CEO da Galp investigado por alegada relação com diretora. Pode perder cargo
Filipe Silva não comunicou à Comissão de Ética e Conduta qualquer relacionamento com quadros da empresa.
O CEO da Galp, Filipe Silva, está a ser investigado por manter em segredo um alegado relacionamento próximo e pessoal com uma diretora de topo da empresa. A Comissão de Ética e Conduta da Galp recebeu uma denúncia anónima e está a analisar se a situação pode configurar um conflito de interesses, uma vez que a mulher envolvida depende hierarquicamente do gestor, avança o jornal ECO.
"Tive conhecimento da denúncia, mas não conheço o teor da mesma e assim que tiver conhecimento dela apenas a discutirei com a Comissão de Ética", disse o responsável.
Filipe Silva confirmou ao jornal que não participou à Comissão de Ética qualquer relacionamento com quadros da Galp, mas garantiu que nenhuma relação pessoal "ameaçou a integridade das decisões da Galp".
O código de conduta da empresa obriga a que as relações sejam comunicadas quando podem estar em causa conflitos de interesse.
Questionado pelo ECO, o presidente da Comissão de Ética e Conduta da Galp, Tito Arantes Fontes, não confirmou nem desmentiu a existência desta denúncia.
Depois de passar 11 anos como administrador financeiro da Galp Energia, Filipe Silva ascendeu ao cargo de CEO da Galp em 2023. O seu mandato termina a 31 de dezembro de 2026. No entanto, os resultados desta investigação poderão, segundo o ECO, ditar a sua demissão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt