Banco de Portugal revê em baixa crescimento da economia em 2026 para 1,8%

Previsão compara com uma estimativa de um crescimento de 2,3% inscrita no boletim económico de dezembro.

25 de março de 2026 às 11:23
Banco de Portugal revê em baixa crescimento da economia em 2026 para 1,8% Foto: Bruno Colaço
Partilhar

O Banco de Portugal (BdP) reviu em baixa o crescimento da economia em 2026 para 1,8%, devido ao impacto da guerra no Médio Oriente, de acordo com o boletim económico divulgado esta quarta-feira.

Esta previsão compara com uma estimativa de um crescimento de 2,3% inscrita no boletim económico de dezembro, valor que corresponde também à projeção do Governo, no Orçamento do Estado para 2026.

Pub

A revisão em baixa da estimativa do BdP é de 0,5 pontos percentuais, o que reflete a "deterioração do contexto internacional, na sequência do conflito no Médio Oriente, que implicou o aumento do preço dos bens energéticos e a expectativa de agravamento das condições de financiamento", segundo explica o banco central.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar