Em caso de vitória, seleção pode garantir a qualificação na quarta jornada do Grupo F para o Mundial2026 de futebol.
Redação, 12 out 2025 (Lusa) -- A seleção portuguesa recebe na terça-feira a Hungria e, em caso de vitória, pode garantir a qualificação na quarta jornada do Grupo F para o Mundial2026 de futebol, embora tenha sentido grandes dificuldades no primeiro embate em Budapeste.
Historicamente, os húngaros têm sido um adversário de boa memória para o lado luso, com nove vitórias e apenas um empate nos 10 embates oficiais, mas, em setembro, criaram grandes dificuldades à equipa de Roberto Martínez, tendo ficado a poucos minutos de um valioso empate.
Em Budapeste, Portugal acabou por vencer por 3-2, com um golo de João Cancelo perto do fim, mas a Hungria mostrou que tem 'armas' para fazer a vida difícil à seleção nacional, que vem de um triunfo bem 'suado' perante a República da Irlanda (1-0), no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com Rúben Neves a marcar já nos descontos.
O nono apuramento da equipa das 'quinas', sétimo seguido, para a fase final de um Campeonato do Mundo pode acontecer frente aos magiares, mas para isso, além do triunfo luso, é preciso que a Arménia não vença a Irlanda, em Dublin,
Além do possível apuramento, numa partida que será novamente no Estádio José Alvalade, Cristiano Ronaldo pode alcançar novo recorde, desta vez como melhor marcador de sempre das fases de qualificação para Campeonatos do Mundo, caso marque perante os magiares.
O 'eterno' capitão de Portugal já o podia ter feito no sábado perante a Irlanda, mas falhou uma grande penalidade. Contudo, a Hungria é um dos alvos favoritos do avançado de 40 anos, tendo já marcado sete golos frente a este rival.
João Félix falhou a partida com os irlandeses, devido a problemas musculares, e segue em dúvida na seleção portuguesa para o embate com a Hungria, tendo agora a companhia de Gonçalo Inácio, que foi titular no sábado, mas saiu ao intervalo com queixas.
Renato Veiga foi chamado para o seu lugar na segunda parte e poderá mesmo começar de inicio perante a Hungria para fazer dupla no centro da defesa com Ruben Dias.
Mais alterações poderão acontecer no 'onze' inicial de Roberto Martínez, com Diogo Dalot, longe da melhor forma, a poder ser rendido por Nélson Semedo no lado direito da defesa e Rafael Leão a 'ameaçar' Bernardo Silva, que fez os 90 minutos com a Irlanda e saiu notoriamente esgotado.
Já a Hungria viaja para Lisboa em busca da primeira vitória de sempre sobre Portugal, algo que será muito valioso na tentativa de alcançar o seu primeiro Campeonato do Mundo desde o México1986.
É essa a missão do italiano Marco Rossi, técnico de 61 anos e selecionador húngaro desde 2018, que tem que como principal figura na sua equipa o médio Dominik Szoboszlai e também o avançado Barnabás Varga, que bisou em setembro frente a Portugal.
Nesse jogo, o avançado, que fez os dois golos de cabeça, aproveitou da melhor forma uma opção atípica de Roberto Martinez, que colocou Portugal em campo com apenas um central de raiz, adaptando Ruben Neves ao lugar.
No seu primeiro golo, Varga ganhou facilmente espaço a um desamparado Vitinha na área, acontecendo o mesmo com Rúben Neves no segundo tento.
O Portugal-Hungria está agendado para as 19:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
No arranque da qualificação, Portugal foi a Erevan golear a Arménia, por 5-0, seguido de novo triunfo em Budapeste perante a Hungria (3-2).
A seleção lusa lidera o Grupo F com nove pontos, mais cinco do que a Hungria, agora segunda classificada, seguido da Arménia, com três, e da Irlanda, que tem apenas um.
O vencedor do grupo assegura automaticamente um lugar no torneio que se vai disputar no próximo ano nos Estados Unidos, no Canadá e no México, e que pela primeira vez vai ter 48 seleções. Já o segundo colocado terá de disputar os play-offs de apuramento.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.