"Fizemos história para Portugal": Miguel Oliveira é o primeiro português a conquistar Grande Prémio no Moto GP
Jovem de 25 anos recebeu automóvel BMW no valor de 120 mil euros.
Miguel Oliveira ganhou pela primeira vez um Grande Prémio em Moto GP e vê o nome ficar ainda mais célebre na história do desporto nacional. É o único português a ter alcançado este feito.
A histórica corrida aconteceu este domingo no GP Estíria, na Áustria, e os últimos momentos foram de cortar a respiração. O piloto da KTM Tech 3 subiu ao primeiro lugar só na última curva, após ultrapassar o australiano Jack Miller e o espanhol Pol Espargaró. A manobra até já lhe valeu a alcunha ‘Sr. Inteligência’ no estrangeiro.
A ‘Portuguesa’ ouviu-se bem alto no pódio, e o almadense não esqueceu o apoio de uma nação inteira. "Fizemos história para Portugal. Não podia estar mais feliz por tê-lo conseguido aqui em casa da Red Bull e da KTM. Quero agradecer às pessoas que acreditaram em mim. À minha família, à minha equipa e patrocinadores e aos portugueses. Somos os maiores", afirmou Miguel Oliveira, que tinha até este domingo um sexto lugar como melhor registo de sempre.
Foi também a primeira vez que a Tech 3 venceu um GP na prova rainha do motociclismo, o que torna o feito ainda mais especial. "Merecemos esta vitória por todas as batalhas que travámos desde o ano passado", enalteceu o piloto, de 25 anos, que no Grande Prémio da Áustria, há uma semana, tinha sido obrigado a desistir após uma colisão, precisamente com Pol Espargaró.
No final, Miguel Oliveira ainda recebeu da organização um BMW M4. O carro está avaliado aproximadamente em 120 mil euros e só será lançado ao público em 2021. "Pensei em voltar a Portugal com ele nas mãos, mas não vai acontecer. Tenho voo marcado. É um presente especial", brincou.
Perfil
Miguel Oliveira nasceu em Almada a 4 de janeiro de 1995 e cumpre a segunda temporada no Moto GP.
Começou na categoria de 125 cc, depois obteve seis vitórias em Moto 3 e três em Moto 2, tendo sido vice-campeão desta categoria em 2018. No ano passado, na prova rainha, ficou-se pelo 17º lugar.
Soma 150 corridas na carreira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt