'Leão' subiu provisoriamente ao sexto lugar, antepenúltimo de entrada direta nos oitavos de final, e soma os mesmos 13 pontos do Paris Saint-Germain.
O Sporting venceu na terça-feira pela primeira vez o campeão europeu em título na Liga dos Campeões de futebol, ao triunfar na receção aos franceses do Paris Saint-Germain (3-1), melhorando um histórico com três derrotas e um empate.
Na sétima e penúltima jornada da fase de liga, os bicampeões portugueses surpreenderam os campeões europeus e intercontinentais, com golos do colombiano Luis Suárez (74 e 90 minutos), por entre um do suplente georgiano Khvicha Kvaratskhelia (79), para selarem a quarta vitória em outras tantas partidas em casa na prova e o acesso à fase a eliminar.
O Sporting subiu provisoriamente ao sexto lugar, antepenúltimo de entrada direta nos oitavos de final, e soma os mesmos 13 pontos do Paris Saint-Germain, dos ingleses do Manchester City e dos italianos da Atalanta, com menos um jogo, tendo deixado, para já, a zona de acesso ao play-off, destinada aos clubes que terminarem entre a nona e a 24.ª posições.
Qualificados pela quarta vez para a fase a eliminar da Liga dos Campeões, após 2008/09, 2021/22 e 2024/25, os 'leões' vão visitar os espanhóis do Athletic Bilbau na última jornada, em 28 de janeiro, e ainda podem rumar diretamente aos 'oitavos', objetivo que também dependerá de terceiros.
Para a história fica o êxito num inédito embate com o Paris Saint-Germain, cujo primeiro título de campeão europeu foi conquistado na temporada passada e teve contributo dos internacionais portugueses Nuno Mendes, João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos, todos ainda presentes no plantel.
O Sporting fez o quinto jogo perante campeões continentais em título na Liga dos Campeões, após quatro partidas frente aos espanhóis do Real Madrid, recordistas de títulos no palmarés da principal prova europeia de clubes, com 15.
Em 2000/01, os madridistas começaram a defesa do título arrebatado na temporada anterior com um empate no antigo Estádio José Alvalade, em Lisboa (2-2), na estreia na 'poule' A da primeira de duas fases de grupos.
Ricardo Sá Pinto e o brasileiro André Cruz adiantaram os 'leões' antes do intervalo, mas o também brasileiro Roberto Carlos e Rui Jorge, na própria baliza, igualaram na segunda parte para o Real Madrid, que viria a golear no reencontro entre as duas equipas (4-0), na quinta e penúltima jornada.
Guti, o brasileiro Sávio e o recém-entrado Fernando Morientes, por duas vezes, fizeram os golos dos espanhóis, vencedores dessa 'poule', com 13 pontos, à frente dos russos do Spartak Moscovo, segundos, com 12, dos alemães do Bayer Leverkusen, terceiros, com sete, e do Sporting, quarto e último, com dois.
Mais de uma década e meia depois, em 2016/17, os 'verdes e brancos' voltaram a encarar o Real Madrid na fase principal da Liga dos Campeões e perderam para a primeira e quinta jornadas do Grupo F, sempre por 2-1.
No Santiago Bernabéu, o internacional português Cristiano Ronaldo, na cobrança de um livre direto frente ao clube que o tinha formado e lançado como sénior, e o suplente Álvaro Morata inverteram nos últimos minutos o golo inaugural do brasileiro Bruno César.
O jogo disputado no novo Estádio José Alvalade também foi resolvido na ponta final, com o suplente francês Karim Benzema a garantir o triunfo do Real Madrid, que se tinha adiantado pelo também gaulês Raphaël Varane, mas viu o capitão 'leonino' Adrien Silva igualar na conversão de um penálti, numa altura em que João Pereira já tinha sido expulso na equipa da casa.
A exemplo de 2000/01, o Sporting foi afastado no último lugar da 'poule', com três pontos, contra 14 dos alemães do Borussia Dortmund, 12 dos espanhóis, que revalidariam o troféu em 2016/17, e quatro dos polacos do Legia Varsóvia.
Ao quebrarem agora a tendência perante o Paris Saint-Germain, os 'leões' juntaram-se aos rivais Benfica e FC Porto no lote de clubes portugueses que bateram campeões europeus na principal prova de clubes da UEFA.
O Benfica ganhou em casa ao Liverpool (1-0) em 1984/85, para a segunda mão da segunda ronda da então designada Taça dos Clubes Campeões Europeus, mas não conseguiu inverter a derrota sofrida em Inglaterra (3-1), com um 'hat-trick' do galês Ian Rush.
Já em 1988/89, o FC Porto defrontou na segunda ronda o PSV Eindhoven, que goleou nos Países Baixos (5-0) e perdeu em Portugal (2-0), no início da defesa do título festejado frente ao Benfica na época anterior, através do desempate por grandes penalidades (6-5, após 0-0 nos 120 minutos).
Já na era Liga dos Campeões, iniciada em 1992/93, o Benfica tornou-se o único clube português a afastar um campeão continental vigente, ao obter duas vitórias diante do Liverpool nos 'oitavos' (1-0 na Luz e 2-0 em Anfield), em 2005/06.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.