Volta a Portugal começa hoje na Maia e termina dia 17 em Lisboa
Rafael Reis tenta esta tarde de quarta-feira, na Maia, vencer pela sétima vez o prólogo da competição.
A 86ª edição da Volta a Portugal começa hoje na Maia com um prólogo de 3,4 quilómetros que vai determinar o primeiro camisola amarela da prova rainha do ciclismo nacional. Rafael Reis (Glassdrive Q8) é o grande favorito a vencer um prólogo curto e explosivo pelas ruas da Maia, tentando repetir o feito que já conseguiu por seis vezes na 'Grandíssima'. "Estamos conscientes de que vai ser uma Volta bastante dura, com bastante calor", diz Rafael Reis que depois vai trabalhar para que o colega de equipa, o russo Artem Nych, consiga revalidar o título conquistado no ano passado.
A prova terá um percurso de 1581 quilómetros, distribuídos por onze etapas e um dia de descanso. O trajeto é pouco favorável para "sprinters", que terão poucas possibilidades de vitória. É mais favorável para trepadores já que terá cinco chegadas em alto. Ao contrário do habitual a subida à Senhora da Graça - prevista para domingo mas se os incêndios florestais deixarem - vai acontecer primeiro do que a chegada à Torre (Serra da Estrela), prevista para dia 14.
Além de Artem Nych, partem como favoritos para ganhar a prova o colega de equipa Alexis Guérin, o colombiano Jesús David Peña (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) e o equatoriano Jonathan Caicedo (Petrolike). O português e campeão olímpico de pista em Paris 2024, Iuri Leitão, vai participar pela segunda vez na prova e tem como grande objetivo vencer a etapa que terminará em Viseu (dia 11).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt