Um ourives criou uma plataforma na internet para denunciar o roubo de automóveis
A carrinha Mitsubishi Strakar foi roubada à porta de casa - mesmo por baixo da varanda - três meses depois de a ter comprado. Era para fazer todo-o-terreno e já estava preparada com pneus altos que servissem o objetivo. Américo Fernandes, de 36 anos de idade, ourives de profissão, natural de Santo Tirso, no Norte do País, fez aquilo que qualquer pessoa faria: primeiro, pôs as mãos à cabeça, depois informou as autoridades. Aproveitou e foi mais longe: como não tinha página de Facebook, pediu a uma amiga que divulgasse o roubo e várias pessoas res ponderam ao apelo, o que foi uma surpresa.
"Foi aí que se fez luz na minha cabeça. Não havia nenhum sítio específico na internet onde as pessoas pudessem publicar o roubo dos carros e até me parecia uma ferramenta útil." Foi assim que nasceu, há um ano, o site www.autoroubo.com, onde se denuncia o furto de automóveis. A ideia é simples. As pessoas registam-se gratuitamente na plataforma e depois publicam a informação sobre o veículo que lhes foi roubado - ou que está abandonado. "São roubados 68 carros por dia, 24 mil por ano, que são números impressionantes. Graças ao site já foram recuperados trinta", um número que deixa Américo orgulhoso. Neste momento estão mais de 200 à espera de serem encontrados - o registo é apagado do site quando o carro aparece.
O CARRO DO PAI
João Mota, de 26 anos, manobrador de máquinas, anda há semanas à procura da carrinha que o pai usava para trabalhar e que muita falta lhe faz. "Foi roubada no Parque de Estacionamento do Fórum Montijo, um sítio onde já aconteceram vários roubos, e não há meio de a encontrarmos". Todos os dias, João vai ao site criado por Américo Fernandes, na esperança de que alguém tenha publicado uma fotografia do seu carro, abandonado algures no País.
Numa das peregrinações à procura do carro do pai, João bateu os olhos num automóvel que já tinha visto em algum lado. "Depois percebi que tinha visto o carro no site. E mais engraçado: ao lado desse carro estavam os documentos do meu pai, que estavam dentro da carrinha que foi roubada." O automóvel foi entregue à feliz proprietária, já sem grande esperança de o encontrar. "Há quem agradeça, há quem escreva no site ‘viatura recuperada' ou quem simplesmente elimine o registo sem uma palavra quando o carro é encontrado, mas é bom saber que de certa forma o site ajuda a encontrar os carros", explica Américo.
"Eu não luto contra os ladrões dos carros que são desmantelados - porque esses, depois de roubados, desaparecem e transformam-se em peças - mas luto contra os ladrões do abandono. Todos os dias vemos carros abandonados na rua que têm donos que não sonham sequer onde eles estão." A adesão das pessoas ao site "foi gradual". Já foram visualizadas mais de 33 mil páginas no último ano e o site já recebeu três mil visitas. A par do site, Américo Fernandes criou também uma página de Facebook onde qualquer pessoa também pode denunciar uma situação de roubo automóvel.
"No site cada um escreve o que entender: há quem opte por descrever alguma característica do carro, por exemplo uma amolgadela no capô - para ser mais fácil de memorizar a quem o vir - e quem ofereça uma recompensa" a quem localizar o automóvel. "O maior montante oferecido foi de três mil euros, mas já foram oferecidos vários valores. As pessoas querem tanto recuperar os carros que fazem tudo o que for preciso, estão desesperadas. Há também quem escreva ‘bem recompensado' ou ‘recompensa negociável' - que virá a ser definida mais tarde pelo dono e por quem o encontrou de boa saúde." Quanto ao nome do site - autoroubo.com - tem uma explicação: "É um bocado agressivo, quem lê à primeira pensa que pertence a um gatuno que anda a roubar carros, mas isso acaba por resultar e chamar pessoas à página, que é o meu objetivo. Quanto mais pessoas souberem do site, mais carros poderão ser encontrados e devolvidos aos seus proprietários".
Nesta história com um ano, que já teve trinta finais felizes, Américo, o fundador da ideia, não voltou a ver o carro que lhe foi roubado. "O meu carro, que foi o primeiro que publiquei no site, ainda não foi encontrado." Talvez um dia tenha sorte. D
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.