Aterraram 758 aviões por dia nos aeroportos nacionais em maio

Movimento aeroportuário continua a bater máximos históricos mensais.

15 de julho de 2025 às 01:30
Aeroportos em Portugal registam aumento de passageiros e aterragens em maio Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Os aeroportos nacionais registaram, em média, 758 aterragens de aviões comerciais por dia em maio A informação do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta segunda-feira mostra ainda que passaram pelos aeroportos nacionais 6,9 milhões de passageiros, entre embarques, desembarques e em trânsito, o que revela um crescimento de 5,7% face ao mesmo mês de 2024. 

"Desde o início de 2025 que se registaram máximos mensais históricos, com exceção do mês de fevereiro, tendo sido atingidos novos máximos mensais históricos do número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais nos meses de abril e maio", de acordo com o INE. 

Pub

O Reino Unido manteve-se o principal país de origem e de destino dos voos, considerando os primeiros cinco meses de 2025,  tendo registado um crescimento no número de passageiros desembarcados e embarcados face ao mesmo período de 2024, mantendo a França a segunda posição e Espanha a terceira.

Nos desembarques, 83,1% dos passageiros corresponderam a tráfego internacional,  atingindo 2,9 milhões de passageiros, um crescimento de 7%,  na maioria provenientes do continente europeu (69,3% do total).  O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,4% do total de passageiros desembarcados, mais 12,2% face ao período homólogo.

Relativamente aos passageiros embarcados, 82,6% corresponderam a tráfego internacional, num total de de 2,8 milhões de passageiros, mais 6% face ao período homólogo, tendo 70% do total como principal destino aeroportos no continente europeu.

Pub

Ainda segundo o INE, os  valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e, no ano 2024, o domingo foi o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar