Notícia da TVI tirou 960 milhões ao Banif
Banco Popular acabou por não formalizar proposta.
O Banif perdeu no espaço de uma semana 960 milhões de euros em depósitos e estava sem dinheiro quando as autoridades optaram por intervir. "Imaginem o que seria o banco, sem liquidez, estar de portas abertas", afirmou o governador Carlos Costa para justificar o caso Banif.
Durante a semana de 13 de dezembro - dia em que a TVI avança que o banco se preparava para fechar - a 18, o Banco de Portugal teve de ceder liquidez. E na segunda-feira o banco, com sede no Funchal, iria perder o acesso ao dinheiro do Banco Central Europeu. Cenário que levou a uma venda rápida durante o fim de semana ao Santander por 150 milhões. O governador do Banco de Portugal reiterou esta sexta-feira no Parlamento que Santander e Banco Popular foram convidados a negociar e que apenas o Santander apresentou uma proposta final.
Carlos Costa defendeu ainda que a situação do Banif - que até tinha dado lucros - era de tal modo frágil que era impossível esperar pelo 1 de janeiro de 2016, para fazer a venda sob as novas regras de resolução. Mesmo assim diz que nessa situação o resultado poderia ser ainda pior.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt