Seleção nacional derrotou País de Gales por 2-0. Joga final de domingo contra França ou Alemanha.
1 / 2
SIIIIIIIIIIIIIIIIIII! Portugal está na final do campeonato da Europa de futebol. Feito alcançado pela segunda vez e 12 anos após o duelo frente à Grécia no Euro 2004, que decorreu em solo nacional. Esta quarta-feira, a seleção das quinas venceu o País de Gales por 2-0, com golos de Cristiano Ronaldo e Nani, num embate que teve o estádio do Lyon como palco.
Título inédito mais próximo
Após uma primeira metade repartida, os comandados de Fernando Santos entraram com tudo na segunda metade e não deram hipóteses ao conjunto galês.
O sonho de Paris começou a tornar-se realidade no decurso do minuto 50. Na sequência de um canto curto descaído sobre o lado esquerdo, João Mário tocou a bola para Rapahel Guerreiro e o lateral-esquerdo cruzou a regra e esquadro, Cristiano Ronaldo subiu mais alto do que Chester e cabeceou com perfeição nas alturas, inaugurando a contenda em Lyon e igualando Platini, com nove golos, como melhor marcador de sempre em fases finais do Euro.
Voraz, a turma portuguesa não tirou o pé do acelerador e voltou a festejar apenas três minutos volvidos. CR7 fez um centro/remate e Nani, com um desvio certeiro de carrinho, dilatou a vantagem lusa. Foi o terceiro golo do novo jogador do Valência na prova e a final de domingo estava cada vez mais próxima.
Num ápice, a fúria lusitana calou a garra galesa e por escassos centímetros o capitão Ronaldo não fazia o terceiro golo mas o "seu" Tomahawk passou a escassos centímetros da baliza defendida por Hennessey.
Só dava Portugal. Nani tentou a sorte do meio da rua e após defesa incompleta do guardião contrário, João Mário, sem marcação, desperdiçou flagrante ocasião para marcar.
Apenas a 14 minutos dos 90, o País de Gales criou perigo, com Bale a encher o pé esquerdo mas Patrício estava atento e defendeu com tranquilidade,
Pouco depois, Danilo Pereira recuperou uma bola nas proximidades da área do País de Gales, ganhou alguns metros e esteve próximo de bater Hennessey. A cinco minutos do apito final, Ronaldo, isolado, desperdiçou soberana ocasião de bisar e ultrapassar Platini na lista dos melhores marcadores de sempre da história da prova.
Após várias exibições sofríveis, a seleção deu um ar da sua graça e carimbou, com mérito, uma vaga na final de domingo do Euro 2016, dando razão a Fernando Santos. "Continuo a acreditar que só vou no dia 11 para Portugal. A equipa acredita e vamos dar tudo para dar uma alegria aos portugueses", afirmou o selecionador após o empate ante a Áustria, na segunda jornada do grupo F.
O adversário será conhecido na quinta-feira no duelo que irá colocar frente a frente a anfitriã França e a campeã do Mundo Alemanha.
Primeira parte dividida
Até festejar, houve tempo para sofrer. A seleção nacional iniciou bem o encontro mas aos poucos foi perdendo gás, permitindo que os galeses assumissem as despesas do encontro.
Aos dez minutos, Collins fez falta na grande área sobre Cristiano Ronaldo mas nada foi assinalado pelo árbitro sueco Jonas Eriksson. João Mário ainda ameaçou a baliza adversária mas a resposta galesa surgiu pouco depois, com Bale, na sequência de um canto estudado, a rematar com perigo para fora. Foi o período de maior ascendência dos britânicos, que dominaram a partida durante largos minutos.
Em cima do intervalo, Cristiano Ronaldo cabeceou com perigo depois de assistência de Adrien. Estava dado o mote para uma segunda parte histórica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.