Conheça a lista completa dos 30 nomeados à Bola de Ouro Masculina. CR7 é o único português.
1 / 5
Cristiano Ronaldo é o único português na lista de 30 nomeados à Bola de Ouro, hoje anunciada, e busca o sexto troféu, a par do argentino Lionel Messi, enquanto o croata Luka Modric poderá vencer pela primeira vez.
Ronaldo, que no verão trocou o tricampeão europeu Real Madrid pelos italianos da Juventus, terá como principais adversários à conquista do galardão, atribuído anualmente pela revista francesa France Football ao melhor futebolista do mundo, o 'astro' do FC Barcelona Messi, outro 'penta', e Modric, vice-campeão do mundo e antigo colega nos madrilenos.
Cristiano Ronaldo, que perdeu este ano o prémio de melhor da FIFA de 2017/18 para o croata Luka Modric, já venceu a Bola de Ouro cinco vezes, em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017.
A lista é dominada pelos franceses, com seis elementos da equipa que foi campeã do mundo na Rússia, batendo a Croácia, além de Benzema, enquanto a Croácia conta com três nomeados, os mesmos da Bélgica, terceira classificada.
Antoine Griezmann (Atlético de Madrid), N'Golo Kanté (Chelsea), Hugo Lloris (Tottenham), Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) e Raphael Varane (Real Madrid) são os campeões do mundo na lista.
No campo dos clubes, o Real Madrid conta com nove nomes nos nomeados, incluindo dois que mudaram de clubes no verão: Ronaldo saiu para a Juventus, enquanto o belga Thibaut Courtois juntou-se ao clube, proveniente do Chelsea.
A Croácia, finalista vencida do Mundial2018, tem ainda Mario Mandzukic, da Juventus, e Ivan Rakitic, do campeão espanhol FC Barcelona, nos nomeados, enquanto o finalista da Liga dos Campeões, o Liverpool, conta com o egípcio Mohamed Salah, o brasileiro Alisson, guardião contratado à Roma, o também brasileiro Roberto Firmino e o senegalês Sadio Mané.
Entre os 30 nomes, nota ainda para os belgas Kevin de Bruyne (Manchester City) e Eden Hazard (Chelsea), o brasileiro Neymar (Paris Saint-Germain) ou o guarda-redes esloveno Jan Oblak (Atlético de Madrid), que em Portugal jogou no Benfica, mas também no Rio Ave, União de Leiria e Beira-Mar.
Na categoria feminina, que será atribuída pela primeira vez, a equipa francesa do Lyon, tricampeã europeia, coloca sete jogadoras entre as nomeadas, com destaque para a inglesa Lucy Bronze.
Bronze e a holandesa Lieke Martens, do FC Barcelona, são as principais candidatas ao prémio, ao lado da brasileira Marta, que venceu o prémio FIFA para melhor jogadora da época 2017/18.
Também atribuído pela primeira vez, o Prémio Kopa honra o melhor jogador com menos de 21 anos, numa votação levada a cabo pelos 33 vencedores vivos da Bola de Ouro, o que inclui Cristiano Ronaldo e Luís Figo, mas também nomes como Michel Platini, Franz Beckenbauer, Jean-Pierre Papin ou Zinedine Zidane.
O favorito é o francês Kylian Mbappé, também nomeado à Bola de Ouro, numa lista que inclui ainda o inglês Trent Alexander-Arnold, do Liverpool, os italianos Gianluigi Donnarumma e Patrick Cutrone, do AC Milan, o japonês Ritsu Doan (Groningen) ou o norte-americano Christian Pulisic (Borussia Dortmund), além do brasileiro Rodrygo (Santos), de apenas 17 anos.
A votação começa hoje para o prémio que diz respeito ao ano civil de 2018, ao contrário dos prémios UEFA e FIFA, atribuídos mediante as prestações na época 2017/18.
A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 03 de dezembro.
Entre 1956 e 1994, a Bola de Ouro era atribuída apenas a jogadores europeus que representassem clubes europeus, mas, a partir de 1995, a distinção da publicação francesa foi alargada a todos os futebolistas que jogam na Europa e, desde 2007, passou a ter amplitude planetária, sem qualquer restrição.
Em 2010, a France Football e a FIFA juntaram-se para criar a Bola de Ouro FIFA, que foi atribuída em conjunto entre 2010 e 2015, altura em que o prémio voltou a ficar, de novo, sob a égide exclusiva da revista francesa.
Lista de nomeados à Bola de Ouro masculina:
Sergio Aguero, Arg (Manchester City, Ing)
Alisson, Bra (Roma, Ita/ Liverpool, Ing)
Gareth Bale, Gal (Real Madrid, Esp)
Karim Benzema, Fra (Real Madrid, Esp)
Edinson Cavani, Uru (Paris Saint-Germain, Fra)
Thibaut Courtois, Bel (Chelsea, Ing/ Real Madrid, Esp)
Cristiano Ronaldo, POR (Real Madrid, Esp/ Juventus, Ita)
Kevin de Bruyne, Bel (Manchester City, Ing)
Roberto Firmino, Bra (Liverpool, Ing)
Diego Godín, Uru (Atlético de Madrid, Esp)
Antoine Griezmann, Fra (Atlético de Madrid, Esp)
Eden Hazard, Bel (Chelsea, Ing)
Isco, Esp (Real Madrid, Esp)
Harry Kane, Ing (Tottenham, Ing)
N'Golo Kanté, Fra (Chelsea, Ing)
Hugo Lloris, Fra (Tottenham, Ing)
Mario Mandzukic, Cro (Juventus, Ita)
Sadio Mané, Sen (Liverpool, Ing)
Marcelo, Bra (Real Madrid, Esp)
Kylian Mbappé, Fra (Paris Saint-Germain, Fra)
Lionel Messi, Arg (FC Barcelona, Esp)
Luka Modric, Cro (Real Madrid, Esp)
Neymar, Bra (Paris Saint-Germain, Fra)
Jan Oblak, Slo (Atlético de Madrid, Esp)
Paul Pogba, Fra (Manchester United, Ing)
Ivan Rakitic, Cro (FC Barcelona, Esp)
Mohamed Salah, Egi (Liverpool, Ing)
Sergio Ramos, Esp (Real Madrid, Esp)
Luis Suárez, Uru (FC Barcelona, Esp)
Raphael Varane, Fra (Real Madrid, Esp)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.