Aforrador teve acesso a dados pessoais alheios

Site AforroNet esteve parado duas semanas devido a uma falha do sistema informático.

14 de setembro de 2024 às 01:30
Imagem DSCF2712.JPG (22420023) (Milenium)
Partilhar

Um aforrador teve acesso aos dados pessoais de outro, através da plataforma AforroNet, serviço da agência de gestão da dívida pública (IGCP) que permite a subscrição e consulta dos certificados de aforro. Por essa razão, o site esteve suspenso por duas semanas, explicou ontem no Parlamento o presidente da agência, Miguel Martín.

“Havia um ‘bug’. Houve um aforrista que teve acesso a dados pessoais de outro. Apesar de ter sido um caso isolado, podia voltar a acontecer”, indicou. Foi esse risco que levou o IGCP a decidir suspender o AforroNet, adiantou.

Pub

“As poupanças das famílias nunca estiveram em causa, a segurança é absoluta, o sistema dispõe de vários mecanismos de segurança, gostaria de aproveitar para dizer muito claramente que a segurança das poupanças nunca esteve em causa”, disse Miguel Martín durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças.

Já relativamente ao tempo que demorou a suspensão do serviço, o presidente do IGCP explicou que a intervenção tardou porque os sistemas são obsoletos e difíceis de manusear. “Estas situações não são facilmente reparáveis”, sublinhou ainda Miguel Martín.

O serviço AforroNet voltou a estar operacional em 6 de setembro, depois de ter sido concluída uma “intervenção para a melhoria da proteção dos dados pessoais” durante aproximadamente duas semanas, explicou então o IGCP. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar