page view

Rodri é o vencedor da Bola de Ouro 2024

Internacional espanhol joga no Manchester City.

28 de outubro de 2024 às 23:11

Rodri é o vencedor da Bola de Ouro 2024, numa cerimónia que decorreu, esta segunda-feira, no Théâtre du Châtelet, em Paris.

O internacional espanhol e jogador do Manchester City era o principal favorito a receber o troféu, após se saber que Vinicius Júnior não iria ganhá-lo. Rodri, que se encontra a recuperar de uma grave lesão num joelho contraída em setembro, venceu o Euro2024 com Espanha, em julho, e foi eleito o melhor jogador desse torneio, além de ter ajudado o Manchester City a conquistar o inédito tetracampeonato em Inglaterra, a Supertaça Europeia, em agosto de 2023, e o Mundial de clubes, em dezembro do mesmo ano.

O evento ficou marcado pelo boicote do Real Madrid à cerimónia, por se sentir desrespeitado pela UEFA. "Se os critérios de atribuição não designam Vinícius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam designar Carvajal como vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro da UEFA não respeita o Real Madrid", referiu, esta segunda-feira, o clube espanhol, através de um comunicado enviado à agência noticiosa France-Presse.

A cerimónia do 'Ballon d'Or' consagra os eleitos com base no desempenho da época passada, no período compreendido entre 1 de agosto de 2023 e 31 de julho de 2024.

Lista dos 20 primeiros classificados: 

1.º - Rodri Hernández

2.º - Vinicius Junior

3.º - Bellingha

4.º - Dani Carvajal

5.º - Erling Haaland 

6.º - Mbappé 

7.º - Lautaro Martínez 

8.º - Lamine Yamal 

9.º - Toni Kroos 

10.º - Harry Kane  

11.º - Phil Foden 

12.º - Florian Wirtz 

13.º - Dani Olmo 

14.º - Ademola Lookman 

15.º - Nico Williams 

16.º - Granit Xhaka 

17.º - Federico Valverde 

18.º - Emiliano Martínez 

19.º - Odegaard 

20.º - Çalhanoglu 

Diogo Costa fica em 8.º no Prémio Yashin, João Neves 6.º no Kopa

No evento que decorre em Paris, Diogo Costa, também 'dono' da baliza da seleção portuguesa, ficou pela oitava posição no Troféu Yashin, para melhor guarda-redes, com o argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa, a repetir a conquista.

Já no Troféu Kopa, que premeia o melhor futebolista jovem da época dentro da categoria de sub-21, João Neves, que fez a temporada no Benfica e agora representa o Paris Saint-Germain, acabou no sexto posto, atrás do espanhol Lamine Yamal, que, aos 17 anos, se tornou no mais jovem vencedor do galardão, isto meses após a conquista do Euro2024 com 'La Roja'.

Filipa Patão, técnica campeã nacional pelo Benfica, estava na corrida para melhor treinador de uma equipa feminina, mas o prémio foi para a britânica Emma Hayes, selecionadora dos Estados Unidos que venceu o título olímpico, já depois de ter levado o Chelsea ao triunfo no campeonato inglês.

Antes da cerimónia, o internacional português Rúben Dias, do Manchester City, foi anunciado como o 23.º classificado da Bola de Ouro, naquela que foi a melhor posição lusa, à frente de Vitinha, do Paris Saint-Germain, que foi 27.º.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8