Português terminou a carreira em abril, no Estoril Open.
João Sousa, melhor tenista português de sempre, foi esta terça-feira homenageado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pela Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), depois de ter terminado a carreira em abril, no Estoril Open.
O vimaranense foi o único português a participar no quadro de singulares em duas edições nos Jogos Olímpicos (Rio2016 e Tóquio2020) e é ainda o único luso a vencer torneios do circuito ATP (Kuala Lumpur, Valência, Estoril e Pune) e a ter entrado no top 30.
"Passaste pelos maiores palcos internacionais da modalidade, tiveste posições de ranking do mais elevado nível desportivo. E os Jogos Olímpicos foram um apêndice na tua carreira, mas que tu cumpriste de uma forma exemplar. A Aldeia Olímpica não é seguramente os hotéis onde a tua vida desportiva te levou, mas não apresentaste queixas. Antes pelo contrário", disse o presidente do COP.
Citado pelo organismo, José Manuel Constantino afirmou que João Sousa teve "orgulho em representar Portugal", "em estar integrado na missão olímpica", considerando que foi "sempre uma pessoa muito educada, muito correta" e "muito humilde".
"Nesse sentido és um exemplo que tenho a obrigação de destacar. Recordo-me que em Tóquio as coisas não correram bem, tu saíste do court, vieste ter comigo, pediste desculpa, mas não tinhas de o fazer, porque deste o melhor de ti. O teu adversário foi mais forte. Como na vida, no desporto os melhores vencem", salientou.
"Portanto, João, esta singela homenagem que quero prestar-te em nome do Comité Olímpico, perante os funcionários do Comité Olímpico, perante a presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, perante o teu presidente, é uma homenagem de alguém que apreciou o teu percurso desportivo, mas sobretudo apreciou e quer valorizar o teu percurso como pessoa. Estou certo que o exemplo que passaste nos 'courts' assim continuará a vigorar na tua vida", concluiu Constantino.
A presidente da CAO, Diana Gomes, agradeceu o que João Sousa "deu ao desporto português e ao movimento olímpico", lembrando que esteve oito anos no top 100 e que chegou ao top 30.
"Para nós, os Jogos Olímpicos são o culminar de uma carreira, no ténis pode ser diferente, mas o que é que podemos agradecer-te mais? O que fica é o que levamos depois da nossa carreira desportiva. Deixo o desafio de nos continuares a dar, ao movimento olímpico e ao desporto, aquilo que deste antes", referiu.
João Sousa, por sua vez, afirmou que representar Portugal é algo que os atletas ambicionam "desde pequenos".
"Eu, felizmente, tive a oportunidade de estar próximo do vosso trabalho e sou consciente de que vocês dão tudo para que esta família olímpica portuguesa possa sentir-se quase em casa. Quero agradecer-vos esse carinho que tiveram para comigo. Foram só dois Jogos Olímpicos, mas foram muitos anos, pelo menos oito. Tive o privilégio de representar Portugal e de conhecer pessoas maravilhosas nesta família. Estou muito grato por isso", disse.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.