CMVM lança comparador que ajuda a escolher PPR
Comissão de Mercado de Valores Mobiliários lança ferramenta que tem 77 planos sob a forma de fundos de investimento.
A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) lançou esta segunda-feira um novo comparador de Planos Poupança Reforma (PPR), que arranca com informações sobre 77 planos sob a forma de fundos de investimento. Esta ferramenta poderá ser útil para quem ainda vai subscrever PPR para assegurar benefícios fiscais no IRS a entregar no próximo ano, até ao máximo de 400 euros.
O comparador está disponível no Portal do Investidor e dá informações sobre o nível de risco, o retorno e as despesas de 77 PPR sob a forma de fundos de investimento, ou seja, que não garantem o capital investido.
Os interessados poderão fazer pesquisa por sociedade gestora, tipo de fundo e classe de risco (entre 3 e 6), a maioria dos quais concentrado no nível 4. O retorno pode ser avaliado até ao prazo de 10 anos. A comparação permitirá uma escolha dos investidores mais informada e transparente. Para cada PPR sob a forma de fundo de investimento, está ainda disponível o documento de Informações Fundamentais destinadas aos Investidores (IFI).
A ASF disponibilizou em maio último o primeiro comparador destes planos de poupança para a reforma, que inclui soluções com menos riscos e também com capital garantido, ou seja, produtos mais seguros mas tipicamente com menos retorno.
Recorde-se que os interessados em investir nestes instrumentos financeiros com vista a ter benefícios fiscais no IRS relativo a este ano, terá apenas até ao final do ano para o fazer. A dedução no imposto - até ao limite de 400 euros - depende do valor investido e da idade do aforrador.
CMVM lança comparador que ajuda a escolher PPR
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt