Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Adeptos em festa antecipam a Final da Taça no Jamor

Equipas defrontam-se este sábado no Estádio do Jamor a partir das 17h15. Acompanhe ao minuto.
Beatriz Madaleno de Assunção, Iúri Martins e Lusa 25 de Maio de 2019 às 09:56
Sporting e FC Porto medem forças para levantar a Taça de Portugal
Sporting e FC Porto medem forças para levantar a Taça de Portugal
Sporting e FC Porto medem forças para levantar a Taça de Portugal
Sporting e FC Porto medem forças para levantar a Taça de Portugal
Sporting e FC Porto medem forças para levantar a Taça de Portugal
Sporting e FC Porto medem forças para levantar a Taça de Portugal
O FC Porto e Sporting, segundo e terceiro da I Liga, respetivamente, procuram este sábado conquistar a Taça de Portugal de futebol, que seria o seu segundo troféu da época e 17.º título na competição.

Cerca das 06h30 da manhã, já eram muitos os adeptos a prepararem a festa nas imediações do Estádio do Jamor. Para além das pessoas que assistem ao jogo dentro do estádio, são milhares os adeptos leoninos e portistas que se juntam naquela que é considerada a maior festa do futebol português. 

Ao minuto:

17h26 - Bancadas do Jamor ao rubro.









17h15 - 33 pessoas foram detidas antes do início da partida. Acompanhe ao minuto o jogo de todas as decisões na Taça. 
Siga aqui os lances. 

17h05 - Tensão na entrada para o Jamor. 
Há milhares de adeptos do Sporting que ainda não conseguiram entrar no estádio da final da Taça. Momentos de tensão com a polícia minutos antes da partida começar. Há um reforço policial.

17h00 - Marcelo quer "um final justo"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que espera que o embate entre Sporting e FC Porto, na final da Taça de Portugal de futebol, tenha "um final justo", acrescentando que é "rigorosamente imparcial". "Espero um dia bonito, que é, que seja um jogo bonito, que vai ser, que seja um jogo com um final justo", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa à margem de uma conferência na União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa.

16h47 - António Costa deseja uma final com a dimensão das equipas e da prova
António Costa começa por ressalvar a vitória de Marta Paço no surf adaptado e a vitória de Portugal na estreia no Mundial sub-20. Quanto à final da Taça de Portugal, o primeiro-ministro espera uma "festa da dimensão das duas equipas, do estádio e da prova". "É uma grande festa do futebol e espero que seja um grande jogo", acrescentou. 

O primeiro-ministro, António Costa, considerou também que o futebol "não deve ser um problema".

"Seguramente há problemas mais importantes do que o futebol, que não deve ser um problema. O futebol deve ser um grande espetáculo, uma forma de transmitir os valores desportivos. O futebol como grande desporto de massas deve veicular essas ideias. Hoje temos aqui a oportunidade de ver isso, com duas grandes equipas a disputarem esta final da Taça", disse.

16h43 - Sousa Cintra falou aos jornalistas à entrada para o estádio do Jamor. 
"O Sporting tem a melhor massa associativa do Mundo", referiu, acrescentando esperar um bom espetáculo. Sousa Cintra afirmou ainda que "a Taça da Liga não é suficiente" para o Sporting, esperando uma vitória dos leões este sábado.

16h32 - Ambas as equipas sobem ao relvado para o aquecimento
Leões e Dragões já estão no relvado do Jamor. As bancadas começam a preencher-se de adeptos de ambas as equipas.







16h26 - Já são conhecidos os onzes de Sporting e FC Porto para a final da Taça de Portugal. 
Saiba tudo aqui

16h24 - Guarda-redes do Sporting iniciam o aquecimento no relvado do Jamor.
Renan será o eleito para a baliza dos leões.

16h03 - Azuis e brancos chegam ao Estádio do Jamor.
O autocarro que transportava os dragões já está no Jamor.

15h50 - Equipa do FC Porto abandona hotel e segue rumo ao estádio.
Dragões já abandonaram a unidade hoteleira onde estavam hospedados, em Lisboa.

15h45 - Equipa do Sporting chega ao Jamor.
Equipa leonina já está nas imediações do Estádio do Jamor.

15h10 - Equipa do Sporting já está a caminho do Estádio do Jamor.
Leões já abandonaram a unidade hoteleira onde estavam hospedados rumo ao Jamor.












14H45 - Sobe para 19 o número de detidos 

Pelo menos 19 adeptos foram detidos pela GNR antes da partida da final da Taça de Portugal começar.













13h30 - Adrien Silva e Rui Patrício a caminho do Jamor
Adrien Silva publicou no Instagram uma fotografia ao lado de Rui Patrício, revelando que os dois jogadores estarão este sábado no Jamor a apoiar o Sporting na final da Taça de Portugal, diante do FC Porto.


"De partida para apoiar o Sporting", escreveu o antigo capitão leonino na legenda da imagem ao lado do guarda-redes, antes de viajar. Os dois futebolistas, recorde-se, atuam em Inglaterra.
Ver esta publicação no Instagram

De partida para apoiar o @sportingclubedeportugal ! ?? #ForçaSporting #SempreComCoração

Uma publicação partilhada por Adrien Silva (@adriensilva23) a


13h00 - Churrascos, bebida e também uma sueca: adeptos do Sporting e a festa no Jamor
São centenas os adeptos que se reúnem junto ao estádio a fazer a festa. O convívio entre pessoas começa muito antes da partida, marcada para as 17h15, começar.

Churrasco, bebidas e ambiente festivo é o que une os amantes de futebol, na festa do futebol.

12h45 - Sete pessoas detidas nos festejos antes da final da Taça de Portugal
Pelo menos sete pessoas foram detidas durante os festejos que decorrem nas imediações do Estádio do Jamor antes da Final da Taça de Portugal.

Segundo o que o CM conseguiu apurar no local junto da Comissária Ana Carvalho, a maioria dos registos (cinco das detenções) deve-se à utilização de material pirotécnico, artigos proibidos no recinto. Uma outra detenção aconteceu devido à posse de estupefacientes e outra durante uma fiscalização de trânsito.

A polícia aconselha a que os adeptos obtém pela utilização de transportes públicos (que estão direcionados para o evento desportivo). Caso esta situação não seja possível, os adeptos devem evitar trazer qualquer tipo de objetos dentro das viaturas.

12h10 - Casillas junta-se ao plantel do FC Porto no hotel onde a equipa está hospedada.
Não se sabe se o guarda-redes vai estar nas bancadas do Estádio do Jamor, mas a verdade é que Casillas já se encontra ao lado do plantel do FC Porto no hotel onde a equipa está hospedada.











11h40 - 
GNR cria "Dragão Verde" para apelar ao Fair Play na final da Taça de Portugal
A Guarda Nacional Republicana lançou este sábado um apelo ao Fair Play durante a final da Taça de Portugal entre Sporting e FC Porto, tendo como mascote um "Dragão Verde".

10h00 - Jorge Sousa é o árbitro do clássico na Taça
Jorge Sousa é o árbitro escolhido para apitar a final da Taça de Portugal, agendada para este sábado, entre Sporting e FC Porto.


Rui Costa como vídeo-árbitro
Como é sabido, a final da Taça de Portugal conta com a ação do vídeo-árbitro, um papel que fica a cargo de Rui Costa, enquanto Nuno Almeida e Paulo Soares serão os AVAR de serviço - dois em vez de um apenas como é habitual.

Nas funções de assistentes vão estar António Godinho e Nuno Manso, enquanto Carlos Xistra será o quarto árbitro de serviço. Nota ainda para o facto de Paulo Vieira estar destacado como árbitro assistente de reserva.

08h30 - Super Dragões a caminho do Jamor

Durante a manhã deste sábado, o comentador da CMTV Aníbal Pinto juntou-se aos cerca de quatro mil adeptos dos 'Super Dragões', que num autocarro seguem desde as 08h00 desta manhã para o Estádio do Jamor, em Oeiras.

"Espero que seja uma festa e uma homenagem ao futebol. (...) Que seja um jogo sem casos, com uma arbitragem limpa. Que vença o melhor e que seja o Porto", avançou Aníbal que está acompanhado pelo seu filho e pela 'massa associativa azul'.

"Espero aprender ainda mais sobre o que é a paixão pelo FC Porto", concluiu o comentador da CMTV, que acredita na vitória do clube e por isso conta estar de regresso ao Porto só perto da meia noite.


07h00 - Leões e Dragões com os mesmos triunfos
'Dragões' e 'leões' somam ambos 16 triunfos na segunda prova mais importante do calendário nacional, num 'ranking' liderado pelo Benfica, com 26, pelo que o êxito na 79.ª edição isolará o vencedor no segundo lugar.

O FC Porto começou 2018/19 a ganhar, impondo-se ao Desportivo das Aves na Supertaça, por 3-1, em Aveiro.

Posteriormente, o Sporting engordou a sala de troféus com a Taça da Liga, em Braga, batendo precisamente o rival 'azul e branco', no desempate por penáltis (3-1), depois do 1-1 no temo regulamentar.

Este vai ser o quarto jogo entre ambos em 2018/19: o FC Porto desempatou - após empates em Alvalade e na final da Taça da Liga -, com um triunfo, ainda que inconsequente, há uma semana, por 2-1, na última jornada da I Liga.

Os rivais já se encontraram por 39 vezes na Taça de Portugal, quatro delas em finais, com os oponentes a repartir igualmente o número de triunfos, dois para cada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)