Gostaria de partilhar o palco com Lura. Sérgio Godinho diz que se tivesse de interpretar uma figura histórica não seria nem D. Sebastião, nem Salgueiro Maia, mas Freud, para poder “explicar algumas coisas”
Nasceu no Porto, a 31 de Agosto de 1945, e é um dos mais admirados ‘escritores de canções’ portugueses. Sérgio Godinho é um verdadeiro homem dos sete instrumentos: além da música, foi também dramaturgo, actor e realizador. O seu olhar peculiar sobre a sociedade distinguiram-no nas canções.
O músico Sérgio Godinho anda agora a correr os palcos em digressão. Tudo por causa de ‘Mútuo Consentimento’, que surgiu em Setembro, cinco anos depois do último álbum de originais, ‘Ligação Directa’. O novo traz parcerias inéditas com nomes maiores da música portuguesa.
Bernardo Sassetti, Noiserv, Francisca Cortesão (Minta), o percussionista António Serginho (do projecto Foge Foge Bandido) e a Roda de Choro de Lisboa são alguns dos que se juntaram à banda que tem acompanhado Sérgio Godinho nos últimos anos – Os Assessores, além de Hélder Gonçalves, dos Clã.
A resposta escolhida surge a sublinhado
- O que é que nunca aceitaria por ‘mútuo consentimento’?
a) Perder a soberania para Espanha
b) Uma coligação entre o PCP e o CDS
c) Ter de passar a compor e a cantar em inglês
d) Outra hipótese: o divórcio entre a amizade e o amor
- Quando olha para os seus netos, a canção que assenta como uma luva naquilo que sente é...
a) ‘Domingo no Mundo’
b) ‘De Pequenino’
c) ‘O Primeiro Gomo da Tangerina’. Sem dúvida
- Quem levaria imediatamente para o palco para um mano-a-mano num renovado e reaberto Cabaret Maxime, na praça da Alegria, em Lisboa?
a) José Mário Branco
b) Fausto Bordalo Dias
c) Janita Salomé e Vitorino
d) Outra hipótese: a Lura. Para um funaná
- Que canção cantaria a Pedro Passos Coelho?
a) ‘Só Neste País’
b) ‘O que Há-de Ser de Nós’
’c) ‘Cuidado com as Imitações’
d) Outra hipótese: ‘Cuidado com as Limitações’
- Dada a actual conjuntura económica do País, qual destas canções poderia falar do futuro dos portugueses?
a) ‘Intermitentemente’
b) ‘O Acesso Bloqueado’. Achemos outras chaves para abrir os ferrolhos...
c) ‘Bomba-Relógio’
- Disse recentemente que sofre "pelo Sporting mas tem bom perder". No entanto...
a) Às vezes apetece-me desligar a televisão a meio do jogo
b) Se eu fosse treinador, muita coisa soava diferente...
c) Neste momento, o Sporting Clube de Portugal tem muito para ganhar. Continue-se!
- A música e a política...
a) Não combinam
b) O músico deve sempre estar muito atento à política, para poder ter coisas para dizer
c) Músico deve estar atento à vida, que inclui a política e muitas, muitas coisas mais
- Se um desconhecido lhe entrasse pelo palco adentro (e não fosse para lhe oferecer flores!), o que faria:
a) Mandava a segurança pô-lo imediatamente fora dali
b) Oferecia-lhe uma cadeira e mandava-o começar a aquecer a voz
c) Dizia-lhe a terra é de quem a trabalha
- O que gostava que escrevessem no seu epitáfio:
a) Era um artista genial
b) Tinha um grande coração
c) ‘Este já cá canta’, disse Deus, disse o Diabo
- Como gosta de ouvir música:
a) Em vinil, sempre
b) Ainda não dispenso os CD
c) No Mp4
d) Outra hipótese: no iPod
- Além de músico e compositor, também é actor. Se tivesse a oportunidade de escolher uma personagem célebre para vestir no teatro ou no cinema, qual preferiria?
a) Salgueiro Maia
b) Freud (para explicar algumas coisas)
c) D. Sebastião (Freud explicaria este...)
- Olhe agora para trás e lembre-se das coisas que já acabaram. De todas estas, qual é aquela que lhe faz mesmo falta?
a) Da prosa traquina do semanário ‘O Independente’
b) Dos revolucionários anos 70 (esses começaram por não ser, depois foram, depois deixaram de ser...)
c) Do Carlos Cruz a apresentar o concurso de televisão ‘1-2-3’
d) Outra hipótese: De ver a ‘Rua Sésamo’ com os meus filhos. E também ‘Os Amigos do Gaspar’. E antes ‘A Árvore dos Patafúrdios’
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.