Deixar bem claro quem é a mulher da sua vida é uma das regras que o cantor romântico segue ao lidar com as admiradoras. E são muitas, como se pode ver nos concertos que tem feito em Portugal e Angola.
Nascido a 12 de março de 1981, em Luanda, o cantor angolano Anselmo Ralph viveu em vários países, mas foi em Espanha que ganhou amor à música. Gravou o seu primeiro disco, ‘Histórias de Amor', em 2006, e nunca mais parou. ‘Best of Anselmo Ralph - Live' é o trabalho mais recente, que mistura rhythm'n'blues, soul e kizomba. Será um dos mentores do concurso de talentos ‘The Voice - Portugal', que estreia hoje na RTP 1
Faltam duas cadeiras para Anselmo Ralph completar o curso de Contabilidade, iniciado quando vivia em Nova Iorque, mas o cantor admite que nunca lhe dará utilidade prática. Ainda assim, diz que essa fase da vida o fez crescer enquanto homem, pois o pai, então embaixador nas Nações Unidas, resolveu que ele teria de encontrar trabalho para pagar as propinas.
O angolano, de 33 anos, conquistou milhares de fãs em Portugal - onde acaba de fazer mais uma série de concertos -, e um deles é Cristiano Ronaldo. Cantou no 29º aniversário do avançado do Real Madrid, e garante que ele é "simples e acessível, sem tiques de vedeta". Como o próprio Anselmo Ralph, casado com a mãe dos dois filhos, que só usa óculos escuros nos concertos devido a um problema de saúde.
*A resposta escolhida aparece sublinhada.
Qual é a principal razão do sucesso das suas canções entre o público português?
a) O amor é um tema universal e a música uma linguagem partilhada por todos
b) Angola e Portugal são países irmãos e em português nos entendemos
c) Tanto eu como as pessoas ligadas à produção e promoção estamos a fazer um excelente trabalho
Estreou-se este mês no Coliseu dos Recreios de Lisboa. Qual foi a sensação?
a) Foi uma honra subir a um palco por onde passaram grandes artistas ao longo de mais de um século
b) Gostei ter ao lado convidados como Cuca Roseta, Mickael Carreira, Paulo Gonzo e Rui Reininho
c) Senti que a sala era demasiado pequena para todos os fãs que tenho em Portugal
Antes de se tornar um dos cantores mais populares de Angola e de Portugal, tinha algum ídolo?
a) O dominicano Juan Luis Guerra, autor de ‘Burbujas de Amor', grande influência na minha juventude
b) O norte-americano Stevie Wonder, mestre das canções românticas, que já tinha êxito antes de eu nascer
c) O angolano Paulo Flores, um dos muitos meus compatriotas de grande talento
Nasceu em Luanda no ano de 1981. Qual foi a sua principal vantagem em relação a gerações anteriores de angolanos?
a) Vim ao Mundo num país independente e soberano
b) Quando cheguei a adulto já não tive de combater na guerra, embora tenha testemunhado combates durante a infância
c) Assisto à ascensão de Angola ao estatuto de potência africana
Com um pai diplomata, viveu em diversos países na infância e adolescência. De qual gostou mais?
a) De Portugal, por ter a mesma língua e uma grande comunidade de emigrantes angolanos
b) De Espanha, por ter sido a porta de entrada para a música latina
c) Dos EUA, por tudo parecer maior e mais rápido do outro lado do Atlântico
d) Outra hipótese: dos EUA, que marcaram muito a minha adolescência e crescimento enquanto homem
Cansou-se depressa da música ‘Não me Toca', que é um dos seus maiores êxitos. Isso quer dizer que...
a) Nem sempre o artista está certo
b) O público é o mais sábio dos juízes
c) O sucesso desta ou daquela canção tem sempre um pitada de acaso
De todas as salas de concertos em que já atuou, qual foi a mais marcante?
a) O Pavilhão da Cidadela, em Luanda, por juntar milhares de angolanos, fãs desde a primeira hora
b) O Pavilhão Atlântico, agora Meo Arena, em Lisboa, por simbolizar a internacionalização da minha carreira
c) Aquele recinto, nos EUA, Reino Unido ou Brasil, em que terei a certeza de que sou uma estrela a nível mundial
Esteve na última festa de aniversário de Cristiano Ronaldo. Com que impressão ficou dele?
a) Trabalha imenso para ser o Anselmo Ralph do futebol
b) Está tão imparável que o meu ídolo Messi ainda vai ficar agoniado mais vezes
c) É simples e acessível, sem tiques de vedeta
Sendo casado com a mãe dos seus dois filhos, como lida com o assédio das fãs?
a) Troco de número de telemóvel 20 vezes ao ano
b) Deixo muito claro às admiradoras quem é a mulher da minha vida
c) O que os olhos não veem, o coração não sente
Revelou que canta de óculos escuros por sofrer de uma doença autoimune que lhe causa problemas de visão. Como lida com isso?
a) Cuido da saúde, evitando o tabaco e o álcool, e sigo os conselhos dos médicos
b) Tenho momentos de fraqueza, mas encontro força para seguir em frente
c) Deixo o meu destino nas mãos de Deus
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.