page view

"Os golos vão aparecer para ganharmos jogos": Frioli confiante com melhorias no futuro

Técnico italiano comentou o menor fulgor ofensivo do FC Porto nos últimos jogos, mostrando-se confiante em melhorias para o futuro. E recusa que a Liga esteja a ser mais fácil do que esperava.

26 de janeiro de 2026 às 01:30

"A chegada do Oskar deu-nos a oportunidade de aumentar a profundidade nas nossas alas, temos mais energia. O Pepê, o Borja e o William carregaram a responsabilidade de duas posições durante 32 jogos, é muito pesado. Agora que temos essa profundidade, há mais oportunidades para rodar, para estarmos mais frescos. E claro que isso aumenta as oportunidades de sermos mais eficazes em frente à baliza. Os golos vão aparecer, as assistências vão aparecer. O mais importante é a equipa continuar a gerar situações de vantagem para ganharmos jogos." Foi sem rodeios e com confiança para o futuro que Francesco Farioli comentou o menor fulgor ofensivo do FC Porto.

Nos últimos quatro jogos, os dragões marcaram apenas um golo por partida (vitórias por 1-0 com Santa Clara, Benfica e V. Guimarães e empate 1-1 com o Plzen). "Na Liga Europa tivemos 2,6 golos esperados. Contra o Vitória houve um penálti falhado, uma bola no poste... Acho que estamos a criar uma quantidade decente de oportunidades. A [falta de] eficácia é algo relacionado com o momento da equipa e é uma questão de alguns centímetros. Precisamos de manter a calma, o ritmo e evoluir nas coisas em que é preciso melhorar", afirmou o técnico do FC Porto na antevisão à receção ao Gil Vicente.

Um jogo que "vai exigir muito", avisa Farioli. "O Gil Vicente, desde o início do campeonato, está muito bem. É uma equipa que consegue ser perigosa de várias maneiras e joga um futebol muito bom, com algumas parecenças ao nosso. Em alguns parâmetros, até correm mais do que nós. E espero que esse esforço físico se veja no jogo, precisamos de estar prontos para isso." 

Apesar da vantagem confortável na liderança do campeonato, o técnico italiano recusa a ideia de que a sua primeira época em Portugal esteja a ser mais fácil do que esperava. "Não, de todo, é muito difícil. As margens estão a ficar mais próximas a cada dia que passa, vemos isso em todos os jogos e fins de semana. Dizer que o campeonato é fácil é totalmente errado. Cada jogo exige muito de nós e [com o Gil] teremos mais um exemplo do quão competitiva é esta Liga."

"Não acredito que mostrar emoções seja fraqueza"

Samu mostrou-se abalado depois de ter falhado um penálti com o Plzen, como já acontecera noutros momentos da época, e Farioli recusa que isso seja negativo. "Não acredito que o facto de mostrar as emoções seja uma fraqueza. Eu também sou bastante emotivo, para o bem e para o mal. Se as pessoas vivem aquilo que fazem com intensidade, é quase impossível esconder essas emoções. O Samu é um exemplo disso. E o facto de estar tão triste com o penálti falhado e com o facto da equipa não ter vencido, diz muito do compromisso dele. Não tenho dúvida de que a reação dele será boa no jogo e, se houver um penálti, lá estará com muita confiança."

Farioli admite reforços que "tornem a equipa mais forte"

A imprensa francesa garante que o FC Porto está perto de fechar um acordo com o Rennes para receber Seko Fofana por empréstimo até ao fim da época. Farioli foi questionado diretamente sobre o médio de 30 anos, que esteve na CAN a representar a Costa do Marfim, mas preferiu repetir uma ideia já defendida este mês. "O presidente foi muito claro há alguns dias, e eu também. Estamos felizes com a equipa que temos, mas estamos abertos a possibilidades que tornem a equipa mais forte. E também temos de estar preparados para se alguém sair... Estamos neste ponto."

E TAMBÉM

Froholdt pronto e muito elogiado

Farioli revelou que Froholdt "deve estar recuperado": "Fez uma sessão [na sexta-feira] e estava tudo normal, espero-o preparado para amanhã [esta segunda-feira]". O técnico elogiou o médio. "Está a evoluir muito, em termos de compreender o jogo está a dar um passo em frente. Está a ter mais liderança e carisma e, honestamente, estou muito feliz com o que está a fazer."

Mais para escolher

Com Francisco Moura recuperado de lesão e Zaidu de volta da CAN, Farioli está menos pressionado para fazer adaptações na esquerda da defesa. "Temos muitos jogos pela frente e todos terão o tempo de jogo e oportunidade para se mostrarem."

Peixoto avisa farioli

César Peixoto promete um Gil Vicente que “não vai ao Dragão passear e perder por três ou quatro”, mas antes “competir pelos 3 pontos”. O técnico do Gil Vicente considera que o FC Porto é “a melhor equipa do campeonato”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8