FC Porto consegue triunfo importante num desafio que se revelou extremamente difícil.
Três pontos preciosos na caminhada para o título. Num jogo extremamente difícil, o FC Porto venceu este domingo à noite o Moreirense pela margem mínima (um golo sem resposta) e manteve os seis pontos de vantagem sobre o Sporting na liderança da Liga.
O golo que garantiu a vitória azul-e-branca foi apontado ao minuto 40 por Evanilson, após uma brilhante arrancada de Taremi pela esquerda, em que, para além de deixar Artur Jorge pelo caminho, levantou a cabeça e viu o brasileiro sozinho na área, oferecendo-lhe, com qualidade, o tento da vitória.
A primeira metade foi quase toda dominada pela turma portista. Exceção para os últimos dez minutos, em que até chegou a ser assinalada uma grande penalidade a favor do Moreirense (Uribe carregou Yan Matheus), revertida, e bem, por falta, uns metros antes, do ponta de lança da casa sobre Fábio Cardoso.
Sabendo do resultado de Alvalade, o FC Porto entrou a todo o gás, com vontade de chegar cedo ao golo. Só que, mesmo encostada às cordas, a equipa da casa apresentou grande solidez defensiva, ao invés do que ocorrera na jornada anterior.
Vitinha, que encheu o campo, criou uma série de jogadas de perigo e, à passagem da meia hora, o guardião Mateus Pasinato negou, por duas vezes, o golo a Evanilson, com defesas corajosas e de qualidade.
A segunda parte foi bem diferente da primeira. Vitinha, que tem sido o grande construtor da equipa de Conceição, esteve muito menos ativo e o Moreirense teve duas soberanas oportunidades para chegar ao empate. Primeiro, através de um livre direto (na sequência da falta em que Grujic foi expulso), que André Luís executou com classe, mas a bola bateu na barra. Depois, já ao cair do pano, Diogo Costa, com uma defesa soberba, tirou o pão da boca a Derik Lacerda, que se isolou após passe longo de Pablo.
Apesar da reação do Moreirense, a vitória do FC Porto é justa. E deve sublinhar-se que, ao minuto 70, podia ter chegado ao segundo, quando Pasinato se opôs, com uma grande defesa, ao remate de Taremi.
Sá Pinto expulso após confusão
Sá Pinto foi expulso no final do jogo após um desentendimento com Diamantino Figueiredo, treinador de guarda-redes do FC Porto. O técnico do Moreirense, exaltado, conversava com Sérgio Conceição junto à equipa de arbitragem quando deu início a altercação.
"Estamos a trilhar o nosso caminho"
"Estamos a trilhar o nosso caminho. Dependemos apenas de nós para chegar ao título, mas sabemos que os rivais vêm logo atrás e não querem perder mais pontos", disse este domingo Sérgio Conceição após o triunfo sobre o Moreirense que permite manter os seis pontos de vantagem sobre o Sporting.
Sobre a partida, o técnico portista reconheceu que a equipa baixou de rendimento nos últimos 10 minutos, fruto do cansaço da jornada europeia. "Não tínhamos dúvidas que iríamos encontrar estas dificuldades perante um adversário competitivo e organizado, mas a equipa reagiu bem e houve momentos no jogo que me agradaram bastante", disse, referindo que Grujic (expulso) complicou a estratégia. "O primeiro amarelo não era, mas o segundo aceita-se. Tivemos de reajustar a equipa e colocar homens frescos no ataque para explorar os espaços."
Análise ao jogo
Positivo: Diogo Costa salvador
Foi pouco mais do que um espectador ao longo de praticamente toda a partida. Mas, três minutos para lá dos 90, com uma defesa soberba, garantiu a vitória e os três pontos ao FC Porto.
Negativo: Nova confusão após jogo
Começa a ser uma triste realidade, o tirar de satisfações, trocas de palavras e até alguns empurrões após o apito do árbitro. Este domingo, o árbitro mostrou dois cartões vermelhos devido a desacatos.
Arbitragem: Trabalho negativo
Luís Godinho não esteve bem no jogo deste domingo. O erro mais grave foi a não admoestação de uma mão na cara de Fábio Cardoso a André Luís, que teria dado o 2º amarelo ao defesa azul.
Análise aos jogadores
Taremi - A cavalgada que deu origem ao golo foi impressionante. Mas já antes era um verdadeiro perigo para os cónegos. No segundo tempo voltou a ter várias chances para matar o jogo.
Diogo Costa – Defesa gigante que impediu o empate nos descontos. Decisivo.
João Mário – Sem problemas a defender, tentou conduzir jogo ofensivo pelo flanco. Melhor no segundo tempo.
Mbemba – Várias desatenções. Numa delas, a fechar, os minhotos quase marcaram.
Fábio Cardoso – De regresso ao onze, passou por apuros no final da primeira parte. Mesmo assim, cumpriu.
Zaidu – Exibição sem sustos de maior. Tentou algumas arrancadas após o descanso.
Uribe – Está num momento de menor fulgor físico. E isso nota-se na sua ação.
Vitinha – Tentou sempre colocar os colegas na linha de golo. Taremi e Fábio Vieira. desperdiçaram chances claras. Importante.
Otávio – O FC Porto começou a carregar graças à sua ação. Perdeu fulgor após o descanso.
Fábio Vieira – Visão de jogo acima da média. Ajudou ao sufoco dos dragões.
Evanilson – Falhou um golo fácil, mas depois fez o 1-0. No sítio certo. Matador.
Grujic – Pouco tempo em campo, o suficiente para ser expulso.
Galeno – Não se viu.
Eustáquio – Deu segurança.
F. Conceição –Pouca bola.
Toni Martínez – Agitou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.