Rui Costa garante vitória no último jogo da época

O Benfica venceu ontem com justiça o AEK de Atenas por 2-1, em Newark, Estados Unidos da América, no último jogo da temporada. Manduca marcou aos seis minutos para a equipa grega, mas os encarnados deram a volta ao resultado com golos de Bourmpos (na própria baliza) e Rui Costa.
28.05.07
  • partilhe
  • 0
  • +
Rui Costa garante vitória no último jogo da época
Rui Costa apontou o golo da vitória do Benfica frente ao AEK de Atenas Foto Jorge Paula
O Benfica entrou na partida revelando muita apatia e foi surpreendido pela maior velocidade da equipa grega. O principal dinamizador do jogo do AEK nos primeiros minutos foi precisamente Manduca, antigo jogador do Benfica – esteve emprestado esta época à formação de Atenas e na semana passada ficou acertada a transferência definitiva. Logo aos seis minutos, Manduca isolou-se perante Moretto, após passe de Júlio César (antigo avançado do Estrela da Amadora) e inaugurou o marcador.
Com uma equipa onde constavam apenas cinco jogadores habitualmente titulares (Anderson, David Luiz, Nélson, Rui Costa e Miccoli) e jogando no habitual 4x4x2, o Benfica demorou a reagir. O miúdo Pedro Correia era o mais activo no flanco direito, só que os companheiros não davam sequência. Mas, pouco a pouco, o Benfica começou a trocar melhor a bola e foi-se instalando no meio-campo contrário. Um livre de Miccoli, bem defendido por Arampatzis, deu o mote e o empate acabaria por chegar num lance fortuito. Miccoli apontou um canto do lado esquerdo, Beto fez-se à bola mas foi Bourmpos que acabou por desviar de cabeça para a própria baliza. E, aos 41’, o Benfica teve ensejo de fazer o segundo golo, mas Miccoli, bem assistido por Nélson, falhou o remate.
No segundo tempo, o AEK voltou a entrar melhor no jogo, novamente com Manduca muito activo. Mas foi sol de pouca dura, porque a segunda metade pertenceu quase em absoluto aos encarnados. Rui Costa pegou decididamente no jogo e Manu esteve também em particular destaque, muito rápido a furar a defesa contrária, mas poucas vezes acertado no último passe. Os encarnados fizeram por merecer a vitória e o segundo golo acabou por surgir na sequência de uma iniciativa de Paulo Jorge, que entrou na área pelo lado direito e fez um passe atrasado para Rui Costa marcar por entre as pernas do guarda-redes.
MICCOLI CAPITÃO NA DESPEDIDA
Foi com a braçadeira de capitão no braço que Fabrizio Miccoli se despediu ontem dos adeptos benfiquistas, naquele que, ao que tudo indica, terá sido o seu último jogo pelos encarnados.
Corria o minuto 80’ quando Rui Costa, substituído pelo jovem Miguel Rosa, entregou a braçadeira ao italiano, num gesto que teve como objectivo demonstrar o carinho que o avançado despertou em toda a comitiva benfiquista nestes dois anos em que representou o clube da Luz.
Ontem, surgiram também rumores que indicam que o Nápoles está interessado no avançado que, recorde-se, tem contrato com a Juventus. O clube do sul de Itália, que luta para subir à Série A italiana, pretende contratar um ponta-de-lança e Miccoli é, ao que parece, o jogador que mais interessa.
Entretanto, o italiano já não regressou a Portugal. No final do jogo de ontem seguiu para Itália onde nos próximos dias deverá resolver o seu futuro.
DISPENSAS CONHECIDAS HOJE
Fernando Santos, treinador do Benfica, deverá anunciar hoje a lista de jogadores com os quais não conta para a próxima temporada. Tal como o CM já noticiou, o técnico dos encarnados pretende dispensar, por motivos diversos, oito jogadores: Moreira, Moretto, Miguelito, Marco Ferreira, Beto, Paulo Jorge, Manu e Derlei.
No caso de Moreira, a intenção é emprestar o jogador de modo a que não fique mais uma temporada inactivo. Moretto também sai, pelo que o Benfica vai contratar outro guarda-redes e apostar num júnior para terceiro guardião.
Outros jogadores, como Miguelito, Marco Ferreira e Beto, praticamente não foram utilizados e Santos não conta com eles. Já a contratação de Derlei, por empréstimo, foi um flop e o Benfica não accionará a opção de compra do seu passe.
Paulo Jorge e Manu são casos diferentes. Quanto ao primeiro, só sairá mediante uma proposta interessante e Manu deverá ser emprestado.
APONTAMENTOS
VINGANÇA NOS EUA
O Benfica, com a vitória de ontem frente ao AEK, vingou a derrota em Atenas na pré-temporada. Em pleno mês de Agosto, a formação helénica foi mais forte e acabou por vencer por 3-1.
RUI COSTA
Nas bancadas do Giants Stadium, em Newark, estiveram cerca de 18 mil pessoas, a maioria portugueses e luso-descendentes. Rui Costa foi um dos mais saudados. Quando foi substituído entoaram o nome do ‘maestro’.
JUNIORES NA LUZ
A partida de juniores entre o Benfica e o Sporting a contar para a fase final do Campeonato Nacional, marcado para o próximo dia 7 de Junho, vai realizar-se no Estádio da Luz e não na Caixa Futebol Campus no Seixal, como inicialmente estava previsto devido à enorme expectativa que o jogo está a criar nos adeptos das duas equipas.
MORETTO COBIÇADO
O AEK continua a tentar a contratação do Moretto. Sorentino, guarda-redes italiano da equipa grega, está de partida e o guardião brasileiro dos encarnados é o preferido para o substituir.
FICHA DO JOGO
Local: Estádio: Giants, Newark (18.000 espectadores)
Árbitro: Kevin Stott
BENFICA: Moretto, Pedro Correia (Romeu Ribeiro, 46m), Anderson, David Luiz, Miguelito, Beto, Nélson, Paulo Jorge (Miguel Vítor, 87m), Rui Costa (Miguel Rosa, 80m), Manu, Miccoli (Sami, 88m). Treinador: Fernando Santos.
AEK: Arampatzis, Ramos, Alcântara, Kafes, Barros, Bourmpos, Lakis, Kyriakidis, Kampadaidis, Júlio César e Manduca. Treinador: Serra Ferrer.
Marcador: 0-1, Manduca (6m);1-1, Bourmpos (34m, p.b.); 2-1, Rui Costa (74m)
Acção disciplinar: cartões amarelos - Nélson (9m), Rui Costa (15m), Kyriakidis (23m), Júlio César (39m) e Romeu Ribeiro (67m)

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!