A invasão migratória do enclave espanhol em Marrocos agudizou a tensão entre Madrid e Rabat e revelou histórias de quem procura o sonho europeu.
A invasão migratória do enclave espanhol em Marrocos agudizou a tensão entre Madrid e Rabat e revelou histórias de quem procura o sonho europeu.
O sonho europeu para muitos dos migrantes que cruzaram a fronteira de Marrocos para Ceuta, enclave de Espanha no norte de África, dificilmente será realizado. A invasão em massa da cidade autónoma espanhola trouxe milhares de migrantes de várias latitudes e outros tantos sonhos. O mesmo que, há anos, trouxe Modibo Touré de uma aldeia pobre do Mali até La Línea de la Concepción, no lado do sonho do estreito de Gibraltar.
A travessia do Mediterrâneo feita por Modibo é uma espécie de metáfora da maioria que se aventurou ao mar para chegar a Ceuta. Ao contrário dos que ainda estão na indefinição no enclave espanhol no norte de África, Modibo Touré é um homem feliz. Dez anos após a travessia do estreito de Gibraltar numa ‘patera’, vive em La Línea com a mulher e dois filhos, longe da pobreza do Mali. Nem todas as histórias têm o final feliz da de Modibo Touré.
Mohamed Macalou, Abdelali Aouladkasse ou Ebrima Konateh ainda estão em Ceuta depois de terem embarcado na corrida trágica em busca da quimera do Norte, onde terão morrido perto de 140 pessoas nos dois lados da fronteira. Ceuta confirma cerca de 80 mortos, Marrocos ergue um muro de silêncio, como se não tivesse nenhuma responsabilidade nesta fuga desenfreada do seu caos económico à qual se juntaram, igualmente, milhares de subsaarianos numa dramática debandada da pobreza, das oligarquias e de guerras que se eternizam.
1 / 3
Mali
Os migrantes que esperam em Ceuta pelo sonho europeu estão onde Modibo Touré já esteve. Só que o sonho deste homem determinado, agora com 28 anos, tornou-se realidade. Na longa caminhada dos migrantes, nem todos os finais são felizes como o de Modibo que o suplemento ‘Domingo’ entrevistou na marginal de La Línea de la Concepción, com Gibraltar como fundo. O agora imigrante legalizado do Mali socorre-se de um chavão para resumir a sua história: “Tudo é possível, menos a morte.”
A vida de Modibo roçou várias vezes o falecimento desde que partiu de Kayes, região do Mali perto da fronteira com o Senegal, quando era um menino de 17 anos. “Como havia muitos ‘jihadistas’, apanhei um autocarro no Mali e fui para o Burquina Faso”, de forma a evitar, conta, o Senegal. Resume a longa viagem e conta: “Do Burquina fui para o Níger e para a Argélia. Depois, fui para Marrocos.” São poucas palavras para tanto sofrimento que quer matar com um sorriso e olhos arregalados de satisfação. A descrição da jornada é impressionante, mesmo quando Modibo não perde o sorriso: “Hoje dormíamos aqui, amanhã acordávamos ali, depois íamos para a cidade. Amanhã voltávamos a acordar e íamos para outro sítio.” A errância não é solitária. Os migrantes sonham em grupo, sofrem em conjunto e miram juntos a Europa dos desejos.
Tudo é possível, menos a morte.
Mali
“Quando já não tiveres dinheiro, podes parar ali para procurar algum trabalho. Se te derem 20 euros, isso pode render-te bastante para comprares um pão duro, seco, para não ficares sem comida. Então, assim vamos caminhando aos poucos, aos poucos, aos poucos...” De Djibasso, já no Burquina, a mais de mil quilómetros de Kayes, Modibo fez um caminho até ao Níger. Enfrentou perto de mil quilómetros de deserto. Daí para a Argélia, o pior estava para vir.
“Entrar na Argélia é uma merda. Se te apanham, matam-te. Temos de nos esconder permanentemente e, depois, enquanto os militares dormem de noite, nós temos de acordar. Tentamos passar um de cada vez”, conta. Do grupo de 16 que acompanhou Modibo Touré, metade ficou pelo caminho. Tentou entrar em Melilla três vezes e falhou. Viajou para Tânger onde pagou a uma rede ilegal a passagem num frágil bote de borracha até Tarifa.
Longe da família, muda-se para La Línea de la Concepción e consegue emprego num bar. Confessa que “chorava todos os dias”, mas não esperava solidariedade tão grande dos espanhóis. “Fui muito ajudado pelo Eugénio e pelo David, os dois donos do bar onde trabalhei”, revela Modibo. Foram os patrões que ajudaram no processo de legalização que chegou após quatro anos. E foram eles que emprestaram o dinheiro que Modibo não tinha para trazer para Espanha a mulher e os dois filhos.
Hoje, confessa-se um homem feliz. E o brilho nos olhos de Modibo não esconde a felicidade: “Temos comida no frigorífico, não falta o que comer na mesa, nem o que calçar e os meus filhos estão no colégio. Foi para isso que lutei. E se amanhã eles quiserem ir para França ou para outro lugar, só peço que não me esqueçam. Porque eu vou ficar aqui, onde sou feliz.”
1 / 6
Senegal
A boa sorte de não saber nadar impediu Mohamed Macalou, 25 anos, de embarcar na multidão de migrantes que invadiu Ceuta por mar. Por isso, o ‘skater’ senegalês esperou que a fronteira terrestre cedesse e só então correu até à ponte pedonal de Tarajal. Agora, espera como tantos outros que lhe seja dado um destino que pode bem ser o regresso ao sul de Dacar onde vivia com a família. “Na situação em que me encontro agora, rezo para que o povo senegalês e todas as pessoas que aqui estão consigam ficar na cidade e, depois disso, sigam para Espanha para construir um futuro melhor para si próprios e para as futuras gerações”, disse ao suplemento ‘Domingo’. A Península Ibérica, porém, não é o objetivo de Mohamed: “Depois de Espanha, quero ir para Chicago, arranjar um novo emprego, comprar uma casa nova - a casa dos meus sonhos, se Deus quiser - e encontrar a minha alma gémea.” Talvez sejam objetivos ambiciosos para quem pode ser repatriado para o Senegal, por dificilmente reunir os parâmetros exigidos para a atribuição de asilo na Europa.
"Quero ir para Chicago, arranjar um novo emprego, comprar uma casa nova - a casa dos meus sonhos."
Marrocos
Abdelali Aouladkasse, 29 anos, estudava em Marrocos e trabalhava em “todo o tipo de emprego” quando decidiu mergulhar no Mediterrâneo e aventurar-se até Ceuta. Se é certo, diz o povo, que a esperança será das últimas coisas a morrer, a de Abdelali está meio moribunda. Permanece naquela cidade espanhola no norte de África à espera de um asilo impossível. “O governo de Marrocos quer que voltemos, somos todos marroquinos, mas nós não queremos voltar para Marrocos.” A pedir um asilo que Espanha não dará, Abdelali Aouladkasse explica o risco da travessia a nado e de um regresso talvez ainda mais perigoso. “A vida em África é incrível, faz-nos sofrer muito. Não há trabalho, não há dinheiro, não há muitas coisas”, lamenta.
Se não arriscar chegar à Península numa qualquer embarcação precária, Abdelali voltará à vida difícil em Marrocos onde viverá um sonho europeu adiado. “Eu sei que Espanha mudou a vida de muitos jovens marroquinos e de muitos outros estrangeiros bons que vieram até aqui e é por isso que há tantos a querer vir até cá”, explica de forma, talvez, demasiado ingénua.
"A vida em África é incrível, faz-nos sofrer muito.Não há trabalho, não há dinheiro, não há muitas coisas."
Gâmbia
Diz que é o único migrante oriundo da Gâmbia na multidão que durante 20 dias permaneceu na praia do Trampolín. Sem lugar digno para dormir ou para a higiene, é o futuro inverno que mais preocupa Ebrima Konateh, 27 anos. “Neste momento, não sabemos de nada. Se nos aceitam, se não”, diz enquanto espera sentado junto à barraca que ergueu na praia. O trajeto até nenhures, conta, não foi simples: “Sacrifiquei muitas coisas para vir para cá. Fui ao Mali, à Argélia e até aqui. Isto representa muita luta e muita dor” para quem só quis fugir da pobreza. “Na Gâmbia não tenho emprego porque temos muitos jovens por lá. Talvez 70% a 80% da população jovem não arranje trabalho”, pelo que rumar a norte até chegar à Europa é uma obsessão com riscos elevados e que nada tem garantido.
"Sacrifiquei muitas coisas para vir para cá."
Do terraço da vivenda, onde a água da piscina desmontável permanece parada e o grelhador de churrasco apagado, Juan José Hernández observa a praia do Trampolín, em Ceuta. A outrora zona tranquila viu crescer, neste agosto, um bairro de lata onde milhares de migrantes foram acantonados, sem condições de higiene, sem casas de banho, nem uma refeição por dia. A sobrevivência de uns retirou a liberdade a outros, queixam-se os moradores.
Eu tinha uma vista e uma vida muito tranquilas, com a praia a 50 metros de casa. Desfrutávamos de uma praia muito familiar. E, de um dia para o outro, ficámos sem nada, tiraram-nos o que há de mais importante para qualquer pessoa: a liberdade. Tiraram-nos a liberdade e estamos um pouco deprimidos, cansados e zangados. Uma sensação muito estranha, nunca a tinha sentido. Ninguém tem o direito de me privar da liberdade. É que a nossa Constituição diz isso muito claramente. A liberdade é fundamental; é um direito fundamental que nós, espanhóis, temos.
A atuação do Governo foi patética, muito lamentável. O Governo espanhol deixou-nos claramente na mão. Sim, é verdade que estamos neste território no continente africano, mas nunca fizemos parte de Marrocos. Nunca! Há cinco séculos que pertencemos a Espanha, somos espanhóis... Se alguém pudesse reivindicar Ceuta, seria Portugal...
A atuação do governo espanhol foi patética.
Isso está bem claro para todos os habitantes de Ceuta e para todo o Governo. Isto aconteceu porque Marrocos quis que acontecesse. Marrocos, quando quiser, impede a entrada de migrantes ou permite a sua passagem para cá. É assim que Marrocos funciona; é um país ditatorial, é um Estado onde não existem direitos fundamentais e onde as pessoas são utilizadas como se fossem balas. Estas pessoas são as balas de Marrocos. Isto é uma guerra híbrida onde não se estão a usar munições, estão a usar-se pessoas. São seres humanos e eu compreendo que venham à procura de um futuro e tentem melhorar a sua vida. Mas não se pode invadir um país só para tentar melhorar a vida, porque há as pessoas que vivem aqui.
1 / 4
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.