até um pouco comovido. É um dos heróis da minha vida, jogador extraordinário".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.