page view

João Almeida deu tudo, mas Vingegaard foi mais forte e assegurou vitória da Volta a Espanha

Ciclista português iguala feito de Joaquim Agostinho conseguido há 51 anos.

14 de setembro de 2025 às 01:30

O ciclista português João Almeida conseguiu, este sábado, segurar virtualmente o segundo lugar da Volta a Espanha de 2025, igualando o feito conseguido por Joaquim Agostinho há 51 anos (1974). A corrida vai ser ganha pelo dinamarquês Jonas Vingegaard porque, este domingo, corre-se a etapa de consagração na capital do país vizinho.

Na penúltima etapa que terminou no topo da duríssima subida de Bola del Vento, em Navacerrada, nos arredores de Madrid, o ciclista luso aguentou-se firme na frente da corrida até cerca de quilómetro e meio do final, altura em que em rampas com 15 e 20 por cento de desnível, Vingegaard desferiu o último e decisivo ataque.

João Almeida ainda tentou acompanhar o rival, deu tudo o que tinha, mas acabou por perder mais 22 segundos o que a somar aos 44 que já tinha de desvantagem, faz com que assegurasse a segunda posição da classificação geral a 1.16’ do vencedor. Minutos depois de terminar a etapa deste sábado João Almeida mostrou-se resignado perante a impotência em fazer frente a Vingegaard, referindo que não se tem sentido bem “na última semana da prova” e que no início da última subida “já vinha no limite” das suas forças. "Ainda tentei mas não tive forças na subida final. Parabéns ao Jonas [Vingegaard], ele foi super forte, e acho que não é assim tão mau ficar atrás dele", reconheceu o atleta português considerado o terceiro melhor ´voltista' do mundo atrás de Tadej Pogacar e do rival deste sábado.

O inglês Tom Pidccok (Q36) segurou, este sábado, o terceiro lugar do pódio ao fazer quarto na etapa, ficando a 3.11 de Vingegaard.

João Almeida – segundo pódio

O ciclista português natural de A-dos Francos, nas Caldas da Rainha, conquistou assim o segundo pódio numa corrida de três semanas. Em 2023 ficou em terceiro lugar na Volta a Itália. Este ano ganhou a Volta à Catalunha, Volta ao País basco e Volta à Suiça.

Jonas Vingegaard – três grandes voltas

O ciclista dinamarquês ao vencer a Vuelta deste ano eleva para três o número de triunfos em grandes provas, depois de ter conquistado a Volta a França em 2022 e 2023. Para o ano vai tentar a Volta a Itália para completar a trilogia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8