Resultado permite à equipa de Jorge Jesus regressar à liderança isolada. Próximo jogo é para a Taça da Liga, em Guimarães.
Vitória sofrida, no último suspiro, também vale três pontos e garante o regresso do Benfica à liderança da Liga, dividida durante 24 horas por FC Porto e Sporting. Rafa Silva, nos descontos, fez o único golo diante de um Vizela que colocou muitas dificuldades aos encarnados e que, por isso, merecia outro resultado.
Não, o Benfica não tirou coisas positivas da goleada sofrida com o Bayern (se é que havia algumas), como disse Jorge Jesus. Em Vizela, as águias estiveram a dormir praticamente toda a primeira parte.
Pela frente, uma equipa que tentou aproveitar os erros dos encarnados (que foram muitos) e que dispôs de três chances claras para marcar, que Odysseas conseguiu anular.
Já a formação de Jorge Jesus, muito lenta e a tentar os passes curtos e frontais, só teve uma clara oportunidade de golo e apenas à passagem da meia hora de jogo: Diogo Gonçalves (única mudança face ao onze que jogou com os alemães para a Champions) disparou para defesa fantástica de Charles.
Jesus bem gesticulava para dentro de campo, mas os seus jogadores raramente seguiram as indicações. O cansaço pode justificar grande parte da má exibição das águias até ao descanso, mas não explica tudo.
As melhorias do Benfica foram poucas após o intervalo, mas ainda assim serviram para empurrar o Vizela para a sua área. Ao contrário do primeiro tempo, o Benfica, mesmo sem jogar bem, teve mais chances. Do outro lado, o Vizela, sempre muito incómodo, não deixava o adversário serenar.
Jesus mudou, tirou os laterais e pôs mais gente na frente, mas isso não foi sinónimo imediato de mais perigo. O Vizela baixou linhas e assumiu a defesa do 0-0 sem grandes sobressaltos.
Perto dos noventa, o Benfica voltou a carregar e esteve perto de marcar por Radonjic e Taarabt. Quando já ninguém acreditava noutro resultado que não o nulo, Pizzi puxou do seu melhor atributo e fez um passe de morte para Rafa, que acabou por decidir o jogo.
Depois de duas derrotas (ambas no Estádio da Luz) e uma vitória no prolongamento (com o Trofense para a Taça de Portugal), a águia regressou aos triunfos. Sofreu, é certo, mas garantiu a liderança isolada na Liga. Quarta-feira há mais, também no Minho, para a Taça da Liga, com o V. Guimarães.
POSITIVO E NEGATIVO
+ Ambiente fantástico
O golo nos descontos provocou muita desilusão, mas os adeptos do Vizela estão de parabéns. Um apoio fantástico com um adversário que normalmente enche os estádios. Não foi o caso. Os adeptos mereciam um pouco mais, mas o futebol é isto.
- Entrar a dormir
Mudar o chip depois da Champions e ainda por cima depois de uma goleada não é fácil. O Benfica entrou a dormir e só deu sinais de retoma à passagem do minuto 30. O Vizela também contribuiu para esse período para esquecer das águias.
ARBITRAGEM
Sem casos
Sempre muito perto dos lances, não teve casos complicados para decidir. Também os assistentes tiveram um final de tarde acertado no que aos foras de jogo diz respeito. Boa decisão ao anular golo a Rafa por posição irregular.
"Fizemos de tudo para ganhar"
Ainda assim, o técnico deixou algumas críticas ao antijogo do emblema vizelense: "Ainda são algumas características do futebol português que estão enraizadas". "Quando vens de uma competição como a Champions, com 70 mil nas bancadas, e chegas a um estádio completamente diferente… Por muito que fales com os jogadores, que digas que o objetivo é o campeonato, isto é mental", reconheceu.
"Quisemos sempre ganhar"
"Sabia que Rafa não estava em condições"
Pizzi serviu de bandeja o salvador
o Diogo Gonçalves – Ativo na direita, foi dos primeiros a rebentar e a sair.
o Lucas Veríssimo – Central feroz, limpou o que lhe apareceu pela frente.
o Otamendi – O capitão cortou e saiu várias vezes a jogar.
o Vertonghen – Cortes de bom nível, protagonizou uma jogada aos 35’ de craque.
o Grimaldo – A dinâmica do costume na esquerda, ontem inconsequente.
o Weigl – O pêndulo do meio-campo, a cortar jogo e a sair com muito critério.
o João Mário – O tipo de jogo habitual, ontem menos vistoso e com pouca sequência.
o Rafa - O avançado não fez grande exibição mas foi ele que resolveu o jogo e garantiu os três pontos. Ontem correu quilómetros e ainda teve ‘combustível’ para ser ele a encostar para a baliza.
o Darwin – O avançado quer muito, trabalha muito, corre muito mas, na área, tem falta de critério - a finalizar e também no último passe.
o Yaremchuk – O ucraniano fartou-se de lutar perante boa dupla de defesas-centrais.
o Gonçalo Ramos – Deu muita luta à defesa contrária mas não teve muita bola.
o Everton – Agitou na esquerda, mas pouco.
o Rodonjic – Entrou bem no jogo, deu intensidade à direita, fletindo para o centro.
o Pizzi – Essencial a fazer a assistência para o golo.
o Taarabt – Ajudou a ganhar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.