João Almeida sobe a terceiro na Volta à Suíça após terminar etapa em segundo

Britânico Oscar Onley (Team Picnic PostNL) impôs-se ao sprint em cima da meta a João Almeida.

19 de junho de 2025 às 16:59
João Almeida
Partilhar

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) ascendeu esta quinta-feira a terceiro na Volta à Suíça, ao ser segundo na quinta etapa, atrás de Oscar Onley (Team Picnic PostNL), que coroou Kevin Vauquelin (Arkéa--B&B Hotels) como novo líder.

Após a vitória na etapa de quarta-feira, João Almeida, que foi um dos animadores dos últimos quilómetros da dura e seletiva quinta etapa, voltou a ser segundo e ascendeu da sétima à terceira posição da geral, a 39 segundos do francês Kevin Vauquelin.

Pub

O britânico Oscar Onley (Team Picnic PostNL) impôs-se ao sprint em cima da meta a João Almeida, cumprindo os 183,8 quilómetros da tirada entre La Punt e Santa Maria in Calanca em 4:33.28 horas, subindo de oitavo a quarto da geral.

O austríaco Félix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale Team) foi o terceiro a cruzar a linha de chegada da etapa rainha, a 23 segundos de Onley e Almeida, e também subiu duas posições na geral, seguindo na sétima posição.

A quinta etapa coroou o francês Kévin Vauquelin, quarto na etapa, a 57 segundos de Onley, como o novo camisola amarela, destronando o seu compatriota Romain Grégoire (Groupama FDJ), líder desde a primeira etapa e que esta quinta-feira teve dificuldades, caindo para 13.º da geral.

Pub

Esta foi a segunda vitória profissional do britânico Oscar Onley, de 22 anos, um jovem ciclista que desafiou João Almeida na difícil subida até Castaneda, antes de superar o português ao sprint na chegada disputada ao centímetro.

A sinuosa parte final da etapa, em subida, provocou quebras no pelotão, tendo João Almeida optado por subir ao seu próprio ritmo, mas, como sempre diz, nunca desistindo.

O ciclista português conseguiu gerir os seus esforços e foi capaz de responder a uma iniciativa de Oscar Onley, que se destacou de um grupo restrito, acabando por perder a etapa para o britânico na linha da meta.

Pub

No pelotão dos portugueses, Rui Costa (EF Education-EasyPost) terminou a etapa na 44.ª posição, a 14 minutos do britânico Oscar Onley, António Morgado (UAE Emirates) na 77.ª, a 24.06, e Nelson Oliveira (Movistar) na 84.ª, a 26.17.

Na classificação geral, António Morgado desceu sete posições e é agora 74.º, a 55.23 minutos do líder Kevin Vauquelin, Rui Oliveira subiu 25 e é 83.º e Nelson Oliveira caiu nove para 94.º, ambos a mais de uma hora.

A sexta etapa decorre sexta-feira entre Chur e Neuhausen am Rheinfall, na distância de 186,7 quilómetros, e inclui duas subidas de segunda categoria na primeira parte do percurso, que serão as únicas atrações do dia para os ciclistas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar