Nos dias mais quentes, as refeições fora de casa querem-se igualmente ricas e saborosas, mas pedem cuidados extra.
A ‘Domingo’ pediu à nutricionista Maria Gama, autora do blog ‘Põe-te na Linha’, algumas dicas e, claro, receitas para as suas marmitas de verão.
"Claro que durante as férias queremos provar as iguarias dos locais que visitamos. Nem sempre é possível ter a alimentação que desejávamos, mas o importante é tentar", diz.
Por isso, o melhor é começar logo à chegada: "Assim que chegar ao destino, tente ir logo às compras e ficar com o frigorífico e a despensa organizada. Caso não haja frigorífico, compre apenas alimentos que não precisem de frio, assim pelo menos o pequeno-almoço e alguns dos lanches ficam logo definidos".
Maria Gama aconselha a preparar as refeições e ‘snacks’ no dia anterior à viagem, pois no meio de tanta bagagem alguma coisa pode ficar para trás. "Há elementos imprescindíveis: leve aveia para os pequenos-almoços; no dia seguinte, só terá de juntar um iogurte.
Compre diversos lanches que sejam fáceis de transportar na mala e comer em qualquer lugar, como cenouras, fruta (fácil de comer, como maçãs, peras ou bananas), frutos secos (nozes, amêndoas), fruta desidratada, bolachas de milho ou arroz (sacos individuais), miniqueijos ou iogurtes bebíveis", enumera Maria Gama.
E não se esqueça da água. Se andar sempre com qualquer coisa para beber e mordiscar, não cairá tão facilmente na tentação de entrar num café e comer bolos e sandes ou beber refrigerantes.
Se quiser levar sandes para a praia ou para o campo, aproveite para utilizar "pão do tipo integral e acrescentar sempre alguns legumes ou verduras". Por exemplo, junte ao pão, atum, tomate e alface.
"No entanto, pode optar por saladas frias para os seus almoços na praia, que é bem mais saciante e assim não precisa de passar o dia a comer pão", frisa Maria Gama.
Contudo, é preciso ter cuidado com os alimentos que se introduzem nas sandes: fiambre, ovos mexidos, salmão fumado, por exemplo, devem ficar fora da ementa pois estragam-se com o calor. Escolha sempre lancheiras metalizadas ou refrigeradas e adequadas para manter a temperatura, mas não se esqueça que mesmo estas só garantem quatro horas de eficácia.
Mesmo em férias, respeite a regra de ouro: nunca salte o pequeno almoço, seja em casa ou num hotel, mas não se descuide se a oferta for muita e sedutora.
"Por vezes, no hotel nem sempre existem opções saudáveis, mas dentro do que houver tente fazer as melhores escolhas. Iogurte, flocos de aveia, peça de fruta, ovos, panquecas são boas opções. Não se deixe cair em tentação e não tenha aquele tradicional pensamento ‘perdido por cem, perdido por mil’", aconselha.
O mesmo é válido para almoços ou jantares fora de casa: "Tente começar com uma sopa e pedir sempre uma salada ou verduras para acompanhar."
E para que não traga mais peso além da bagagem que levou para férias, aproveite para fazer caminhadas: "São dois em um. Mantêm o corpo ativo e ajudam a conhecer melhor o seu destino de férias", remata a nutricionista.
RECEITAS
Quiche de espinafres e queijo feta
INGREDIENTES
Peito de peru (300 g)
Cogumelos (1 chávena)
26 cogumelos)
Queijo feta (100 g)
Ovos (4)
Espinafres (1 mão)
Queijo quark
(4 colheres de sopa)
Pimento (1/2)
Ervas aromáticas
(1 colher de sopa)
Pimenta preta e Sal qb
Azeite (1 colher de sopa)
Preparação
Numa frigideira coloque os cogumelos,
a pimenta, o sal e o pimento com uma colher de sopa de azeite e salteie (pode colocar ½ copo de água para não fritar. Reserve. Junte o queijo feta partido aos cubos e os espinafres ao preparado anterior e disponha num pirex de ir ao forno.
Numa tigela bata os ovos e envolva o queijo quark até ficar com uma mistura homogénea, e cubra o preparado anterior. Coloque no forno pré-aquecido durante cerca de 30 minutos, a uma temperatura de 180ºc até cozinhar.
Pastéis de Bacalhau
INGREDIENTES
Farinha de aveia (15 colheres de sopa);
Grão cozido (200 g);
Azeite (4 colheres de sopa);
Cebolas (3 pequenas);
Dentes de alho (6);
Ovos (4);
Salsa qb
Preparação
Comece por refogar o bacalhau num tacho com o azeite, as cebolas e o alho (o bacalhau já vem cozido, pode deixá-lo a descongelar antes). Reserve uma tigela grande.
Bata os ovos e misture ao preparado anterior, bem como a farinha.
Triture o grão num processador de alimentos e depois misture ao preparado.
Por fim, pique a salsa e misture.
Molde os pastéis e coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
Por cima, regue com um fio de azeite e leve ao forno de 20 a 25 minutos a 180ºc.
Salada de grão e peru no frasco
(8 colheres de sopa)
Peito de peru cozido (240 g)
Maçã vermelha (1)
Brócolos cozidos (1 chávena) Papaia (1/4)
Tomate (2)
Preparação
Num frasco ou marmita coloque todos os ingredientes e tempere com azeite, vinagre, orégãos e sal. Delicie-se!
Almofadinhas de legumes
Almofadinhas de legumesINGREDIENTES
150 g de farinha de aveia; 2 colheres de sopa de azeite; 1/2 colher de café de sal; 2 ovos inteiros; 70 ml de água
Confeção da massa:
Numa tigela, misturar todos os ingredientes até ficar bem envolvido.
Dispor nas formas, bem espalhado para não ficar com uma massa grossa
Para o recheio:
200 g de abóbora em cubos; 1 cebola; 15 g de coentros; Pimenta preta qb; Sal qb; 1 ovo; 100 ml de claras; 5 colheres de sopa de queijo quark
Preparação
Numa wok colocar a abóbora, a cebola e os coentros e deixar refogar com o tempero a gosto.
Colocar dentro das formas.
Juntar o ovo com as claras e o queijo quark. Colocar por cima do recheio.
Levar ao forno cerca de 30 minutos a 180ºc.
Caril de frango e legumes
INGREDIENTES
Tomates (2)
Abóbora (340g)
Cebola (1)
Cenoura (1)
Cogumelos (150g)
Alhos (5 dentes)
Brócolos cozidos (200g)
Caril em pó q.b
Leite de coco (1 lata)
Azeite (2 colheres de sopa
Preparação
o alho, a cebola cortada aos cubos e os tomates e deixar refogar.
Depois, juntar os cogumelos laminados, a abóbora cortada, a cenoura às rodelas e deixar cozinhar. Ir sempre mexendo para não pegar (muitas vezes coloco um pouco de água, vinho ou cerveja).
Juntar o grão de bico, os brócolos e o caril, mexer bem e deixar cerca de 5 minutos até ganhar o sabor dos ingredientes.
Por fim, juntar o leite de coco, envolver bem e deixar cozinhar até estar tudo pronto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.