Espanhol Luis Maté vence a quarta etapa da Volta a Portugal
Ciclista ganhou na cidade mais alta do País pelo segundo ano consecutivo. Afonso Eulálio deu boa resposta na meta e reforçou camisola amarela com dois segundos.
O espanhol Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), de 40 anos, venceu este domingo a quarta etapa da Volta a Portugal, com chegada numa subida íngreme da Guarda. O ciclista natural de Málaga venceu naquele local pelo segundo ano seguido, não dando hipóteses aos colegas de fuga que o acompanharam até ao risco de meta.
A tirada deste domingo ficou marcada pelo desfalecimento - caiu para a berma - de Mauricio Moreira, que foi vítima de um problema gástrico que já vinha deste sábado. O ciclista da Sabgal-Anicolor foi ao hospital já depois de ter abandonado a prova.
Quanto a Afonso Eulálio (ABTF-Feirense), reforçou a liderança na geral ao ganhar tempo a todos os rivais no ataque que fez nos difíceis últimos 300 metros.
A tirada de 164,5 km começou em Sabugal e ficou marcada por uma fuga de 11 ciclistas que chegou a ter cinco minutos. As principais dificuldades estavam marcadas para os últimos 40 km, com três contagens de montanha - uma de 2.ª e três de 3.ª categoria. Na última, assistiu-se a um espetáculo de cada ciclista, por si, a dar o que tinha para ganhar a etapa. O argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano) ainda cavou alguma distância, mas foi ultrapassado nos últimos metros por Luis Maté. Rafael Reis (Sabgal-Anicolor) foi terceiro na jornada deste domingo.
Esta segunda-feira cumpre-se o dia de descanso para o que resta da 85.ª edição da Grandíssima. Amanhã regressa a corrida, com a 5.ª etapa, de 176,8 km, entre Penedono e Bragança. Apesar do sobe e desce, a chegada poderá ser ao sprint.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt